sexta-feira, setembro 15, 2006

[Evento] Info CIO Meeting - Praia do Forte

Para quem não sabe, está ocorrendo desde a última quarta-feira, 13/09/2006, na Praia do Forte, um encontro com os principais executivos de TI de grandes empresas brasileiras na 5ª edição do Info CIO Meeting, evento patrocinado pela Revista Info.

De certa forma, segundo o site INFO ONLINE, o economista Eduardo Giannetti da Fonseca fez uma afirmação interessante: Ele disse que o Brasil tem grandes dificuldades em aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado de Tecnologia de Informação, já que um dos principais obstáculos enfrentados é a deficiência do sistema educacional brasileiro.

Para atestar sua tese, o economista comparou o Brasil com a Índia e comentou que embora a Índia seja um país com bolsões de miséria maiores que os do Brasil, possui uma quantidade expressiva de instituições de alto nível para formação de profissionais de TI. Ao Brasil, resta somente muita criatividade e capacidade de improvisação, porém sem o devido acompanhamento do sistema de ensino.

Ele afirmou que há muito talento em forma bruta, mas falta lapidar.

Este evento, o INFO CIO Meeting 2006, vai até o próximo domingo, 17 de setembro.

Em minha opinião, acredito que deveria haver uma maior aposta dos jovens em carreiras tecnológicas, especialmente ligadas à área de TI e Engenharia. Isto tudo fundamenta-se em uma base escolar sólida que previlegia a matemática e a lógica em seu curriculum escolar, o que não acontece em nosso ensino público. Talvez, o Eduardo Gianneti esteja se valendo desta hipótese. Além disto, apesar de não ter dados estatísticos em mãos, acredito que a escolha principal dos jovens brasileiros se dá em áreas tradicionais, como Direito, Medicina e outros. Ao meu ver, urge uma mudança nesta tradição.

De qualquer sorte, acredito que, a partir do momento em que o mercado de software absorva uma maior quantidade de profissionais, tenhamos como conseqüência uma diminuição na evasão de alunos em faculdades ligadas à TI, já que oportunidades de emprego e carreira conseguirão atrair os melhores, que antes procurariam maior rentabilidade financeira em outras áreas do conhecimento.

O momento atual é de movimento. Vamos fazer girar!