sábado, setembro 30, 2006

[Acadêmico] Agora é Oficial: Bahia ganha doutorado em Ciência da Computação

Já havia noticiado antes, mas como agora é oficial, vale o lembrete.

O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Bahia – TIC - ganhou na última sexta-feira, dia 22 de setembro, o primeiro curso de doutorado em Ciência da Computação. O curso, uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia – UFBA, a Universidade Salvador – Unifacs – e Universidade Estadual de Feira de Santana, vai reforçar o setor de TIC
em ascensão no estado, carente ainda de uma massa crítica.

Para o primeiro ano, serão oferecidas dez vagas. 40% serão para a UFBA, 40% para a UNIFACS e 20% à UEFS. As linhas de pesquisa também já foram definidas através de workshops, que tiveram a participação da base acadêmica das universidades. São elas: Sistemas Distribuídos em Rede de Computadores e Engenharia de Software e Sistemas. A primeira linha diz respeito a programas de computadores que funcionam espalhados em várias máquinas para realizar algum tipo de atividade, tendo a rede como infra-estrutura. Já a Engenharia de Software e Sistemas é a técnica de
construção de software e sistemas em geral.

As inscrições para processo de seleção ao doutorado acontecerão entre os dias 16 de outubro e 1o de dezembro. A previsão é que a lista de aprovados seja divulgada no dia 21 de dezembro, e o início das aulas ocorra em março de 2007.

Fonte: IBahia

[Mercado] Debate: O caminho do software é a exportação?

Importante debate em Salvador - BA.

O SOFTEX, SEBRAE, SECTI e ASSESPRO promovem o debate "O caminho do software é a exportação?" Neste evento haverão duas palestras com um debate ao final, defendendo duas opiniões:

NÃO
Nesta palestra, o Dr. José Eduardo Roselino, pesquisador da UNICAMP, apresentará um panorama da indústria brasileira de software que permite discutir a adequação dos objetivos traçados para a política industrial (PITCE). A abordagem desenvolvida identifica a expressiva presença das empresas de capital nacional em todos os segmentos considerados, ainda que exibindo grandes assimetrias com relação às empresas de capital estrangeiro.

A tese de doutorado do Dr. Roselino, que deu origem a esta palestra, está disponível aqui.

SIM
Nesta palestra, O Sr. Divaldo Oliveira, diretor de desenvolvimento de negócios da Altis e com passagens na Telefônica, Brasil Telecom, Odebrecht Oil & Gas, apresentará a palestra "Brasil: Uma base de exportação para serviços de TI" abordando o cenário mundial, o cenário Brasil e a competitividade sistêmica envolvida.

O evento será gratuito e ocorrerá no dia 11 de outubro, Mezanino do Edifício Suarez Trade, Av. Tancredo Neves, às 14:30 horas.

Maiores informações, Isabela Casales tel (71) 3247.6650 ou isabelac@ufba.br.

sexta-feira, setembro 29, 2006

[Evento] Melhores Práticas e Padrões Internacionais para Gerenciamento de Serviços de TI


Clique na figura para aumentar!

Importante palestra em Salvador sobre Melhores Práticas e Padrões Internacionais para Gerenciamento de Serviços de TI.

Será realizada no dia 11 de outubro das 14:00 às 18:00 horas contando com coquetel descontraído de queijos e vinhos até às 20 horas.

O local do evento será no Catussaba Hotel e maiores informações podem ser conseguidas através de contato com pcampos@itpartners.com.br ou luana.amaral@bsi-global.com no telefone 71-3235-8850.

[P&D] Dica de PodCasts

Recebi esta dica do Luís Porciúncula e achei realmente 10.

Os podcasts (gravações de notícias disponíveis em MP3 ) estão virando uma febre na internet. Neste caso, a dica é de um site de discursos proferidos em eventos variados e que conta com a participação de algumas personalidades na área de TI mundial, como Steve Wozniak, Tim O'Reilly e outros.

O site é http://www.itconversations.com.

Seria uma excelente idéia e oportunidade de site, se alguém na Bahia ou Brasil fizesse algo semelhante. Basta apenas uma simples gravação de palestras e conversão para MP3 em estúdio simples - até em casa. Vamos aproveitar a idéia.

[Cursos] Curso de Segurança Gratuito - Microsoft & Módulo Security

Atencão estudantes e profissionais de TI. Aproveitem !!!!

Esta dica é realmente muito boa e foi enviada por Matuzalém Leal.

Acessei o site, me inscrevi e comprovei a qualidade do material. Muito bom mesmo!

Trata-se da Academia Latino Americana de Segurança da Informação - Um curso online - gratuito - Desenvolvido pela Microsoft e Módulo Security - com direito à certificado.

Sabemos que existe uma escassez de treinamentos online relacionados à área de TI e que sejam de boa qualidade e ainda por cima gratuitos. Estamos querendo demais? Pois a Microsoft (está fornecendo a infra-estrutura e profissionais para a realização da academia) em parceria com a brasileira Módulo Security (empresa de segurança da informação reconhecida mundialmente), desenvolveram um programa educacional chamado Academia Latino Americana de Segurança da Informação.

O curso visa, de forma gratuita, formar e capacitar profissionais da área de TI garantindo que ao final do treinamento a pessoa estará apta a implementar, desenvolver ou criar estratégias de segurança, seja no ambiente doméstico ou corporativo. Vale citar que os participantes da Academia devem possuir conhecimentos básicos em segurança e ter acesso a Internet para que a participação seja possível e satisfatória. Além disso ter tempo suficiente para dedicar-se aos estudos.

Para acessar: http://www.technetbrasil.com.br/academia/

[Mercado] Catálogo de Empresas de TI no Blog

Tomei a iniciativa de colocar em um dos quadros do blog, ao final, no lado esquerdo, uma relação de empresas de TI baianas e nacionais que atuam em nosso Estado.

Se por ventura esqueci de alguém, por gentileza, enviem o nome da empresa e URL para mim.

Espero que esta iniciativa torne conhecida as empresas que, por algum motivo, são desconhecidas para algum profissional de nossa terra.

[Evento] Soluções de TI para o Setor Industrial da Bahia

Já havia publicado esta nota há alguns dias atrás. Entretanto, devido à sua importância e proximidade do evento, acredito que mereça a devida atenção, uma vez que os temas tratados são bastantes importantes e atuais.

Trata-se, segundo a empresa que a promove, a INFORUM, de apresentações e debates sobre os temas de tecnologia da informação, de maior interesse dos executivos do setor industrial da Bahia, através de painéis e com a participação das mais expressivas empresas fornecedoras de soluções para esta área.

Na edição 2006 (quarta da série) serão tratados os temas escolhidos pelos CIOs do Complexo Automotivo de Camaçari.

Os dias do evento são 02 e 03 de outubro, no auditório da FORD - Complexo Automotivo de Camaçari, e terá a seguinte programação:

Dia 02/10
Manhã: Gerenciamento de Projetos - ITIL
Tarde: Segurança & Governança de TI

Dia 03/10 - das 08hs30 às 12hs30
Automação Industrial - Novas Ferramentas Tecnológicas”,
CO-PATROCINADORA: MICROSIGA

Constam da programação, as palestras:

Principais Tecnologias em evidências em 2006/2007 - Virtualizacao de servidores. Grid Computing. SOA (Services Oriented Architecture). EIM (Enterprise Information Management). Open Source. Moving from search to navigation. Web Aspects (Tendencias de aplicacoes Web). Mashups. RFID. Pervasive Computing Coleta inteligente de dados.
Wilson Godoy (Vice Presidente do Grupo TOTVS)

A Microsiga e suas Ferramentas de Gestão
Ricardo Galvão e Paulo Damaceno
O Caso de sucesso da Saargummi
Francisco Santos (Diretor de TI Saargummi)

Para se inscrever, clique aqui.

[Mercado] LANDesk amplia rede no Norte e Nordeste

Li esta nota no site da Reseller. Novos investimentos para a Bahia e Nordeste.

A LANDesk Software, fornecedora de soluções integradas para gerenciamento de desktops, recruta parceiros de vendas em todo o território nacional, com destaque para as regiões Nordeste e Norte. Com um base atual de 15 canais, a companhia planeja expandir a rede, inicialmente, para as capitais dos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará e Amazonas. Como meta, a empresa quer formar um time de 25 parceiros, até o final de 2007, sendo mais de 30% deles presentes no Norte e Nordeste do país.

Para torna-se um canal LANDesk, a empresa deve entrar em contato pelo e-mail carine.garlipp@landesk.com ou pelo telefone (11) 5105-5800.

[Mercado] EUA terceirizam cada vez mais aulas particulares pela Web

Resolvi publicar esta notícia da agência Reuters porque enxerguei uma oportunidade de negócio para empreendedores de TI de nossa região. É uma idéia original que não sabia que existia. Quem sabe é um nicho de mercado no Brasil.

Atenção especial aos cursos à distância - com o ingresso das instituições de nível superior, acredito que virá uma nova onda.

Professores particulares são um luxo que muitas famílias norte-americanas não têm condições de bancar devido aos preços entre 25 e 100 dólares por hora. Mas Denise Robinson, uma mãe da Califórnia, encontrou um professor online que cobra 2,50 dólares por hora. Detalhe: ele está na Índia.

Taylor, 13, filha de Robinson, é uma das 1,1 mil crianças norte-americanas matriculadas na TutorVista, uma empresa de Bangalore que começou a atuar nos Estados Unidos em novembro e conta com uma equipe de 150 "professores particulares eletrônicos", quase todos radicados na Índia. O serviço tem uma taxa mensal de 100 dólares oferece acesso ilimitado aos professores.

Taylor faz duas horas diárias de aula de matemática e inglês, cinco dias por semana, a um custo médio de 2,50 dólares por hora, ante os 40 dólares cobrados pelos serviços online norte-americanos de aulas particulares --como o
Tutor.com, líder de mercado--, ou o preço habitual de 100 dólares por hora em caso de aulas particulares com um professor presente.

