quarta-feira, setembro 20, 2006

[Mercado] Compiere: ERP e CRM de Código Aberto

Esta dica foi enviada por meu amigo Sérgio de Albuquerque da PRODASAL.
Atenção comunidade livre da Bahia: Oportunidade de consultoria para pequenas e médias empresas !
-----------------------

Foi lançado um site sobre o Compiere (ERP e CRM de código aberto) no Brasil:
www.compierebrasil.com.br, cujo objetivo é divulgar informações e dicas sobre o Compiere. Além disso o site disponibiliza o download do Compiere traduzido para o português e adaptado para ser usado com o PostgreSQL, já que em sua versão orginal o Compiere usa o Oracle.

Esse projeto foi patrocinado pela Goodyear da Alemanha em 2000. O Compiere é um dos projeto mais ativos no sourceforge com mais de um milhão de downloadas. O foco do produto é em pequenas e médias empresas. No entanto, ele usa o Oracle como banco de dados, visto que o desenvolvedor principal veio da Oracle. Isso é uma barreira para a realidade das pequenas e médias empresas brasileiras.

A Finep, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, lançou em 2003 um edital para apoio em projetos de sotware livre. Uma empresa, em parceria com a Unicamp, enviou o projeto para adaptação do Compiere para usar o PostgreSQL. Esse projeto foi aceito e durou um ano e contou com a orientação de um professor do Instituto de Computação da Unicamp. Foi lançado o site www.compierebrasil.com.br, com o objetivo de divulgar o projeto no Brasil, bem como disponibilizar a versão com o PostgreSQL para download. Além disso, é disponibilizada a tradução do produto.