quinta-feira, setembro 28, 2006

[P&D] Um Pouco de História...


Resolvi quebrar um pouco o gelo com esta pequena nota sobre as sensacionais máquinas que fizeram presença na história tecnológica de nosso país.

Recebi há algumas semanas atrás um site bastante interessante sobre 25 anúncios de informática dos anos 80 e que, confesso, despertaram uma saudade muito grande daqueles tempos em que pouca memória e recursos tornavam-se verdadeiros milagres da programação. Para citar um exemplo, mirem-se nos incríveis jogos da ATARI com seus 2,3,4,8,16... K (!) de memória.

Tem gente até que nem sabe que existiu uma reserva de mercado no Brasil para o comércio de hardware e software. Ou até mesmo que o primeiro curso de informática do Brasil nasceu aqui na Bahia, na UFBA, em 1968. É hora de resgatar este pionerismo.

Pois é, águas passadas e que merecem ser relembradas.

Pensando nisto, comentando novamente sobre computadores, conservo um mini-museu particular na sala em que trabalho. Tenho algumas preciosidades, como um micro TK 2000II, um TK 82C (raridade) e outros equipamentos incríveis. É meu desejo expandir esta coleção e aceito doações dos amigos.

Para entreter os estudantes e fazê-los refletir sobre o avanço da tecnologia, uso meu mini-museu em aulas e eventos da instituição que pertenço.

Talvez, quem sabe, em um futuro próximo, possamos migrar este mini-museu para um local permanente ou itinerante, mostrando um pouco da história tecnológica de nosso país.

1 Comments:

At 10:05 AM, Anonymous Anônimo said...

Grinaldo, posta no blod o video da sua participação no programa Aprovado da TV Bahia

 

Postar um comentário

<< Home