A tendência da terceirização alimentou um boom em serviços asiáticos de atendimento telefônico a consumidores, cujos funcionários bem-educados e de salários modestos atendem telefones 24 horas por dia para servir aos clientes de bancos e outras empresas norte-americanas. Agora, o setor começa a atuar no segmento que ocupa posição central na cultura norte-americana: a educação.

quinta-feira, setembro 28, 2006

[Acadêmico] Teleconferência SBES-SBBD (inscrição até 01/10/2006)

Excelente notícia para quem não pode viajar até Florianópolis. Parabéns à UNEB pela iniciativa.

O Simpósio Brasileiro de Banco de Dados – SBBD e o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software – SBES terá parte de sua programação transmitida através de teleconferência e a UNEB (campus I - Salvador) é uma das instituições receptoras.

Somente serão disponibilizadas 30 vagas, que é a capacidade da sala de videoconferência da UNEB, para ter acesso será necessária a inscrição no evento e somente uma parte específica da programação será retransmitida, conforme informações em http://www.inf.ufsc.br/sbes2006/index.html, que é a página do evento.

As inscrições já podem ser feitas através do endereço acima. A prioridade de inscrição foi dada inicialmente aos professores, alunos e funcionários da UNEB, mas agora estão abertas inscrições da comunidade externa, pela ordem das solicitações, respeitado o limite máximo da sala.

[P&D] Jovens Baianos estão Classificados em Robótica nos EUA

Recebi esta dica de um colaborador do blog, o Luciano Pinna. Já havia lido a reportagem no jornal A Tarde e achei sensacional. É muito bom saber que iniciativas científicas como estas estão presentes em escolas de segundo grau de nosso Estado. Particularmente, como ex-estudante da antiga Escola Técnica Federal da Bahia, hoje CEFET, confesso que o curso de eletrônica teve influência total na minha profissão atual - fortificando a base científica que tenho hoje.

Creio que a curiosidade científica deve começar cedo a fim de aumentar a quantidade de alunos em cursos de exatas. Parabéns ao professor Fábio Ferreira e seus alunos. É um exemplo a ser seguido.

Abaixo, a reportagem resumida publicada no Jornal A Tarde e um vídeo de um dos robôs vencedores no concurso.

Oito jovens baianos com idades entre 11 e 15 anos foram classificados para participar da RoboCupJunior Internacional 2007 em Atlanta, nos Estados Unidos. Eles foram os vencedores da primeira edição da Jornada de Robótica Inteligente, realizada em julho, na cidade de Campo Grande/MS. Os estudantes cursam o ensino médio e fundamental no Colégio Anchieta (Pituba) e no Externato Mater et Magistra (Itapuã) e fazem parte do Clube de Investigação Científica Robotics. O clube é coordenado pelo professor de Robótica Fábio Ferreira, que acompanhou os alunos na competição.

As suas equipes, compostas por quatro alunos cada apresentaram dois projetos vencedores nas categorias Dança e Resgate. Na categoria Dança, "a baianinha" ou a "baiana cibernética" - um robô que dança samba de roda, fazendo homenagem 'a cantora Carmem Miranda e ao compositor Dorival Caymmi - foi o vencedor. Além do professor, os estudantes Danilo Andrade Peixoto Rêgo, 15 anos, estudante do 1º série do EM do Anchieta e Caio Luis Gomes Vieira, 14 anos estudante da 8º ´serie do EF na Mater foram os representantes da equipe que trabalhou durante três meses na construção do robô. Os vencedores na categoria Resgate foram representados por José Messias Pereira dos Santos Júnior, 15 anos, aluno do 1º série do ensino médio (Anchieta). Nesta categoria os alunos apresentaram Mouse, o ratinho: Um robô de reconhecimento e resgate.


[P&D] Um Pouco de História...


Resolvi quebrar um pouco o gelo com esta pequena nota sobre as sensacionais máquinas que fizeram presença na história tecnológica de nosso país.

Recebi há algumas semanas atrás um site bastante interessante sobre 25 anúncios de informática dos anos 80 e que, confesso, despertaram uma saudade muito grande daqueles tempos em que pouca memória e recursos tornavam-se verdadeiros milagres da programação. Para citar um exemplo, mirem-se nos incríveis jogos da ATARI com seus 2,3,4,8,16... K (!) de memória.

Tem gente até que nem sabe que existiu uma reserva de mercado no Brasil para o comércio de hardware e software. Ou até mesmo que o primeiro curso de informática do Brasil nasceu aqui na Bahia, na UFBA, em 1968. É hora de resgatar este pionerismo.

Pois é, águas passadas e que merecem ser relembradas.

Pensando nisto, comentando novamente sobre computadores, conservo um mini-museu particular na sala em que trabalho. Tenho algumas preciosidades, como um micro TK 2000II, um TK 82C (raridade) e outros equipamentos incríveis. É meu desejo expandir esta coleção e aceito doações dos amigos.

Para entreter os estudantes e fazê-los refletir sobre o avanço da tecnologia, uso meu mini-museu em aulas e eventos da instituição que pertenço.

Talvez, quem sabe, em um futuro próximo, possamos migrar este mini-museu para um local permanente ou itinerante, mostrando um pouco da história tecnológica de nosso país.

[Mercado] Concurso Internacional de Planos de Negócio em Tecnologia

A Comissão para a Juventude da Organização dos Estados Americanos (OEA), representada no Brasil pelo escritório do Young Américas Business Trust (YABT Brasil) - uma organização não-governamental, sem fins lucrativos - está realizando, juntamente com organizações como o ICDF Taiwan, a AIESEC, BID Juventude e a Microsoft, o TIC Américas (Tallent Innovation Competition - Américas), uma competição internacional de Planos de Negócio, nas áreas de Tecnologia, Turismo, Comércio e Agronegócios, voltada para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras de jovens entre 18 e 35 anos.

A fim de divulgar este e outros projetos do YABT Brasil, estará sendo realiza um ciclo de palestras nas principais Faculdades de Universidades de Salvador.

Haverá uma palestra nas Faculdades Jorge Amado no dia 04 de outubro (quarta-feira), das 19 às 21h, Auditório Prédio II – Nível 2.

A palestra contará com alguns nomes de peso, como:

- Leonardo Gomes, Vice-Presidente do YABT Brasil
- Daniel Messeder, Vice-Presidente do YABT Brasil
- Jackson Moraes, coordenador nacional do Projeto TIC Américas.

Interessante e importante conferir!

[P&D] Parceria entre FAPESB e Finep amplia apoio a eventos científicos

Notícia boa coletada do site da FAPESB.

No próximo mês de outubro, serão realizados 24 eventos de cunho científico na Bahia com o apoio da Secti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia), por meio da Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia). Essa quantidade ultrapassa o dobro da média registrada até setembro deste ano, que é de 10 eventos apoiados. A significativa ampliação no número de apoios concedidos deve-se ao convênio firmado com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que incrementou os recursos para esta linha de apoio em, aproximadamente, R$ 170 mil.

É importante prestarmos atenção às ações dos órgãos fomentadores de pesquisa em nosso estado. Há um bom incentivo para quem trabalha com Tecnologia em nossa região, como o Prêmio FAPESB/SECTI que é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia e tem como objetivo premiar pesquisadores, personalidades, estudantes, jornalistas e instituições, incluindo empresas, que tenham desenvolvido importantes ações em Ciência, Tecnologia e/ou Inovação no Estado da Bahia.

Os melhores serão premiados em dezembro.

Prestigiem! Acessem o site e façam suas indicações.

quarta-feira, setembro 27, 2006

[P&D] Blog TI na Bahia é notícia do Jornal A TARDE

Confira hoje no caderno DIGITAL do Jornal A TARDE uma nota sobre o Blog TI na Bahia. Foi veiculada uma notícia na seção ONLINE da jornalista Ilza Fontes.

Parabéns a todos e aproveitem o espaço para divulgar notícias. Todos são extremamente benvindos.

[P&D] Joomla e Pentaho

Acredito que hoje acordei inspirado em divulgar boas iniciativas de software livre. Idéias originais que podem promover serviços de qualidade às pequenas empresas (e por que não as grandes também?) de TI em nossa região.

Uma destas idéias originais é o JOOMLA (antigo MAMBO), que segundo um dos sites brasileiros que o mantém, ajuda a resolver um problema muito comum, que é o custo de se criar e manter um web site ou web portal razoavelmente complexo, repleto de recursos e conteúdo e que tem que ser mantido por várias pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico. A forma tradicional de se produzir um website ou web portal é a de se utilizar uma equipe de designers e programadores para construir o site e publicar o conteúdo. Os autores e editores de conteúdo ficam na dependência do pessoal técnico para conseguir publicar seu material no dia a dia. Acrescentar novos recursos envolve bastante tempo e dinheiro. O Joomla e outros CMS foram criados para ajudar a aliviar este problema.

Achei interessante divulgar este software por conta de uma conversa que tive hoje com um aluno do curso tecnológico que coordeno na FJA e que precisava desenvolver um site rapidamente para um cliente.

Só para ter idéia da qualidade do software, o MEC o usa e a PORSCHE do Brasil também. O Joomla foi escolhido pela ONU como o melhor software gestão de conteúdo livre para divulgar suas iniciativas no web, vencendo inclusive uma ferramenta semelhante da Microsoft.

Conheçam! Vocês irão gostar.

Outro software interessante e que merece divulgação é o PENTAHO. Este software é uma completa suíte de BI (Business Intelligence) que fornece serviços em escala corporativa para relatórios, análise de dados, dashboard, mineração de dados e workflow. Totalmente livre, o Pentaho foi escolhido o número 1 na área de BI e é apoiado pela IBM.

[P&D] XMLNUKE


O que será que o Hospital Aliança, O Software Pantheon e o site Já Cotei têm em comum ?

Uma idéia genuinamente baiana desenvolvida pelo Prof. João Gilberto Magalhães: O XMLNUKE.

XMLNuke é um framework de desenvolvimento de aplicações WEB totalmente baseado em XML. O programador encontra no próprio mecanismo diversas classes e estruturas que o auxiliam a programar em XML e XSLT, acessar banco de dados, definir mecanismo de segurança de acesso, cache de páginas dentre outras funções. O XMLNuke também implementa uma estrutura para armazenamento e recuperação de dados que não requer banco de dados para o sistema funcione.

O melhor da coisa é que o produto é totalmente gratuito e realmente funciona. EStá disponível em plataforma PHP, JAVA e .NET.

