quinta-feira, setembro 28, 2006

[P&D] Jovens Baianos estão Classificados em Robótica nos EUA

Recebi esta dica de um colaborador do blog, o Luciano Pinna. Já havia lido a reportagem no jornal A Tarde e achei sensacional. É muito bom saber que iniciativas científicas como estas estão presentes em escolas de segundo grau de nosso Estado. Particularmente, como ex-estudante da antiga Escola Técnica Federal da Bahia, hoje CEFET, confesso que o curso de eletrônica teve influência total na minha profissão atual - fortificando a base científica que tenho hoje.

Creio que a curiosidade científica deve começar cedo a fim de aumentar a quantidade de alunos em cursos de exatas. Parabéns ao professor Fábio Ferreira e seus alunos. É um exemplo a ser seguido.

Abaixo, a reportagem resumida publicada no Jornal A Tarde e um vídeo de um dos robôs vencedores no concurso.

Oito jovens baianos com idades entre 11 e 15 anos foram classificados para participar da RoboCupJunior Internacional 2007 em Atlanta, nos Estados Unidos. Eles foram os vencedores da primeira edição da Jornada de Robótica Inteligente, realizada em julho, na cidade de Campo Grande/MS. Os estudantes cursam o ensino médio e fundamental no Colégio Anchieta (Pituba) e no Externato Mater et Magistra (Itapuã) e fazem parte do Clube de Investigação Científica Robotics. O clube é coordenado pelo professor de Robótica Fábio Ferreira, que acompanhou os alunos na competição.

As suas equipes, compostas por quatro alunos cada apresentaram dois projetos vencedores nas categorias Dança e Resgate. Na categoria Dança, "a baianinha" ou a "baiana cibernética" - um robô que dança samba de roda, fazendo homenagem 'a cantora Carmem Miranda e ao compositor Dorival Caymmi - foi o vencedor. Além do professor, os estudantes Danilo Andrade Peixoto Rêgo, 15 anos, estudante do 1º série do EM do Anchieta e Caio Luis Gomes Vieira, 14 anos estudante da 8º ´serie do EF na Mater foram os representantes da equipe que trabalhou durante três meses na construção do robô. Os vencedores na categoria Resgate foram representados por José Messias Pereira dos Santos Júnior, 15 anos, aluno do 1º série do ensino médio (Anchieta). Nesta categoria os alunos apresentaram Mouse, o ratinho: Um robô de reconhecimento e resgate.


2 Comments:

At 5:33 PM, Anonymous Anônimo said...

Gostaria de agradecer o apoio dos amigos (Luciano Pinna), que acompanham meu trabalho de perto e a você Grinaldo Oliveira pelo apoio. O CIC Robotics há dois anos vem desenvolvendo um trabalho sério com estudantes de ensino fundamental e médio, e os frutos vem sido colhidos durante esse tempo. Lembro que o maior problema que enfrentamos é de patrocínio, em 2005 fomos aprovados na seletiva da RoboCupJunior e não viajamos. Para os eventos nacionais o incentivo são dos familiares e das escolas envolvidas. Poucos alunos viajam devido a essas restrições, sendo apenas representados por alguns, como foi o caso da RoboCupJunior Brasil 2006, em Campo Grande-MS.

Esperamos que toda essa divulgação renda um apoio importante a essa iniciativa educacional. Se o futoro desse país são as criança, pouco se investe no futuro.

Obrigado por tudo!

 
At 10:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Quem vos fala é o noticiado acima e desde já agradeço o apoio!
Qualquer apoio, como este, é nem vindo! Infelizmente muito nos falta por aqui, mas aos trancos mesmo, caminhamos!
Muitas oportunidades já foram perdidas, e por esse apoio, agradecemos.
Abraços.

 

Postar um comentário

<< Home