segunda-feira, setembro 25, 2006

[Mercado] A máquina que te dá emprego completa 25 anos.


Esta noticia eu retirei do IDGNOW, mas está sendo comentada aos quatro cantos do mundo até o presente momento. Inclusive, dei uma entrevista à um telejornal da TVE sobre o assunto.

Pois é, o computador pessoal, o IBM PC, o tataravô deste que você agora está trabalhando, deste que te dá emprego e dinheiro, completou 25 anos de existência.

Uma história curiosa, cercada de erros estratégicos de muitas empresas, como a Apple, que tentaram, porém não vingaram em criar um computador realmente popular. Para quem quiser entender melhor esta história, recomendo assistir o filme Piratas do Silicon Valley.

Bem, segue a reportagem da IDG NOW.
---------------------------------------------

Quando, no dia 12 de agosto de 1981, Don Estridge, diretor do laboratório da IBM, anunciou em uma entrevista coletiva em Nova York o lançamento do PC, ninguém em sua empresa imaginava que aquele equipamento, que levava o nome de 5150 (foto), seria o marco para o nascimento de uma poderosa indústria.

A previsão da empresa era comercializar cerca de 250 mil máquinas até 1986. Antes do final desse prazo, mais de um milhão de computadores pessoais já tinham sido vendidos. Nos últimos 25 anos, cerca de 1,6 bilhão de PCs foram comercializados, com 870 milhões atualmente em uso, e receita anual do setor estimada em US$ 200 bilhões, de acordo com a consultoria Gartner.

O IBM 5150 não foi o primeiro computador pessoal da IBM. Na década de 1970, a companhia desenvolveu outros protótipos, mas nenhum que motivasse a empresa a apostar no lançamento em larga escala – havia grande resistência interna em aceitar que esse tipo de equipamento fosse viável comercialmente.

O que levou o IBM PC a se tornar o padrão de computador pessoal? Em primeiro lugar o fato de a empresa ter disponibilizado suas especificações, o que permitiu o surgimento em pouco tempo de máquinas compatíveis, ao contrário do que aconteceu com os computadores proprietários da Apple.