Assim como o site GOSHME (ver nota a seguir) e a empresa VIA-MOBILE, estes produtos são excelentes idéias desenvolvidas em nosso estado.



Conheça alguns sites que utilizam o framework XMLNuke

[Evento] Oportunidade para conhecer o GOSHME



Lembram-se do site GOSHME? Pois bem, noticiei esta incrível iniciativa de jovens baianos aqui mesmo no blog há algum tempo.

Os criadores do GOSHME irão proferir uma palestra hoje (27/09/2006) às 18 horas nas Faculdades Jorge Amado - Auditório do Prédio 2 - Nível 2.

A palestra terá duração de 1 (uma) hora e a entrada é franca.

terça-feira, setembro 26, 2006

[Mercado] Lula assina hoje regulamentação da Lei da Informática

Importante notícia retirada do site do jornal A Tarde.

É importante estarmos antenados com os incentivos fiscais para as empresas que investem em P&D no país. Atualmente, segundo o site TI INSIDE, cerca de 300 empresas são beneficiadas pela legislação, que investiram no período de 1993 a 2003 R$ 4,7 bilhões, o que significa um total de cerca de R$ 500 milhões de investimento por ano nas atividades do setor.

Pois é... E viva as eleições....

--------------------------------------------------------

Vinte e um meses depois da sanção da nova Lei de Informática, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina amanhã (26), em solenidade no Palácio do Planalto, decreto que regulamenta a nova legislação. A medida é aguardada com ansiedade pela indústria de tecnologia instalada no País.

A lei, sancionada em dezembro de 2004, prorrogou até 2019 os incentivos fiscais para o setor de informática. Permitiu ainda o parcelamento em até 48 vezes das dívidas tributárias contraídas pelas empresas até 2003 por não terem investido em programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D), mesmo tendo obtido incentivos fiscais para fazer esses investimentos. O parcelamento das dívidas era um dos pontos mais polêmicos da regulamentação. A Receita Federal defendia o ressarcimento em dinheiro vivo, enquanto o Ministério da Ciência e Tecnologia queria que as empresas reinvestissem o valor em P&D. A estimativa é de que a dívida chegue a R$ 600 milhões.

A Lei de Informática cria o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor de Tecnologia da Informação, para o qual serão destinados os recursos não investidos em pesquisa e desenvolvimento até 2003. Pela lei, as empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática e automação que investirem em atividades de P&D em tecnologia da informação no País receberão incentivos fiscais. A legislação traz também benefícios para o setor e para a Zona Franca de Manaus. Em contrapartida, a lei exige fabricação local e investimentos em pesquisa.

[Cursos] Curso de ITIL em Salvador

Esta mensagem chegou pra mim via email.

Vai acontecer em Salvador, nos dias 06, 07 e 08 de novembro, um curso sobre ITIL promovido pela empresa Ideia Digital. Segundo o material que recebi, o ITIL foi primeiramente desenvolvida no Reino Unido, com o envolvimento de inúmeras organizações industriais e governamentais. Sua popularidade como uma força orientadora por detrás do efetivo gerenciamento de TI, é resultado do estabelecimento de um programa de certificação.

O primeiro nível de certificação é conhecido como ITIL Foundation Certification (Certificação em Fundamentos ITIL), cujo propósito é garantir ao profissional uma sólida compreensão da ITIL e a aquisição de alguma experiência de campo na implementação de uma ou mais das melhores práticas da ITIL. Este curso, combinado com experiência adicional, contribui com a capacidade do estudante em conseguir a Certificação em Fundamentos (ITIL Foundation Certification).

Este curso inclui uma simulação, chamada Control IT, onde os participantes têm a oportunidade de vivenciar os desafios enfrentados pela área de serviços em TI e a aplicação das melhores práticas ITIL de uma forma dinâmica e interativa.

Maiores informações com Juliana Santos, no telefone (71) 2106-9104

[Evento] Seminário Tecnologia e Desenvolvimento

Confira na UFBA.

A programação completa você encontra na AGENDA do Google. Localize a entrada no lado esquerdo e clique para ver a programação.

--------------

A UFBA realiza nos dias 26, 27 e 28 de setembro o Seminário Tecnologia e Desenvolvimento. O evento pretende debater a presença das novas tecnologias na vida diária das pessoas e suas influências nos mais diversos ambientes profissionais. O Seminário Tecnologia e Desenvolvimento também apresenta a Universidade Federal da Bahia como pólo de produção, utilização, difusão e reflexão acerca das novas tecnologias. Serão mesas, painéis, além de workshop e intervenções artísticas. A participação é aberta ao público, e serão concedidos certificados de atividade extra-curricular para os participantes.

A influência da tecnologia na atualidade demonstra a necessidade de se dedicar ao desenvolvimento científico e tecnológico para se avançar economicamente e assim promover melhorias na vida da população. Esse investimento se torna mais urgente para alavancar as economias no nordeste e, principalmente, no estado da Bahia.

Temas como Tecnologia e Novas Educações; Tecnologia, Arte e Cultura e os Desafios da Engenharia Clínica e Elétrica na Assistência à Saúde discutem como as novas tecnologias mudaram o atendimento médico e as relações de trabalho nos hospitais, as novas propostas artísticas e ainda o que muda ou acrescenta às salas de aula.

segunda-feira, setembro 25, 2006

[P&D] Dica de Blog sobre Tecnologia

Ao cadastrar meu blog no site BlogBlogs (um verdadeiro catálogo de blogs na internet brasileira), descobri um site muito interessante sobre curiosidade e tecnologia.

O TechBlog é um blog sobre tecnologia e Web 2.0. Segundo o site, você acha as melhores e mais recentes notícias do mundo tecnológico!

Eu conferi e realmente vale a pena.

[Mercado] A máquina que te dá emprego completa 25 anos.


Esta noticia eu retirei do IDGNOW, mas está sendo comentada aos quatro cantos do mundo até o presente momento. Inclusive, dei uma entrevista à um telejornal da TVE sobre o assunto.

Pois é, o computador pessoal, o IBM PC, o tataravô deste que você agora está trabalhando, deste que te dá emprego e dinheiro, completou 25 anos de existência.

Uma história curiosa, cercada de erros estratégicos de muitas empresas, como a Apple, que tentaram, porém não vingaram em criar um computador realmente popular. Para quem quiser entender melhor esta história, recomendo assistir o filme Piratas do Silicon Valley.

Bem, segue a reportagem da IDG NOW.
---------------------------------------------

Quando, no dia 12 de agosto de 1981, Don Estridge, diretor do laboratório da IBM, anunciou em uma entrevista coletiva em Nova York o lançamento do PC, ninguém em sua empresa imaginava que aquele equipamento, que levava o nome de 5150 (foto), seria o marco para o nascimento de uma poderosa indústria.

A previsão da empresa era comercializar cerca de 250 mil máquinas até 1986. Antes do final desse prazo, mais de um milhão de computadores pessoais já tinham sido vendidos. Nos últimos 25 anos, cerca de 1,6 bilhão de PCs foram comercializados, com 870 milhões atualmente em uso, e receita anual do setor estimada em US$ 200 bilhões, de acordo com a consultoria Gartner.

O IBM 5150 não foi o primeiro computador pessoal da IBM. Na década de 1970, a companhia desenvolveu outros protótipos, mas nenhum que motivasse a empresa a apostar no lançamento em larga escala – havia grande resistência interna em aceitar que esse tipo de equipamento fosse viável comercialmente.

O que levou o IBM PC a se tornar o padrão de computador pessoal? Em primeiro lugar o fato de a empresa ter disponibilizado suas especificações, o que permitiu o surgimento em pouco tempo de máquinas compatíveis, ao contrário do que aconteceu com os computadores proprietários da Apple.

[Mercado] Blog de Classificados

Uma iniciativa interessante de um ex-aluno meu da UNIME e que visa promover um verdadeiro classificados de gadgets, eletrodomésticos e eletro-eletrônicos com pessoas da capital e, quem sabe, do interior da Bahia também. O site chama-se Classificados de Informática e EletroEletrônicos e vale a pena conferir.

Achei muito legal um aparelhinho que permite um rádio de carro tocar músicas de MP3 a partir de um pen-drive e ondas de rádio. Muito dez esta invenção.

Gostei da idéia do blog e torço para que o mesmo evolua para um "Mercado-Livre Bahia".

O site já se encontra em minha lista de links no lado direito.

domingo, setembro 24, 2006

[Acadêmico] Cursos de Nível Superior à Distância

Parece uma idéia nova, mas não é. Para quem viveu um pouco a década de 80, deve se lembrar certamente dos cursos à distância promovidos pelo INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO e INSTITUTO MONITOR e que qualificaram milhares de profissionais. Eu, pessoalmente, tive um pouco de contato com o material do curso de eletrônica e atesto que era muito bom.

Pois bem, com o advento da internet as distâncias encurtaram-se e muito. Assim, esta "nova idéia" se refletiu também nas insituições acadêmicas. Fiz um apanhado de sites que tratam do assunto e descobri coisas bastante legais, como por exemplo o site da Associação Brasileira de Educação a Distância, um site que cataloga os cursos à distância no Brasil, outro que trata do assunto e-learning e o link para o site do MEC que informa as instituições aprovadas para este tipo de modalidade de ensino..

Aqui na Bahia já existem algumas instituições credenciadas e muitas encontram-se em fase de credenciamento, basta conferir o site do MEC.

Excelente opção para quem deseja um certificado de nível superior, mas tem tempo problemas de agenda ou necessita de deslocamento maior para sua realização. É importante afirmar que, ao contrário do que se pensa, o ensino à distância exige maior responsabilidade no aprendizado e maior auto-organização do aluno. Finalmente, o diploma de ensino superior de um curso feito a distância tem o mesmo valor que o diploma de um curso presencial, e não especifica a modalidade.

[Mercado] Laptop de US$ 100 pode ser produzido no Brasil

Notícia interessante retirada do site do Estadão.

É importante salientar que a USP, de acordo com a reportagem, está analisando o hardware do laptop e descobriu características bastante curiosas, como o baixo consumo de energia e introdução de tecnologia MESH para redes sem fio.

Para a Bahia, uma boa opção, acaso aprovado o projeto e compra de 1 milhão de máquinas.

