domingo, setembro 17, 2006

[P&D] Tecnovia – Parque Tecnológico da Bahia

Parece incrível, mas existem muitas pessoas na Bahia, ligadas à TI, que ainda não conhecem o projeto do Tecnovia – Parque Tecnológico da Bahia. Em pouco mais de 3 anos, a Secretaria de Tecnologia e Inovação (SECTI) vem fazendo, ao meu ver, um trabalho bastante sério e profissional. Alguns frutos já estão sendo colhidos de seu trabalho, como o primeiro Curso de Doutorado em Computação na Bahia e outras iniciativas que podem e devem ser conferidas em seu site.

O Tecnovia conta com site exclusivo, explicando todo o projeto, inclusive com um filme em 3D mostrando como será a obra, a ser instalada na Av. Paralela, nos arredores da região onde se encontra o Wet'n Wild.

Segue abaixo uma pequena nota retirada do site da SECTI explicando o projeto.

------------------------------------------

A SECTI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia através do Instituto Euvaldo Lodi (FIEB/IEL), concebeu o projeto do Tecnovia – Parque Tecnológico da Bahia como uma alternativa para alavancar a competitividade do Estado. A estrutura física e a infra-estrutura científica e tecnológica concentradas num parque tecnológico propiciam a atração de organizações de referência empresarial, acadêmica e do terceiro setor para pesquisa, desenvolvimento e experimentação de tecnologias e soluções de alto impacto, fortalecendo os empreendimentos de base tecnológica e facilitando a transferência de tecnologia e o registro de patentes. O Parque será implantado em Salvador numa área de aproximadamente 1 milhão de m², priorizando os setores de tecnologia da informação, tecnologia da saúde, energia e biotecnologia, escolhidos em função da competência instalada, da capacidade de agregação de valor e das perspectivas de oportunidades de investimento. A infra-estrutura será composta dos seguintes dos seguintes elementos: escritório de transferência de tecnologia, condomínio de empresas, incubadora de empresas, centro de P&D, instalações físicas (prédios) de empresas de alta tecnologia e outras estruturas coletivas (restaurante, banco, correio e áreas de lazer, entre outras). Espera-se criar um símbolo de modernidade e atratividade de novos empreendimentos na região, contribuindo para construir um desenvolvimento sustentável, reduzir as desigualdades regionais e projetar uma imagem positiva da cidade de Salvador e do Estado da Bahia.