quarta-feira, setembro 13, 2006

[Mercado] IBM lança concurso de desenvolvimento em padrões abertos

Empresas desenvolvedoras de softwares e universidades têm, a partir de hoje, mais uma oportunidade para trabalhar juntas na busca por soluções que melhor atendam às necessidades do mercado.

Em sua primeira edição, o concurso InSites premiará equipes que desenvolverem produtos implementados em padrões abertos, utilizando o sistema operacional Linux, visando tecnologias emergentes como voz sobre IP (VOIP), arquitetura orientada a serviços (SOA), computação em grade (GRID) e softwares embarcados, entre outros. Idealizado para oferecer um espaço para
a construção de aplicativos inovadores com vantagens competitivas, o concurso vai oferecer a seus participantes um ambiente propício ao aperfeiçoamento técnico, à troca de idéias e a criação de relacionamentos.

Os grupos de trabalho devem ter cinco participantes: um professor, dois alunos e dois representantes da empresa desenvolvedora de software. A instituição de ensino precisa estar cadastrada no programa IBM Academic Initiative e a empresa registrada no IBM PartnerWorld Industry Networks - ambos de adesão gratuita. Fazem parte dos pré-requisitos para inscrição dos projetos a utilização de, no mínimo, um componente de Software Middleware IBM como WebSphere, DB2, Tivoli ou Lotus.

A premiação para os três grupos finalistas incluirá viagens para a América do Norte, América do Sul e Brasil, além de verba de Marketing para o lançamento do aplicativo no mercado.

O evento de premiação, que ocorrerá em 12 de dezembro em São Paulo, terá espaços dedicados a palestras, certificações em produtos IBM e mini cursos.

As 10 equipes finalistas serão convidadas a demonstrar seus aplicativos durante o evento.

Segundo Ruth Harada, gerente dos programas IBM de apoio aos desenvolvedores no Brasil, a criação do concurso é reflexo da crença da companhia no trabalho colaborativo. ''Acreditamos que os diferentes grupos que compõem a cadeia produtiva de TI - estudantes, desenvolvedores e empresas fornecedoras de soluções - são interdependentes. O apoio a qualquer um deles beneficia o mercado de TI em geral, incluindo a IBM e seus clientes''.

Para fazer as inscrições ou obter mais informações sobre o concurso acesse www.ibm.com.br ou www.concursoinsites.com.br.