------------------------------

Segundo David Cavallo, diretor para as Américas Central e do Sul da associação sem fio lucrativo One Laptop Per Child (OLPC), o laptop de US$ 100 pode ser feito no País.

Contando com a ajuda do governo brasileiro, Cavallo diz que, se tudo der certo, o Brasil deve comprar, inicialmente, 1 milhão de máquinas, para depois serem distribuídas a estudantes da rede de escola pública.

A associação Um Laptop por Criança já vem trabalhando no projeto há mais de um ano. Idealizado por Nicholas Negroponte, o computador de US$ 100 é a proposta do fim da exclusão digital através de um computador portátil de baixo custo, voltado à educação em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

Os primeiros protótipos do modelo foram produzidos empresa Quanta Computer, em Taiwan. Os desenvolvedores, porém, não conseguiram atingir a meta de fabricar o modelo com o preço inicial. Na verdade, o laptop de US$ 100 dólares custa US$ 135.

O Estadão acompanhou em julho alguns testes realizados na USP nas placas-mãe que serão usadas no projeto.

sábado, setembro 23, 2006

[Mercado] Mercado de TI na Paraíba atrai atenção de profissionais e empresas

Achei interessante publicar esta notícia do site iparaiba, já que o Estado da Paraíba é perto e pode ser uma oportunidade interessante para os empreendedores na Bahia.

Em um mercado em ascensão, o segmento de Tecnologia da Informação (TI) na Paraíba conquista espaço na criação de produtos de qualidade e geração de novos postos de trabalhos. Em João Pessoa, 60% das empresas do setor foram abertas nos últimos seis anos. No mesmo período, Campina Grande registra índice maior, com o percentual de 80% de empresas jovens. Além de gerar empregos, o mercado é formado em sua maioria por pessoas com menos de 30 anos e recém formados nas universidades do estado.

Nessa perspectiva, mais de 600 empresários e estudantes participam até hoje, 22, do I Meeting de TI - Os Gigantes em João Pessoa, com a presença de empresas multinacionais do setor, como a Microsoft e IBM, participando de uma rodada de negócios com empresas locais. O evento, realizado pelo projeto Farol Digital, tocado pelo Sebrae, Unipê, Paqtc e instituições parceiras, será concluído com palestras ministradas por representantes das "gigantes" do setor.

De janeiro a agosto deste ano, mais de R$ 1,1 milhão foram exportados em softwares e sistemas de informação por empresas da Paraíba para mais de 25 países. “Estão reunidas aqui empresas de João Pessoa, Campina Grande e Patos, que têm no evento a oportunidade de encontrar informações das inovações do setor, fechar negócios e ampliar a área de atuação”, disse Ivani Costa, gestora do projeto Farol Digital.

sexta-feira, setembro 22, 2006

[P&D] Unime disponibiliza RSS do TI na Bahia

Já está disponível para os alunos do curso de Sistemas de Informação da UNIME as últimas notícias do blog TI na Bahia no serviço de apoio às disciplinas via software moodle.

Para conferir, clique aqui.

Excelente iniciativa! Espero que outras instituições copiem a idéia.

O endereço RSS do blog TI na Bahia é http://tinabahia.blogspot.com/atom.xml.

[P&D] Lançamento do CERTAA



Notícia excelente enviada por André Rezende.

As palavras abaixo foram escritas por Paulo A. Meyer M. Nascimento - Coordenador de Tecnologia para o Social - SECTI.

Com grande satisfação, informamos que o centro tecnológico para desenvolvimento da pessoa com deficiência, projeto em implantação na SECTI, tem avançado e as obras de reforma do imóvel onde funcionará devem começar ainda este ano. Acabamos de finalizar, junto à SUCAB e a Globo Engenharia, o projeto de reforma do imóvel, que contou com a colaboração da Vida Brasil, através de assessoramento de seus arquitetos, Heron Cordeiro e Islândia Costa, que muito contribuíram ao longo dos últimos meses debatendo com os arquitetos e engenheiros envolvidos no projeto os pormenores de acessibilidade do futuro Centro.

Também foi essencial a discussão com a base científica baiana (pesquisadores da UFBA, UNEB, Rui Barbosa, UNIME, FSBA, Visconde de Cairu, Jorge Amado, dentre outras instituições), com as entidades de e para pessoas com deficiência (ABADEF, ABC, APADA, APAE, CVI, Vida Brasil, FDC, APALBA, COCAS, dentre outras), com órgãos públicos (SECTI, FAPESB, SESAB, SECOMP, SETRAS, SEC, MCT, SEDES), outras instituições que desenvolvem ações focadas na pessoa com deficiência (OSID, IBR) e tantas pessoas que trabalham ou se interessam pelo tema de tecnologias assistivas e acessibilidade, que, em diversas oportunidades, debateram conosco a proposta desse Centro, que começa agora a ter seu espaço físico definido. Serão 830 m2 de área no fim de linha da Ribeira, onde haverá oficina, laboratórios, salas de aula, auditório e toda uma estrutura técnica e administrativa para desenvolver projetos de tecnologias assistivas e soluções em acessibilidade.

[Mercado] Supersimples deve gerar novas empresas de software e mais empregos

Noticia retirada do site TIINSIDE.

Achei super importante esta notícia. É interessante perceber a quantidade de profissionais atuando no mercado baiano em moldes de pequenas e médias empresas. Na instituição em que trabalho verifiquei que muitos estudantes dos cursos tecnológicos (nível superior em curta duração) eram micro-empresários que buscavam na academia uma melhoria de seus serviços de TI.

Sinceramente, fiquei muito feliz em saber disto, pois a troca de experiências é muito rica e todos têm a ganhar. A academia também é um local excelente para incremento de networking (relacionamentos de negócio) e abertura de novas oportunidades de negócio.

----------------------

Após dez anos pleiteando a inclusão de suas empresas no Simples para simplificação das regras de funcionamento das micro e pequenas empresas, a Fenainfo (Federação Nacional das Empresas de Serviços Técnicos de Informática e Similares) comemora aprovação pelo plenário da Câmara dos Deputados da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que cria o Supersimples. O projeto, que agora será analisado pelo Senado, define como pequenas aquelas empresas com faturamento bruto anual de até R$ 2,4 milhões e como microempresa as registrarem faturamento bruto anual de até R$ 240 mil.

Segundo a Fenainfo, que congrega mais de 121 mil empresas de serviços técnicos de informática em todo o país, o setor de serviços técnicos de informática ocupa aproximadamente 1 milhão de pessoas em todas as áreas de trabalho, incluindo desenvolvimento de aplicações, suporte, treinamento e pessoal administrativo, vendas e marketing, movimentando uma receita bruta anual de R$ 23 bilhões de reais. Noventa e sete por cento delas são micro e pequenas empresas. A estimativa da entidade é que nos primeiros cinco anos, o número de empresas do setor possa crescer 30%, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento 25%.

[Mercado] Microsoft anuncia hospedagem gratuita

Colaboração enviada por Daniel Martins.

Efeito Google... Esta é de lascar, a Microsoft oferece hospedagem gratuita de sites, com direito a 5 contas de e-mail, análise de tráfico, registro de domínio e outras facilidades.

Confiram clicando aqui.

Somente um detalhe... a coisa é gratuita durante e depois da fase beta [Esta informação foi corrigida por meu amigo João Gramacho] .... igual ao google....

E para os empreendedores de TI da Bahia que adoraram a iniciativa do Google, porém não tem um DNS para resolver o domínio, consultem o site EveryDNS.net, lá você faz isto de graça...

Creio que estas iniciativas irão quebrar muitas empresas de hospedagem daqui do Brasil....

[Mercado] Munique migra infra-estrutura de TI para Linux

Notícia retirada do site INFO ONLINE

Você podem perguntar... e o que isto tem a ver com a Bahia?

Pois bem, existem algumas iniciativas já em prática no Estado da Bahia e a tendência é crescer ainda mais. Peço às comunidades livres da Bahia que ajudem-me com cases sobre o assunto. Estamos na FJA (Faculdades Jorge Amado) preparando um evento em dois sábado de outubro para falar exclusivamente sobre Linux - a equipe do UBUNTU-Bahia está nos ajudando.

A prefeitura de Munique, na Alemanha, iniciou essa semana um já anunciado plano para migrar a infra-estrutura de TI usada na administração da cidade para plataforma Linux.

O projeto visa substituir o Windows por distribuições Linux em quase 14 mil computadores usados na administração do município.

Florian Schiessl, gerente do projeto Linux em Munique, afirma que a migração será gradual e levará dois anos para atingir 80% das máquinas da administração pública. Schiessl descartou eliminar totalmente o uso de produtos Microsoft na prefeitura alemã.

“Banir totalmente o Windows é inviável. Há várias situações em que a plataforma da MS é importante, bem como precisamos também de Mac OS em alguns setores, notadamente nas áreas de produção gráfica”, afirmou Schiessl.

Munique, capital da Bavária, é uma das cidades mais ricas da Alemanha e tem população de 1,3 milhão de habitantes.

[Acadêmico] Trabalhos Acadêmicos no Blog

Muitas Faculdades de Computação daqui de Salvador publicam na web os trabalhos de conclusão de curso de seus alunos. Descobri, via dica de um aluno, o repositório de trabalhos finais do curso de Ciência da Computação da UFBA.

Desta forma, criei uma seção de links disponível no quadro de instituições de ensino no lado esquerdo. Quem quiser aumentar a lista, por favor, mande-me um email.

quinta-feira, setembro 21, 2006

[Mercado] Setor de serviços tem aumentos no número de empresas, receita e pessoas ocupadas

Segundo o site GAZETAONLINE, em uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é apontado que em 2004 as atividades de Serviços de Informação (telecomunicações, informática, audiovisual, jornalismo e agências de notícias) foram responsáveis pela maior parte da receita operacional líquida do setor (31,6% ou R$ 120,4 bilhões), seguidas pelas de Transportes, Serviços Auxiliares e Correio (30,6% ou R$ 116,4 bilhões).

No Nordeste, destacou-se a Bahia, que em 1998 respondia por 3,2% da receita bruta de serviços no país e passou para 3,5% em 2004 (6º lugar em ambos os anos). Na região Centro-Oeste, Goiás permaneceu com a maior participação (1,5% em 1998 e 1,9% em 2004). Amazonas foi o estado mais representativo na região Norte (1,1% em 1998 contra 1,2% em 2004).

