quarta-feira, setembro 20, 2006

[Mercado] Serviços levam IBM Brasil a ciclo de contratações e de expansão

A notícia foi retirado do site IDG NOW. Merece ser lida, pois é possível que boa parte das contratações venha para a fábrica de software na Bahia (projeto ALTIS).

-------------

IBM Brasil está contratando cerca de 2 mil funcionários até o final do ano em função de agressiva estratégia na área de serviços.

Em sete meses de 2006, a IBM contratou 1,5 mil profissionais. Até o final do ano, serão mais 2 mil, o que a deixará com 11 mil empregados diretos e outros 3 mil terceirizados. Em dois anos, o alvo é chegar a 20 mil, mais do que grandes empregadores do setor automobilístico.

Não é mais do que a Índia, um dos parceiros e concorrentes do bloco Bric (abreviação de Brasil, Rússia, Índia e China, os chamados mercados emergentes), que saltou de 5 mil funcionários para 45 mil em três anos. Mas, mesmo assim, é um feito e tanto.

A razão dessa expansão é o setor de serviços. A IBM Brasil está recuperando terreno e se aproximando do perfil da corporação mundial. Lá fora, mais de 50% da receita é de serviços. Em 2002, quando assumi, 26% do faturamento, no Brasil, era de serviços. Vamos chegar próximo dos 45% no final de 2006. Essa aceleração só foi conseguida na base de um crescimento da área de serviços a taxas de 40% a 50% por ano. E este segmento é altamente dependente de mão-de-obra. Saímos de 4.500 funcionários, para 12 mil, se considerarmos os 3 mil terceirizados. Neste ano, já contratamos 1,5 mil pessoas até julho e a previsão é contratar mais 2 mil até o final do ano.