quinta-feira, setembro 14, 2006

[Acadêmico] Palestra do Projeto ALTIS na Jorge Amado

Palestrando para um público estimado de 200 pessoas, composta por alunos dos cursos de TI das Faculdades Jorge Amado, o presidente do ALTIS, Paulo Maltez, falou do papel estratégico da Bahia no mercado mundial de produção de software.

Segundo o site da IBM, como primeiro grande cliente do ALTIS, a IBM Brasil será parceira na missão de transformar a Bahia em um centro produtor e exportador de tecnologia em software e ajudará no desenvolvimento econômico e social da região. Esse ecossistema tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e faz parte da estratégia de governo de transformar a região num pólo exportador de software e serviços.

Paulo Maltez afirmou que, até o final de 2006, o ALTIS pretende contar com 200 profissionais contratados a fim de atender a crescente demanda de produção de software em contratos mundiais e fora do Estado da Bahia. Espera-se uma absorção de um número maior de contratados, divididos em 100 diferentes cargos na organização, nos próximos anos. A meta, segundo Maltez, é ultrapassar a casa dos milhares.

Para capacitar todo este grande corpo técnico, o ALTIS está fechando convênios com instituições de ensino no Estado e já conta com um número de 8 grandes centros de formação acadêmica. Segundo Maltez, existe uma carência muito grande de mão de obra em linguagem COBOL no Estado da Bahia, e o ALTIS, juntamente com a IBM, irá capacitar os futuros egressos, não só nesta tecnologia mas também em outras trabalhadas pela IBM, a exemplo do JAVA e DB2.
A palestra também contou com a participação de Edna Campos, Gerente do Ecossistema da IBM no ALTIS.

Para conhecer mais, acesse o site do projeto ALTIS.