sábado, setembro 29, 2007

[Cursos] PMBIZ - Curso Preparatório Para Certificação ITIL

Para quem não sabe, o ITIL está em alta nas grandes empresas regionais e nacionais. Aproveitem.
-------------------------
A PMBIZ - Treinamentos e Consultoria em Gestão e TI, informa o lançamento de sua nova turma do Curso Preparatório para a Certificação ITIL.

O curso será realizado no período de 22/10 à 26/10/07, das 18h30 às 22h, e dia 27/10/07, das 8:30 às 17:00, no Hotel Fiesta.

A prova de certificação ITIL será realizada no dia 29/10/07 às 18h30.

Período de inscrição 25/09 a 15/10.

Segue divulgação anexa.

atc,
Débora Costa
9159-3720
*PMBiz Consultoria e Treinamento
*info@pmbiz.com.br
(71) 9159-3720

quinta-feira, setembro 27, 2007

[Mercado] Sun e governo brasileiro discutem novo projeto de capacitação em TI

Fonte: Computer World

Atenção estudantes, há possibilidade de ser evangelizador JAVA. Procurem saber como e me digam!
----------------
A Sun Microsystems deverá se reunir, nas próximas semanas em Brasília, com representantes do governo brasileiro para debater projetos viáveis de capacitação de estudantes em tecnologia da informação.

Segundo Charles Beckham, CTO da divisão de Serviços de Educação da Sun, a reunião será feita com integrantes do Ministério da Educação e busca estabelecer planos concretos para viabilizar a colaboração da empresa na formação de estudantes de tecnologia de escolas desde o nível técnico até instâncias superiores, especialmente em desenvolvimento de software em código aberto.

Estratégias de ensino à distância – capazes de interligar e disseminar o conhecimento em desenvolvimento de software – também deverão ser debatidas.

“Percebemos que ainda existem lacunas em relação àquilo que a universidade entrega e que o mercado precisa. Por isso, estamos estudando maneiras para preencher esse espaço”, diz. A expectativa desse encontro já é estruturar a forma prática como pode ser feita a colaboração em prol da formação dos alunos. “Acredito que para o início do ano que vem já teremos algo estruturado”, complementa.

De acordo com Juan Cabral, diretor de serviços educacionais da Sun para a América Latina, a Sun mantém parcerias hoje com mais de 100 universidades brasileiras para complemento de currículo. A idéia é expandir esse volume posteriormente.

Na avaliação de Karie Willyerd, vice-presidente e Chief Learning Officer da Sun, entre os países do BRIC – que reúnem Brasil, Rússia, Índia e China – a nação brasileira é a que apresenta maturidade mais expressiva em relação às oportunidades oferecidas pelo software livre.

Foco em código aberto

Outra estratégia da Sun é trabalhar com universidades para incentivar a programação e o compartilhamento do código aberto. De acordo com Beckham, a partir do mês de outubro, seis universidades – quatro públicas e duas particulares, que não tiveram os nomes revelados até o momento – deverão incluir no currículo a disciplina de programação em código aberto.

A companhia auxiliará esses estudantes, posteriormente, no processo de documentação e compartilhamento do material produzido com a comunidade. “A Sun atuará desde a demonstração sobre como compartilhar o código, adicionar funcionalidades, expandir o código até a parte de educação sobre documentação necessária”, diz.

Os evangelizadores do Java, que a Sun já mantém no Brasil, deverão colaborar com a proposta dentro das universidades, mas o programa deverá prever outros tipos de interação – inclusive via internet. Este é o primeiro programa do gênero para a companhia no mundo que formaliza o compartilhamento de códigos desenvolvidos na universidade com a comunidade.

[Evento] Imagine CUP

Quem quer ir à Paris? Eu vou... www.imaginecup.com

[Evento] Encontro de Webdesign

Recebi via email...
------------
Salvador recebe em outubro o melhor evento de internet do Brasil

Dia 20 de outubro acontece, no Hotel Fiesta Bahia, a décima segunda edição do Encontro de Webdesign. Até esta sexta (28/9), você só paga meia no valor da inscrição!

Os palestrantes serão: Michel Lent, diretor geral da agência 10'Minutos Interactive; André Matarazzo, sócio-diretor da Gringo.nu; Diego Rydz, diretor executivo da agência Setweb; e Vitor Perrone, diretor da 2pontos.

