domingo, setembro 24, 2006

[Acadêmico] Cursos de Nível Superior à Distância

Parece uma idéia nova, mas não é. Para quem viveu um pouco a década de 80, deve se lembrar certamente dos cursos à distância promovidos pelo INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO e INSTITUTO MONITOR e que qualificaram milhares de profissionais. Eu, pessoalmente, tive um pouco de contato com o material do curso de eletrônica e atesto que era muito bom.

Pois bem, com o advento da internet as distâncias encurtaram-se e muito. Assim, esta "nova idéia" se refletiu também nas insituições acadêmicas. Fiz um apanhado de sites que tratam do assunto e descobri coisas bastante legais, como por exemplo o site da Associação Brasileira de Educação a Distância, um site que cataloga os cursos à distância no Brasil, outro que trata do assunto e-learning e o link para o site do MEC que informa as instituições aprovadas para este tipo de modalidade de ensino..

Aqui na Bahia já existem algumas instituições credenciadas e muitas encontram-se em fase de credenciamento, basta conferir o site do MEC.

Excelente opção para quem deseja um certificado de nível superior, mas tem tempo problemas de agenda ou necessita de deslocamento maior para sua realização. É importante afirmar que, ao contrário do que se pensa, o ensino à distância exige maior responsabilidade no aprendizado e maior auto-organização do aluno. Finalmente, o diploma de ensino superior de um curso feito a distância tem o mesmo valor que o diploma de um curso presencial, e não especifica a modalidade.