quarta-feira, setembro 27, 2006

[P&D] Joomla e Pentaho

Acredito que hoje acordei inspirado em divulgar boas iniciativas de software livre. Idéias originais que podem promover serviços de qualidade às pequenas empresas (e por que não as grandes também?) de TI em nossa região.

Uma destas idéias originais é o JOOMLA (antigo MAMBO), que segundo um dos sites brasileiros que o mantém, ajuda a resolver um problema muito comum, que é o custo de se criar e manter um web site ou web portal razoavelmente complexo, repleto de recursos e conteúdo e que tem que ser mantido por várias pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico. A forma tradicional de se produzir um website ou web portal é a de se utilizar uma equipe de designers e programadores para construir o site e publicar o conteúdo. Os autores e editores de conteúdo ficam na dependência do pessoal técnico para conseguir publicar seu material no dia a dia. Acrescentar novos recursos envolve bastante tempo e dinheiro. O Joomla e outros CMS foram criados para ajudar a aliviar este problema.

Achei interessante divulgar este software por conta de uma conversa que tive hoje com um aluno do curso tecnológico que coordeno na FJA e que precisava desenvolver um site rapidamente para um cliente.

Só para ter idéia da qualidade do software, o MEC o usa e a PORSCHE do Brasil também. O Joomla foi escolhido pela ONU como o melhor software gestão de conteúdo livre para divulgar suas iniciativas no web, vencendo inclusive uma ferramenta semelhante da Microsoft.

Conheçam! Vocês irão gostar.

Outro software interessante e que merece divulgação é o PENTAHO. Este software é uma completa suíte de BI (Business Intelligence) que fornece serviços em escala corporativa para relatórios, análise de dados, dashboard, mineração de dados e workflow. Totalmente livre, o Pentaho foi escolhido o número 1 na área de BI e é apoiado pela IBM.

1 Comments:

At 9:14 PM, Anonymous Marcio Junior Vieira said...

Olá Estamos com turmas abertas em Salvador para pessoas que queiram se profissionalizar no Pentaho BI Open Source.
Saiba mais sobre o treinamento Pentaho Business Intelligence Open Source

 

Postar um comentário

<< Home