É importante salientar que o desenvolvimento de serviços em TI não requer a instalação de infra-estrutura aos moldes convencionais de uma indústria (maquinário pesado, matéria-prima, etc) e trabalha sobretudo com capital intelectual humano. É um tipo de indústria limpa, não polue (pelos menos diretamente) e aprimora os processos internos das empresas da região, melhorando a qualidade de negócios desenvolvidos.

Recomendo aos empreendedores de plantão a visitarem o site do SEBRAE BAHIA. Existem boas oportunidades e excelentes cursos on-line disponíveis.

[Curiosidade] TI na Bahia - Primeiro no Yahoo

Apenas uma curiosidade. Clique aqui. Isto o levará ao site do Yahoo. Você verá que as palavras TI e Bahia resultam no blog TI na Bahia em primeiro lugar.

Que venha o Google! Já somos o segundo ... :)

[Mercado] O Homem que peitou a Microsoft

Vale a pena conferir esta entrevista de Sérgio Amadeu, sociólogo, petista, fã do Pink Floyd e presidente do ITI, responsável pela formulação de políticas públicas de Tecnologias da Informação.

O Sérgio Amadeu peitou a Microsoft ao comparar sua política comercial com tráfico de drogas.

Confira clicando aqui.

[Evento] Reseller Forum 2006

Evento retirado do site COMPUTERWORLD.

----------------
Em uma programação permeada por conteúdo de alta relevância para os negócios do canal de distribuição brasileiro, aliado a momentos de relacionamento e encontros culturais, tem início o Reseller Forum 2006 – evento promovido pela IT Midia na Ilha de Comandatuba, na Bahia, de 20 a 24 de setembro.

Com ênfase na busca dos VARs (revendas de valor agregado), integradores e desenvolvedores de software por inovação e empreendedorismo, a fim de desempenhar o seu compromisso de profissionalizar as vendas indiretas no país, o evento pretende levar os participantes a reavaliar os seus atuais modelos de negócios.

O Reseller Forum 2006 deve reunir cerca de 120 convidados, entre eles os maiores integradores e revendas de valor agregado (VAR) do país.

quarta-feira, setembro 20, 2006

[P&D] Google Calendar no Blog

Atendendo a pedidos, o blog TI na Bahia agora tem o calendário de eventos no próprio BLOG.

Confiram no lado esquerdo, depois da minha apresentação pessoal.

[Mercado] Compiere: ERP e CRM de Código Aberto

Esta dica foi enviada por meu amigo Sérgio de Albuquerque da PRODASAL.
Atenção comunidade livre da Bahia: Oportunidade de consultoria para pequenas e médias empresas !
-----------------------

Foi lançado um site sobre o Compiere (ERP e CRM de código aberto) no Brasil:
www.compierebrasil.com.br, cujo objetivo é divulgar informações e dicas sobre o Compiere. Além disso o site disponibiliza o download do Compiere traduzido para o português e adaptado para ser usado com o PostgreSQL, já que em sua versão orginal o Compiere usa o Oracle.

Esse projeto foi patrocinado pela Goodyear da Alemanha em 2000. O Compiere é um dos projeto mais ativos no sourceforge com mais de um milhão de downloadas. O foco do produto é em pequenas e médias empresas. No entanto, ele usa o Oracle como banco de dados, visto que o desenvolvedor principal veio da Oracle. Isso é uma barreira para a realidade das pequenas e médias empresas brasileiras.

A Finep, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, lançou em 2003 um edital para apoio em projetos de sotware livre. Uma empresa, em parceria com a Unicamp, enviou o projeto para adaptação do Compiere para usar o PostgreSQL. Esse projeto foi aceito e durou um ano e contou com a orientação de um professor do Instituto de Computação da Unicamp. Foi lançado o site www.compierebrasil.com.br, com o objetivo de divulgar o projeto no Brasil, bem como disponibilizar a versão com o PostgreSQL para download. Além disso, é disponibilizada a tradução do produto.

[Mercado] USP lança modelo de fábrica de software para pequena e média empresa

Oportunidade para pequenas empresas de TI na Bahia.

Retirei esta notícia do site IDGNOW. A resumi por questões de espaço.

Para quem desenvolve software, uma boa notícia: o Laboratório de Tecnologia de Software (LTS) da Escola Politécnica da USP, lançou esta semana um modelo de fábrica de software voltado para pequenas e médias empresas, baseado em tecnologias que permitem definir processos de desenvolvimento de software, com o objetivo de facilitar a exportação.

O melhor de tudo é que este modelo já está acessível às empresas que se interessarem, conta Jorge Risco, professor do LTS responsável pelo desenvolvimento do modelo. Ele diz que basta mandar um e-mail para ele, jorge.becerra@poli.usp.br, ou para o professor Fabio Levy Siqueira, levy.siqueira@poli.usp.br, que também faz parte do projeto. A aplicação do modelo tem um custo, que varia de acordo com a empresa, sua cultura, maturidade dos processos e até tamanho da equipe, detalha Siqueira.

Jorge Risco explica que, ao definir processos, fica mais fácil controlar, supervisionar e assegurar a qualidade do programa que é desenvolvido. “Também se torna possível integrar estas fábricas com empresas de desenvolvimento de software que atuem em mercados mais exigentes, como a Comunidade Européia”, exemplifica o acadêmico.

Caso você seja um desenvolvedor e queira saber mais sobre este modelo de fábrica de software, também pode contatar o professor Risco pelo telefone 0xx11-3091-5200 ou 0xx11-3091-5368.

[Mercado] Serviços levam IBM Brasil a ciclo de contratações e de expansão

A notícia foi retirado do site IDG NOW. Merece ser lida, pois é possível que boa parte das contratações venha para a fábrica de software na Bahia (projeto ALTIS).

-------------

IBM Brasil está contratando cerca de 2 mil funcionários até o final do ano em função de agressiva estratégia na área de serviços.

Em sete meses de 2006, a IBM contratou 1,5 mil profissionais. Até o final do ano, serão mais 2 mil, o que a deixará com 11 mil empregados diretos e outros 3 mil terceirizados. Em dois anos, o alvo é chegar a 20 mil, mais do que grandes empregadores do setor automobilístico.

Não é mais do que a Índia, um dos parceiros e concorrentes do bloco Bric (abreviação de Brasil, Rússia, Índia e China, os chamados mercados emergentes), que saltou de 5 mil funcionários para 45 mil em três anos. Mas, mesmo assim, é um feito e tanto.

A razão dessa expansão é o setor de serviços. A IBM Brasil está recuperando terreno e se aproximando do perfil da corporação mundial. Lá fora, mais de 50% da receita é de serviços. Em 2002, quando assumi, 26% do faturamento, no Brasil, era de serviços. Vamos chegar próximo dos 45% no final de 2006. Essa aceleração só foi conseguida na base de um crescimento da área de serviços a taxas de 40% a 50% por ano. E este segmento é altamente dependente de mão-de-obra. Saímos de 4.500 funcionários, para 12 mil, se considerarmos os 3 mil terceirizados. Neste ano, já contratamos 1,5 mil pessoas até julho e a previsão é contratar mais 2 mil até o final do ano.

terça-feira, setembro 19, 2006

[Evento] Vª Semana de Informática - FIB

Confiram este evento! Já está no calendário de evento do blog no Google Calendar.

A Vª Semana de Informática - FIB será realizada em Salvador, BA, de 25 a 30 de setembro de 2006. O evento é dirigido a acadêmicos e profissionais da FIB e de outras Instituições de Ensino Médio e Superior de Sistema de Informação, Ciência da Computação e Informática. Serão apresentados trabalhos científicos, divulgando novas idéias e experiências nessas áreas.

A Vª Semana de Informática – FIB consistirá da apresentação de sessões técnicas de trabalhos de desenvolvidos pelos estudantes de graduação das instituições participantes, bem como em laboratórios e minicursos com a carga horária de 6hs. Também serão apresentadas palestras convidadas pela comissão organizadora do evento. Estas apresentações serão realizadas pelos próprios autores que tiverem seus trabalhos selecionados pela comissão organizadora da SEMANA DE INFORMATICA DA FIB.

[P&D] Blog Ultrapassa Mil Visitas !!!!

Em pouco mais de 10 dias, é com bastante alegria que noticio o registro de mais de 1000 visitas à este blog. Cada visita refere-se à uma pessoa (podendo se repetir no mesmo dia) visualizando e navegando no site.

Estamos com uma média de 80 visitas diárias, as quais acredito que irá ser superada a cada dia.

Obrigado pelo prestigio deste trabalho e conto com a colaboração de todos a fim de promover a divulgação da TI em nosso Estado.

[Acadêmico] Google lança ferramentas para instituições acadêmicas


Depois de tantas novidades, agora é a vez do Google Apps For Education.

A Google oferece um completo suíte de aplicações para escolas, especialmente ambientes de campus e faculdades. Segundo o seu site, este serviço acredita que instituições acadêmicas, desde uma pequena faculdade até uma completa universidade, pode tornar-se uma comunidade mais efetiva em seu aprendizado através da comunicação convergente - um único ponto de acesso universal para comunicação e colaboração de toda a comunidade - incluindo email, mensagem instantânea, calendário, ferramentas de busca e outros serviços.

Ainda, o serviço permite que a faculdade customize todo o ambiente e facilite sua comunicação com futuros egressos (ex-estudantes já formados).

Vale a pena conhecer, uma vez que o serviço será gratuito após o término do período beta.
Para conhecer mais serviços do google, clique aqui.

[Acadêmico] Oficina do Futuro


Excelente notícia para quem quer capacitar-se em tecnologia IBM. O OFICINA DO FUTURO é uma parceria do SENAI com a IBM (ALTIS) que visa a capacitação profissional de pessoas de nível médio e superior na área de TI, de forma a prepará-las para aproveitar as oportunidades identificadas no posicionamento estratégico do Brasil no cenário tecnológico mundial.

Inicialmente, o interessado se inscreve no site do projeto, informa um turno disponível para assistir as aulas e faz um curso em Ensino à Distância (EAD) de carga horária de 24 horas. Após a conclusão do curso, a depender de seu desempenho, é convidado a realizar uma das três carreiras de curso disponíveis: LINUX, JAVA e MAINFRAME. Cada curso custa R$ 200,00 - divididos em 4 vezes sem juros - e há a possibilidade do aluno realizar as duas carreiras adicionais totalmente grátis, conforme seu rendimento.

