segunda-feira, setembro 18, 2006

[Mercado] Governo veta de vez uso do sistema operacional Windows no PC popular

Esta informação foi retirada do site da ABES.

Os fabricantes de equipamentos que integram o programa de inclusão digital Computador para Todos foram comunicados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) de que o uso de sistemas operacionais proprietários e de código aberto simultaneamente, no modelo “dual boot”, em suas máquinas foi definitivamente vetado. As empresas não poderão incorporar nenhum aplicativo de código proprietário além dos 26 softwares abertos já previstos no programa. A decisão de divulgar um documento padronizando o posicionamento do governo frente ao caso coloca um ponto final nas divergências de discursos dos órgãos. Há vários meses fabricantes que integram o programa Computador para Todos declaram que recebem sinal verde do departamento jurídico do MCT para incluir o dual boot. Os fabricantes que já tiverem colocado no mercado computadores com dual boot e que utilizam os benefícios de financiamento do programa Computador para Todos não poderão prosseguir com as vendas.
Engraçado este pensamento de que as pessoas só trabalham com um computador se estiverem usando o Windows. Isto é apenas uma questão cultural.

Para provar esta minha hipótese, vale uma conversa corriqueira que tive com o Prof. João Gilberto sobre o uso do Linux: Ele me informou de que em sua casa só há Linux disponível e seu filho, menor de 5 anos, habitou-se de tal forma à este sistema operacional que o utiliza tranquilamente para tudo, desde brincar no computador até visitar sites infantis. Se isto valesse para cada família, a cultura Linux seria promovida ao posto de sistema natural ao invés de sistema alienígena como o querem promover.

Parem e reflitam friamente:
Hoje, na grande maioria das vezes, só utilizamos o computador para navegar em ambiente web e automação de escritório (office). Será que o linux já não atende?