sábado, setembro 16, 2006

[Mercado] Déficit de profissionais de TI chega a 50 mil

Vi no site da SBC.

O Brasil tem déficit de profissionais para o setor de serviços de TI de até 50 mil pessoas, segundo divulga a Gazeta Mercantil desta sexta-feira, 15. De acordo com o jornal, a carência de mão-de-obra especializada é um dos maiores empecilhos para o crescimento da exportação no setor.
E a perspectiva não é de melhora. Ainda segundo o diário econômico, a procura por cursos de Informática no Brasil cai 20% ao ano, chegando à taxa de 2,2 candidatos por vaga. Já a média de evasão destas formações atinge 68%.

O professor de computação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Eduardo Morgado, indica ainda outro agravante. “Além da falta de interessados nos cursos, muitos dos formados nesta área não têm fluência em inglês, o mínimo para fazer a prestação de serviços a clientes internacionais”, afirma. O problema já foi apontado pelo Baguete Diário, na matéria “SAP quer contratar, mas falta inglês”, publicada no dia 23 de agosto.

Pois é... aqui na Bahia, não é diferente. Ainda mais com o ALTIS precisando de profissionais fluentes em inglês. Entretanto, o que é problema torna-se oportunidade.

Pensem nisto! ou melhor, Think about!