O preço está realmente barato, pois os cursos variam em carga horária de 196 horas a 300 horas.

Para se ter uma idéia da importância do projeto, apenas as cidades de Campinas - SP - e Salvador - Bahia - possuem esta disponibilidade de cursos.

segunda-feira, setembro 18, 2006

[Mercado] Palestra com o Embaixador do Canadá na Jorge Amado

No dia 25/09 (segunda), às 20 horas, as Faculdades Jorge Amado receberão a visita do Embaixador do Canadá, Sr. Guillermo Enrique Rishchynski, abordando a questão da cooperação internacional Canadense e a Bahia.

A cooperação canadense é responsável pelo aporte de recursos em diversos projetos no Brasil e na Bahia na área da educação, saúde, igualdade de gênero e etnia. Só para o período compreendido entre 2005 e 2010, a Agência de Cooperação Canadense aprovou um novo programa de $ 20 milhões de dólares canadenses para o nosso país, sendo que a região prioritária é o Nordeste.

Vale a pena prestigiar a palestra, uma vez que o Canadá absorve muita mão de obra em TI vinda do Brasil.

Para maiores informações sobre o programa canadense de cooperação e a convergência com as suas áreas, acesse: http://www.dfait-maeci.gc.ca/brazil/br-07-pt.asp.

[Evento] O blog agora tem Google Calendar

Uma excelente notícia para quem quer ficar conectado com os eventos que acontecem na Bahia e no Brasil.

Agora, o blog TI na Bahia conta com o GOOGLE CALENDAR.

Para quem não conhece, segundo o site INFO ONLINE, O Google Calendar permite a criação de múltiplos calendários, privados ou públicos, compartilhados por grupos diferentes de pessoas, cada um de uma cor, de forma que nada se confunde. Está integrado aos outros serviços do Google, como as planilhas e o GMail.
Para acessar, clique neste ícone , localizado também na seção de links do blog.
O calendário do blog TI na Bahia também compartilha dados do calendário da SOFTEX-SALVADOR.

[Mercado] Governo veta de vez uso do sistema operacional Windows no PC popular

Esta informação foi retirada do site da ABES.

Os fabricantes de equipamentos que integram o programa de inclusão digital Computador para Todos foram comunicados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) de que o uso de sistemas operacionais proprietários e de código aberto simultaneamente, no modelo “dual boot”, em suas máquinas foi definitivamente vetado. As empresas não poderão incorporar nenhum aplicativo de código proprietário além dos 26 softwares abertos já previstos no programa. A decisão de divulgar um documento padronizando o posicionamento do governo frente ao caso coloca um ponto final nas divergências de discursos dos órgãos. Há vários meses fabricantes que integram o programa Computador para Todos declaram que recebem sinal verde do departamento jurídico do MCT para incluir o dual boot. Os fabricantes que já tiverem colocado no mercado computadores com dual boot e que utilizam os benefícios de financiamento do programa Computador para Todos não poderão prosseguir com as vendas.
Engraçado este pensamento de que as pessoas só trabalham com um computador se estiverem usando o Windows. Isto é apenas uma questão cultural.

Para provar esta minha hipótese, vale uma conversa corriqueira que tive com o Prof. João Gilberto sobre o uso do Linux: Ele me informou de que em sua casa só há Linux disponível e seu filho, menor de 5 anos, habitou-se de tal forma à este sistema operacional que o utiliza tranquilamente para tudo, desde brincar no computador até visitar sites infantis. Se isto valesse para cada família, a cultura Linux seria promovida ao posto de sistema natural ao invés de sistema alienígena como o querem promover.

Parem e reflitam friamente:
Hoje, na grande maioria das vezes, só utilizamos o computador para navegar em ambiente web e automação de escritório (office). Será que o linux já não atende?

[Mercado] Cresce mercado e procura por outsourcing

Esta informação foi retirada do site da ABES.

O cenário de TI brasileiro está favorável para consultorias e empresas dedicadas ao outsourcing tecnológico. Dados do IBC apontam que, só em 2006, os gastos da iniciativa privada do Brasil com Tecnologia da Informação cresceram 14,9% em relação a 2005. O levantamento mostra que nas grandes e médias corporações os funcionários da área de TI representam 6% da folha de pagamento. Desses, 37% são terceirizados pelas grandes e 30% pelas médias. Nos bancos o outsourcing de TI também é expressivo. As pequenas instituições da área terceirizam 10% de seus colaboradores, enquanto nas grandes esse número fica em 24%.

Aqui na Bahia não é muito diferente, principalmente nos Órgãos Administrativos do Estado. Infelizmente, o controle de grandes empresas privadas saiu da Bahia e migrou para o eixo Rio-São Paulo.

domingo, setembro 17, 2006

[Mercado] Blog de Empregos de Informática na Bahia

Apesar do link estar disponível aqui no blog, vale a pena recomendar para quem ainda não conhece (coisa difícil, mas acredito que muitos estudantes, talvez, não saibam). Existe um blog produzido pela Riane Torres, intitulado Empregos Informática Bahia, que é uma excelente fonte de oportunidades para quem procura emprego na área de informática na Bahia.

O melhor de tudo é que é inteiramente de graça, altamente prestigiada pelas empresas e funciona!

Recomendo acessá-lo todos os dias, pois nunca se sabe quando uma boa oportunidade aparece.

[P&D] Tecnovia – Parque Tecnológico da Bahia

Parece incrível, mas existem muitas pessoas na Bahia, ligadas à TI, que ainda não conhecem o projeto do Tecnovia – Parque Tecnológico da Bahia. Em pouco mais de 3 anos, a Secretaria de Tecnologia e Inovação (SECTI) vem fazendo, ao meu ver, um trabalho bastante sério e profissional. Alguns frutos já estão sendo colhidos de seu trabalho, como o primeiro Curso de Doutorado em Computação na Bahia e outras iniciativas que podem e devem ser conferidas em seu site.

O Tecnovia conta com site exclusivo, explicando todo o projeto, inclusive com um filme em 3D mostrando como será a obra, a ser instalada na Av. Paralela, nos arredores da região onde se encontra o Wet'n Wild.

Segue abaixo uma pequena nota retirada do site da SECTI explicando o projeto.

------------------------------------------

A SECTI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia através do Instituto Euvaldo Lodi (FIEB/IEL), concebeu o projeto do Tecnovia – Parque Tecnológico da Bahia como uma alternativa para alavancar a competitividade do Estado. A estrutura física e a infra-estrutura científica e tecnológica concentradas num parque tecnológico propiciam a atração de organizações de referência empresarial, acadêmica e do terceiro setor para pesquisa, desenvolvimento e experimentação de tecnologias e soluções de alto impacto, fortalecendo os empreendimentos de base tecnológica e facilitando a transferência de tecnologia e o registro de patentes. O Parque será implantado em Salvador numa área de aproximadamente 1 milhão de m², priorizando os setores de tecnologia da informação, tecnologia da saúde, energia e biotecnologia, escolhidos em função da competência instalada, da capacidade de agregação de valor e das perspectivas de oportunidades de investimento. A infra-estrutura será composta dos seguintes dos seguintes elementos: escritório de transferência de tecnologia, condomínio de empresas, incubadora de empresas, centro de P&D, instalações físicas (prédios) de empresas de alta tecnologia e outras estruturas coletivas (restaurante, banco, correio e áreas de lazer, entre outras). Espera-se criar um símbolo de modernidade e atratividade de novos empreendimentos na região, contribuindo para construir um desenvolvimento sustentável, reduzir as desigualdades regionais e projetar uma imagem positiva da cidade de Salvador e do Estado da Bahia.

sábado, setembro 16, 2006

[Mercado] Déficit de profissionais de TI chega a 50 mil

Vi no site da SBC.

O Brasil tem déficit de profissionais para o setor de serviços de TI de até 50 mil pessoas, segundo divulga a Gazeta Mercantil desta sexta-feira, 15. De acordo com o jornal, a carência de mão-de-obra especializada é um dos maiores empecilhos para o crescimento da exportação no setor.
E a perspectiva não é de melhora. Ainda segundo o diário econômico, a procura por cursos de Informática no Brasil cai 20% ao ano, chegando à taxa de 2,2 candidatos por vaga. Já a média de evasão destas formações atinge 68%.

O professor de computação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Eduardo Morgado, indica ainda outro agravante. “Além da falta de interessados nos cursos, muitos dos formados nesta área não têm fluência em inglês, o mínimo para fazer a prestação de serviços a clientes internacionais”, afirma. O problema já foi apontado pelo Baguete Diário, na matéria “SAP quer contratar, mas falta inglês”, publicada no dia 23 de agosto.

Pois é... aqui na Bahia, não é diferente. Ainda mais com o ALTIS precisando de profissionais fluentes em inglês. Entretanto, o que é problema torna-se oportunidade.

Pensem nisto! ou melhor, Think about!

[Evento] Eventos no Brasil

Tirei alguns eventos publicados no site BITNEWS (www.bitnews.com.br) e o coloquei em minha sessão de links no blog.

Vejam que o primeiro evento é aqui na Bahia e envolve o setor público.

Confiram, prestigiem e aproveitem !!!

-----------------------------------------------------------------------------

IO GOV - Estratégia, Inovação e Talento para o crescimento pessoal e empresarial será o tema da palestra de abertura do CIO Brasil GOV, tradicional encontro voltado a executivos de TI do setor público, que será realizado pelo Instituto Sem Fronteiras (ISF) de 20 a 24 do mês de setembro, no Arraial d´Ajuda Eco Resort & Convention Center, na Bahia. A palestra será proferida pelo keynote speaker convidado, professor e consultor Waldez Luis Ludwig, a cerca de 80 executivos de TI de governos. Mais informações em www.ciobrasilgov.com.br

InfoImagem 2006
De 12 e 14 de setembro
Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo/SP
www.cenadem.com.br/infoimagem

1º Congresso Latino-americano de Satélites
Dias 21 e 22 de setembro
Rio de Janeiro/RJ
0800-7715028 / www.convergeeventos.com.br

Encontro da Qualidade e Produtividade em Software - EQPS Fortaleza
Dias 21 e 22 de setembro
Campus da UNIFOR - Universidade de Fortaleza - Fortaleza/CE
www.mct.gov.br/sepin

Futurecom 2006
De 5 a 8 de outubro
Florianópolis/SC
www.futurecom.com.br

XX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software
XXI Simpósio Brasileiro de Banco de Dados

De 16 a 20 de outubro de 2006
Florianópolis/SC
www.inf.ufsc.br/sbbd-sbes2006

[Evento] SBIS'2006

Já ouviu falar da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS)?