Site: http://www.arteccom.com.br/encontro

[Evento] Convite Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia


Agora sai...

terça-feira, setembro 25, 2007

[Evento] Workshop de Microeletrônica

Para os interessados de plantão.
---------------------
O Capítulo de Computação e Comunicação do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos - IEEE Seção Bahia, tem o prazer de convidar V.Sa. para o Workshop de Microeletrônica que será realizado no dia 11 de outubro de 2007, no Hotel Fiesta em Salvador.

Para realizar sua inscrição favor entrar em contato com:
71-3348-3859 – rgandarela.atos_origin@petrobras.com.br

[Evento] Mutex TechDay 2007

Fonte: MUTEX

Muito bom!
-------------------

Acontecerá no dia 04/10/2007 em Salvador o evento Mutex TechDay 2007
direcionado aos profissionais de tecnologia da Bahia onde contará com
um ciclo de palestras com as principais novidades no mercado de
tecnologia ligado ao desenvolvimento de Software. O evento contará com
a participação de três dos mais importantes especialistas no assunto.

Ramon Durães (MVP) abordará o tema Visual Studio 2008, Alexandre
Tarifa (MVP) abordará o tema SmartClients & Silverlight e José Antonio
Leal abordar o tema desenvolvendo para dispositivos moveis usando
Windows Mobile. Esse evento marcará o aniversário de 4 anos do grupo
de usuários Mutex em Salvador e está sendo oferecido gratuitamente
para toda a comunidade de tecnologia.

Data: 04/10/2007 (Quinta feira)
Duração: 08:30 as 18:00
Cidade: Salvador / Bahia
Local: Centro de cultura do Poder Legislativo de Salvador situado em
baixo da Prefeitura Municipal de Salvador (Praça municipal), entrada
ao lado do elevador Lacerda.

[Cursos] Curso de ITIL

Informe rápio
-----------

ACONTECE AMANHÃ O CURSO
ITIL - VISÃO GERAL
http://www.inforumct.com.br/eventos/curso_itil.php

AINDA HÁ DUAS VAGAS
Inscrições hoje por telefone 71-34511080

Deraldo Pitombo
INFORUM - Consultoria e Treinamento

[Acadêmico] EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO E CIÊNCIA

FONTE: UNEB

Mais um avanço na área de TI na Bahia.
------------
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas já têm data para concretizar a implantação do moderno Centro de Educação, Tecnologia, Informação e Ciência (Cetic): dia 15 de outubro.

Os últimos detalhes da parceria foram discutidos, na tarde desta segunda-feira, dia 24 de setembro, em reunião realizada no Salão Nobre da Reitoria, com a presença da prefeita Moema Gramacho e do reitor Lourisvaldo Valentim.

A partir dessa data, o centro vai dar início às suas atividades como sede do consórcio Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenado pela UNEB. O consórcio é formado pelas sete universidades públicas da Bahia, com o objetivo de ampliar a oferta de ensino superior no estado, na modalidade EaD (educação a distância).

"Esta é a primeira oportunidade de acesso à universidade pública em nosso município. Os cursos oferecidos irão atender demandas da nossa cidade e contribuir para seu dinamismo e desenvolvimento social, econômico e cultural", afirmou a prefeita.

O Cetic já nasce com uma moderna infra-estrutura para abrigar as mais diversas ações da universidade. A proposta é que o novo centro sedie algumas das atividades já desenvolvidas pela UNEB, em Salvador e no próprio município, como cursos de graduação a distância e de pós-graduação na área da educação.

A UNEB também quer desenvolver outras ações voltadas especificamente para a comunidade local. Com um amplo acervo bibliográfico, laboratórios de informática e vídeo, auditório e sala de videoconferência, o centro permite a realização de projetos de inclusão digital, cursos de extensão e capacitação profissional, educação de jovens e adultos, entre outras atividades.

"O novo centro oferece muitas possibilidades para que a universidade possa ajudar na promoção da inclusão social no município. O projeto ainda passará pelo Conselho Superior Universitário (Consu), mas diante de sua importância, tenho certeza de que será aprovado", afirmou Valentim.

Primeiros projetos
Segundo a prefeita Moema Gramacho, Lauro de Freitas tem maior demanda por cursos superiores nas áreas de pedagogia, para a qualificação dos professores e da educação básica, e de administração, para fomentar o potencial econômico da região.

Por essa razão, o curso de administração, na modalidade EaD, será um dos primeiros a entrar em funcionamento, a partir de janeiro de 2008. O curso, que já é oferecido pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da UNEB, será sediado no Cetic para contemplar a comunidade local.