Não? Pois é... eu também não sabia, mas existe!

E melhor, vai ocorrer o X Congresso Brasileiro de Informática de Saúde entre 14 e 18 de outubro de 2006 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

Se você tem trabalhos na área, é uma oportunidade excelente para divulgá-los.

Aproveite!

sexta-feira, setembro 15, 2006

[Mercado] Empresa Baiana no 3º ISD Brasil Customers Conference

A empresa baiana NETRA irá apresentar uma palestra no 3º ISD Brasil Customers Conference, que acontecerá em São Paulo, intitulada Ferramenta de workflow para operacionalização dos processos.

O palestrante será o Sr. Walter Palma, Diretor de Consultoria em TIC. Segundo o site do evento, "a Netra implementou seus processos, de acordo com as melhores práticas do nível 2 do CMMI, mas procurou fazer uso da sua própria capacidade de construção de software para acelerar o projeto de melhoria: criou uma ferramenta que não só implementa as práticas do CMMI através de um processo enxuto mas também completamente automatizado. Esta ferramenta web acelera todas as fases do projeto e principalmente facilita as atividades de suporte tais como gestão de configuração, garantia da qualidade, medição e análise, além de prover formas simples e rápidas de monitorar projetos".

A apresentação será dia 20 de setembro de 2006, das 16h40 às 17h30, em São Paulo - Capital.

[Acadêmico] CHAMADA DE TRABALHOS - V WTICG-BASE

Evento importante!
---------------------------------------------------------------------------------------
V WTICG-BASE - V Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação
Bahia-Alagoas-Sergipe
VII Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe
Vitória da Conquista - BA, 26 a 30 de março de 2007



O WTICG-BASE é um fórum regional que visa divulgar e discutir os trabalhos de Iniciação Científica (IC) e de final de curso de graduação desenvolvidos nos estados de Bahia, Sergipe e Alagoas. O público alvo deste evento constitui-se de alunos de graduação, professores e profissionais da área de Computação.

O V WTICG-BASE ocorrerá em paralelo com a VII ERBASE, no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Poderão ser submetidos trabalhos de IC, trabalhos de final de curso de graduação e ferramentas (software), concluídos nos anos de 2005 e 2006 ou em fase final de conclusão. Serão observados os critérios de originalidade, relevância, apresentação e qualidade técnica no julgamento dos trabalhos.

Os artigos selecionados pelo Comitê de Programa do WTICG-BASE serão apresentados no formato de pôster ou, na forma oral, em sessões técnicas de trabalhos e publicados em CD. As ferramentas selecionadas serão apresentadas em computador durante o workshop e os seus resumos serão publicados em CD.

Os trabalhos submetidos deverão estar em formato PDF ou PS, podendo ser escritos em português ou inglês. As submissões devem ser feitas exclusivamente através do JEMS/SBC. (https://submissoes.sbc.org.br/wticg2007)

Os nomes dos autores e respectivas afiliações devem ser submetidos em separado, em outro arquivo, com apenas uma folha de rosto, contendo: título do trabalho, nomes dos autores, instituições e e-mails, resumo/abstract e a categoria em que se enquadra o trabalho (IC, monografia ou ferramenta).

As formatações dos textos devem seguir o padrão adotado pela SBC. Consulte
http://www.sbc.org.br/templates.

Datas importantes
15/12/2006 - Prazo final para submissão de trabalhos
10/02/2007 - Notificação de trabalhos aceitos
24/02/2007 - Entrega da versão final dos trabalhos aceitos

[P&D] Google hospedando domínios de graça

Esta notícia é realmente ESPETACULAR.

Para quem é empreendedor na Bahia e precisa de um serviço de hospedagem de site gratuito e com qualidade, eis a solução!

A google comecou a hospedar domínios (email e web) de graca, confira em www.google.com/hosted/

Ele oferece em conjunto:

- O GMAIL com 2 GB de espaço em disco - por caixa postal criada no domínio.
- GOOGLE TALK para você se comunicar com os membros de seu site.
- GOOGLE CALENDAR - para os membros de seu site organizar suas agendas.
- GOOGLE PAGE CREATOR - Para auxiliar a criação e publicação de páginas.

E sabem o que é melhor? Como estão em período BETA, quem se inscrever agora vai garantir a gratuidade ad infinitum depois da implantação do serviço.

Corram! E aproveitem!

[Mercado] Projeto de lei exige regulamentação do profissional de tecnologia

Esta notícia eu li no site da ComputerWorld.

Pelo que me consta, ouço esta estória (ou será história?) desde o tempo da graduação - anos 90 - e já se cogitou de tudo.

De qualquer forma, vejo com bons olhos a regulamentação, desde que melhore e selecione quem realmente trabalha na área.

---------------------------------------------------------
Brasília - Projeto quer garantir que apenas profissionais graduados ou com mais de cinco anos na área de tecnologia atuem no segmento.

As atividades de profissionais das áreas de informática, computação e sistemas de informação, poderão, em breve, ter regras específicas para regulamentação. Trata-se do projeto de lei 7109/06, de autoria do deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG) destinado a regulamentar o trabalho de funcionários desses setores.

Segundo a proposta, poderão exercer essas atividades os portadores de diploma universitário dos cursos de informática ou computação, processamento de dados, sistemas de informação e áreas correlatas reconhecidas pela legislação do ensino. Quem estudou no exterior deverá validar o diploma no Brasil.

Os tecnólogos e os formados em cursos seqüenciais e técnicos da área de informática e computação também poderão exercer a profissão, desde que observem as leis vigentes.
Aqueles que não tiverem formação superior ou técnica, mas que comprovarem por meio de documentos que trabalham na área há pelos cinco anos, poderão continuar trabalhando. No entanto, eles terão que regularizar a sua situação profissional no Ministério do Trabalho.

Caso o projeto seja aprovado, o Executivo deverá enviar ao Congresso Nacional, no prazo de 60 dias, um projeto de lei criando o Conselho Federal de Informação e Computação e os conselhos regionais, estabelecendo as definições legais para a atividade profissional e sindical dessas áreas de trabalho.

Enquanto esses conselhos não forem implantados, o projeto estabelece que os profissionais com formação superior deverão registrar o diploma no Ministério do Trabalho.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

[Evento] SOLUÇÕES DE TI PARA O SETOR INDUSTRIAL DA BAHIA

Contribuição da Martha Pezzano - Evento retirado do site da INFORUM.

O QUE É

Apresentações e debates sobre os temas de tecnologia da informação, de maior interesse dos executivos do setor industrial da Bahia, através de painéis e com a participação das mais expressivas empresas fornecedoras de soluções para esta área.
Na edição 2006 (quarta da série) serão tratados os temas escolhidos pelos CIOs do Complexo Automotivo de Camaçari.

PÚBLICO ALVO

Profissionais (Executivos e técnicos) de TI que atuam em empresas e instituições do setor industrial da Bahia que queiram ampliar conhecimentos sobre as inovações tecnológicas desenvolvidas para aplicação neste setor; estreitar relacionamento com as empresas fornecedoras instaladas (ou representadas) na Bahia e conhecer alternativas para implantação e uso das tecnologias mais convenientes (relação custo-beneficio) para o mercado local.

DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO

02 e 03 de outubro de 2006 – Auditório da Ford – Complexo Automotivo de Camaçari.

PROGRAMAÇÃO

Painéis (com apresentações, debates e relatos de “cases”) sobre temas previamente escolhidos por CIOs do Complexo Automotivo da FORD: emas Dia 02/10 – Manhã: Sistemas de Segurança
Tarde: Banco de Dados
Dia 03/10 – Manhã: Integração ERP – Automação
Tarde: Governança de TI – Foco ITIL

APOIOS

FORD - Instalações
FIEB/SENAI/CETIND - Divulgação
GOV/SICM - Divulgação
CEPED – Divulgação
PARA OBTER INFORMAÇÕES ADICIONAIS USE O FALE CONOSCO

INSCREVA-SE AQUI

[P&D] Recomendação de Site

O professor Grimaldo Lopes, professor do Curso Tecnológico de Desenvolvimento de Software da Jorge Amado e profissional de BI no Governo da Bahia atuando na SAEB, recomendou um site muito interessante sobre inovação e tecnologia. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Assim como Grimaldo, contribua também com este blog enviando links interessantes de sites relacionados à TI. Pode ser sites de cursos, blogs pessoais, organizações, empresas, qualquer coisa que esteja ligada à TI.

Valeu, Grimaldo!

[Evento] Info CIO Meeting - Praia do Forte

Para quem não sabe, está ocorrendo desde a última quarta-feira, 13/09/2006, na Praia do Forte, um encontro com os principais executivos de TI de grandes empresas brasileiras na 5ª edição do Info CIO Meeting, evento patrocinado pela Revista Info.

De certa forma, segundo o site INFO ONLINE, o economista Eduardo Giannetti da Fonseca fez uma afirmação interessante: Ele disse que o Brasil tem grandes dificuldades em aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado de Tecnologia de Informação, já que um dos principais obstáculos enfrentados é a deficiência do sistema educacional brasileiro.

Para atestar sua tese, o economista comparou o Brasil com a Índia e comentou que embora a Índia seja um país com bolsões de miséria maiores que os do Brasil, possui uma quantidade expressiva de instituições de alto nível para formação de profissionais de TI. Ao Brasil, resta somente muita criatividade e capacidade de improvisação, porém sem o devido acompanhamento do sistema de ensino.

Ele afirmou que há muito talento em forma bruta, mas falta lapidar.

Este evento, o INFO CIO Meeting 2006, vai até o próximo domingo, 17 de setembro.

Em minha opinião, acredito que deveria haver uma maior aposta dos jovens em carreiras tecnológicas, especialmente ligadas à área de TI e Engenharia. Isto tudo fundamenta-se em uma base escolar sólida que previlegia a matemática e a lógica em seu curriculum escolar, o que não acontece em nosso ensino público. Talvez, o Eduardo Gianneti esteja se valendo desta hipótese. Além disto, apesar de não ter dados estatísticos em mãos, acredito que a escolha principal dos jovens brasileiros se dá em áreas tradicionais, como Direito, Medicina e outros. Ao meu ver, urge uma mudança nesta tradição.

De qualquer sorte, acredito que, a partir do momento em que o mercado de software absorva uma maior quantidade de profissionais, tenhamos como conseqüência uma diminuição na evasão de alunos em faculdades ligadas à TI, já que oportunidades de emprego e carreira conseguirão atrair os melhores, que antes procurariam maior rentabilidade financeira em outras áreas do conhecimento.

O momento atual é de movimento. Vamos fazer girar!

quinta-feira, setembro 14, 2006

[Evento] I Seminário de BSC - 23 de Setembro

Um excelente evento na cidade de Salvador.

[Acadêmico] Palestra do Projeto ALTIS na Jorge Amado

Palestrando para um público estimado de 200 pessoas, composta por alunos dos cursos de TI das Faculdades Jorge Amado, o presidente do ALTIS, Paulo Maltez, falou do papel estratégico da Bahia no mercado mundial de produção de software.

Segundo o site da IBM, como primeiro grande cliente do ALTIS, a IBM Brasil será parceira na missão de transformar a Bahia em um centro produtor e exportador de tecnologia em software e ajudará no desenvolvimento econômico e social da região. Esse ecossistema tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e faz parte da estratégia de governo de transformar a região num pólo exportador de software e serviços.

Paulo Maltez afirmou que, até o final de 2006, o ALTIS pretende contar com 200 profissionais contratados a fim de atender a crescente demanda de produção de software em contratos mundiais e fora do Estado da Bahia. Espera-se uma absorção de um número maior de contratados, divididos em 100 diferentes cargos na organização, nos próximos anos. A meta, segundo Maltez, é ultrapassar a casa dos milhares.

Para capacitar todo este grande corpo técnico, o ALTIS está fechando convênios com instituições de ensino no Estado e já conta com um número de 8 grandes centros de formação acadêmica. Segundo Maltez, existe uma carência muito grande de mão de obra em linguagem COBOL no Estado da Bahia, e o ALTIS, juntamente com a IBM, irá capacitar os futuros egressos, não só nesta tecnologia mas também em outras trabalhadas pela IBM, a exemplo do JAVA e DB2.
A palestra também contou com a participação de Edna Campos, Gerente do Ecossistema da IBM no ALTIS.

Para conhecer mais, acesse o site do projeto ALTIS.

quarta-feira, setembro 13, 2006

[P&D] Site GOSHME


Vale a pena conferir este site (www.goshme.com) - Uma idéia genuinamente baiana, sensacional e que ainda vai causar grande repercussão na internet.

As informações abaixo foram fornecidas por Rafael Costa, um dos fundadores do projeto GOSHME:

É muito comum pensar que “se não está no Google, não está na Internet”. Mas esta suposição é equivocada.

Buscadores Gerais, como o Google e o Yahoo atingem apenas uma pequena parte da informação disponível online, a chamada Internet Superficial (ou World Wide Web), deixando de fora a maior porção da informação disponível na Internet, chamada de Web Profunda. Estudos estimam que as 8 bilhões de páginas anunciadas pelo Google representam apenas 4% da informação da Internet.

Os outros 96%, em sua maioria, compõem a Web Profunda. E não se trata apenas de muito mais informação, mas também de informação avaliada como de 3 vezes maior qualidade, nas mais diversas áreas do interesse e em formatos diversos: textos, arquivos de audio, vídeo, imagens, etc.

Assim, para dispor de todo o potencial da Internet, os usuários precisariam saber quais bases de dados deveriam usar para cada busca que desejassem, entre as mais de 450.000 existentes.

A solução para este problema vem sendo desenvolvida aqui em Salvador, pelos baianos Daniel Murta, Rafael Costa e Rodrigo Barreto, fundadores do Projeto GoshMe; um buscador bem diferente das ferramentas de busca convencionais. O GoshMe permite que os usuários tirem proveito desta enorme variedade de buscadores (bases de dados) disponível na Internet. Para tanto, organiza em um só local todas as possibilidades de busca, apresentando as melhores bases de dados para qualquer busca.

O GoshMe:

- Gerencia dinamicamente um número gigantesco de bases de dados, número que seria impossível cobrir sem o auxílio de uma ferramenta com esta;
- Traz os buscadores ordenados por relevância para as palavras buscadas;
- Traz descritivo e categorização de cada buscador;
- Direciona o usuário para a página de respostas do buscador, não precisando re-digitar a busca;
- Permite atingir, através de milhares de buscadores, mais da Web Superficial, e também a Web Profunda.

Hoje o GoshMe conta com o aconselhamento de professores da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade de Nova Iorque (New York University), e está buscando o apoio de universidades locais, a fim de desenvolver pesquisas e formar profissionais com capacidade para trabalhar no projeto.

O Projeto se encontra em fase inicial e em breve abrirá a versão beta3 para o grupo de usuários que se cadastrarem no website (www.goshme.com).

[Mercado] IBM lança concurso de desenvolvimento em padrões abertos

Empresas desenvolvedoras de softwares e universidades têm, a partir de hoje, mais uma oportunidade para trabalhar juntas na busca por soluções que melhor atendam às necessidades do mercado.

Em sua primeira edição, o concurso InSites premiará equipes que desenvolverem produtos implementados em padrões abertos, utilizando o sistema operacional Linux, visando tecnologias emergentes como voz sobre IP (VOIP), arquitetura orientada a serviços (SOA), computação em grade (GRID) e softwares embarcados, entre outros. Idealizado para oferecer um espaço para
a construção de aplicativos inovadores com vantagens competitivas, o concurso vai oferecer a seus participantes um ambiente propício ao aperfeiçoamento técnico, à troca de idéias e a criação de relacionamentos.

Os grupos de trabalho devem ter cinco participantes: um professor, dois alunos e dois representantes da empresa desenvolvedora de software. A instituição de ensino precisa estar cadastrada no programa IBM Academic Initiative e a empresa registrada no IBM PartnerWorld Industry Networks - ambos de adesão gratuita. Fazem parte dos pré-requisitos para inscrição dos projetos a utilização de, no mínimo, um componente de Software Middleware IBM como WebSphere, DB2, Tivoli ou Lotus.

A premiação para os três grupos finalistas incluirá viagens para a América do Norte, América do Sul e Brasil, além de verba de Marketing para o lançamento do aplicativo no mercado.

O evento de premiação, que ocorrerá em 12 de dezembro em São Paulo, terá espaços dedicados a palestras, certificações em produtos IBM e mini cursos.

As 10 equipes finalistas serão convidadas a demonstrar seus aplicativos durante o evento.

Segundo Ruth Harada, gerente dos programas IBM de apoio aos desenvolvedores no Brasil, a criação do concurso é reflexo da crença da companhia no trabalho colaborativo. ''Acreditamos que os diferentes grupos que compõem a cadeia produtiva de TI - estudantes, desenvolvedores e empresas fornecedoras de soluções - são interdependentes. O apoio a qualquer um deles beneficia o mercado de TI em geral, incluindo a IBM e seus clientes''.

Para fazer as inscrições ou obter mais informações sobre o concurso acesse www.ibm.com.br ou www.concursoinsites.com.br.

[Evento] Convite para Defesa Pública de Trabalho de Pós-Graduação em Mecatrônica (PPGM) da UFBa

É com prazer que convido a todos para a defesa do projeto de mestrado de Sandro Santos Andrade noPrograma de Pós-Graduação em Mecatrônica (PPGM) da UFBa.

Ocorrerá no dia22/09 (sexta-feira) as 10h, no auditório do PAF I, Campus de Ondina.

O tema de sua tese é Sistemas Distribuídos de Supervisão e Controle Baseados em Componentes de Tempo-Real.

Esta dissertação apresenta o projeto e implementação do ARCOS, uma plataforma baseada em componentes de software dedicada à construção de sistemas distribuídos de supervisão e controle, com facilidades para reutilização, interoperabilidade e especificação de restrições temporais. O ARCOS define e implementa serviços para as atividades de aquisição de dados, controle e supervisão, disponibilizando uma solução parcial e reutilizável em uma variedade de aplicações industriais. São apresentados o projeto desses serviços, com ênfase na adoção do padrão DAIS (Data Acquisition from Industrial Systems) para interoperabilidade, bem como as soluções relacionadas à previsibilidade temporal da plataforma.

Aos interessados, vale a pena conferir.

[P&D] Banner do Blog

Aproveito o espaço neste blog para agradecer a Alice Vargas pelo banner deste site.

Obrigado, Alice! Ficou excelente!

Para quem não conhece, Alice Vargas faz parte da equipe responsável pelo aspecto visual (design) dos produtos desenvolvidos pela empresa Unitech. Inclusive, já ganhou alguns prêmios importantes por seu trabalho, como um concurso nacional promovido pela Samsung e pela Editora Abril.

Para quem se interessar mais pelo trabalho de Alice, o email dela é avargas@unitech.com.br (profissional) ou alicevargas@uol.com.br (pessoal) e seu site pessoal, com seu portfólio de trabalhos, é http://www.avargas.com.br.

Vale a pena conferir!

[P&D] Sites e Blogs de Programação

Estou recebendo alguns endereços de sites/blogs de programação feitos por profissionais daqui da Bahia. Assim, pensei que seria uma boa idéia reuni-los em uma seção de meu blog. Desta forma, criei um espaço no lado direito, denominado sites de programação e que visa divulgar o trabalho destes artistas (sim, programar é uma arte! ) de nossa terra.

Espero que esta iniciativa estimule a criação de novos blogs sobre o assunto, uma vez que existe mão-de-obra em nível de excelência na Bahia, e isto pode ser facilmente comprovado através de alguns indicadores interessantes, como a previsão de crescimento no setor de TI à um ritmo de 20% ao ano (maior que a média nacional de 7%) e o resultado excelente do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) na região Nordeste, em especial a Bahia.