Segundo Silvar Ribeiro, coordenador do Cead e um dos articuladores do projeto em Lauro de Freitas, como sede da UAB o centro também deve oferecer outros 14 cursos de graduação a distância, tecnológicos e de pós-graduação, totalizando a oferta de 8,3 mil vagas. Os projetos desenvolvidos são auto-sustentáveis, mantidos através de recursos federais disponíveis em editais.

“A UNEB, que atualmente coordena o consórcio das universidades, poderá aliar a sua experiência em EaD com a sua relevante atuação social, atendendo a diferentes demandas sociais da comunidade”, avaliou o futuro diretor do Cetic, Arnaud Soares, também docente da universidade.

segunda-feira, setembro 24, 2007

[Mercado] Empresas de TI procuram profissionais

Fonte: IT Web

Para refletir. Embora possa parecer uma crise é uma fonte de oportunidades única. Vamos aproveitar!
------------


A formação de mão-de-obra especializada hoje não dá conta da demanda do setor. Há cerca de duas semanas, a Navita Tecnologia, de Florianópolis (SC), publicou um anúncio oferecendo oito vagas para especialistas em desenvolvimento de programas de computador. Recebeu cerca de mil currículos. Entretanto, nenhuma das vagas foi preenchida até agora. Segundo Fábio Nunes, um dos sócios da empresa, o perfil ideal do profissional, que inclui graduação superior e pelo menos três anos de experiência, está difícil de ser encontrado. "A formação de mão-de-obra especializada hoje não dá conta da demanda que a gente tem", comenta Nunes.

A Navita não é a única empresa que sofre com o problema no País. O setor de tecnologia da informação, em geral, está em ebulição. Segundo um levantamento mensal da Right Management, em agosto, quase metade (49,2%) das vagas para o setor de serviços em São Paulo foram para a área de TI. Por conseqüência deste aquecimento, faltam pessoas gabaritadas para atuar em várias frentes, desde o "chão de fábrica" até os postos mais elevados.

O problema é que, no segmento de TI, o chamado "chão de fábrica" inclui profissionais com graduação em Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação. Exigências das quais a Navita abriu mão, para conseguir o conhecimento de que necessita. "O importante para nós é a experiência profissional nas vagas que estamos oferecendo", diz Nunes.

A situação ilustra uma realidade do mercado. Estatísticas do Ministério da Ciência e Tecnologia apontam um déficit de 20 mil profissionais no segmento. E o quadro tende a ser agravar: estimativas apontam um crescimento médio de 11% ao ano no setor até 2009. Já a Sociedade Brasileira para promoção da Exportação de Software (Softex) prevê 230 mil vagas abertas até 2012, incluindo o segmento de software e correlatos.

Por conta da escassez de profissionais, as taxas de desemprego são baixas. Hoje, segundo o diretor acadêmico da Faculdade Módulo, Wagner Sanches, o percentual de desocupados na área é de apenas 1% entre os pós-graduados. Já entre os profissionais que fizeram apenas a faculdade, o índice é de 2%. Além disso, a média salarial está em torno de R$ 3 mil. "Um estagiário da área inicia a carreira com R$ 800", revela o especialista em TI.

À caça de talentos Para escapar desta crise, a Message Informática, do Rio de Janeiro, criou uma campanha que premia com R$ 300 o funcionário que indicar um profissional qualificado para preencher as vagas em aberto. Atualmente, a empresa tem 35 profissionais especializados em análise de sistemas. Do total, 50% têm curso superior completo, 25% são pós-graduados e 25% ainda estão na faculdade. "Estamos sempre com vagas abertas em nosso cadastro. Sentimos falta de profissionais qualificados no mercado. Por isso, a política é investir nos da casa", diz o diretor Marcelo Erthal.

Um dos especialistas em análise de sistemas da Message, Alexandre Souza, trabalha junto a um dos clientes da empresa, a Casa & Vídeo. Após o lançamento do programa de bônus, Souza indicou 10 profissionais, que acabaram se tornando seus colegas na empresa. "Não é fácil encontrar profissionais qualificados hoje. Conheço muita gente no setor e fiz um trabalho específico de caça-talentos", diz.
A Nexxera, empresa que desenvolve soluções de conectividade e gerenciamento financeiro, aumentou seus quadros em 30% neste ano. Há alguns dias, a companhia publicou um novo anúncio, com vagas para desenvolvedores Java e estagiários. Com 120 funcionários, a Nexxera tem matriz em Florianópolis (SC) e sedes em outras cinco capitais. "Ao mesmo tempo em que falamos em desemprego, temos vagas sobrando na área de TI. A maioria dos profissionais não está preparada para o mercado, o que exige investimentos da empresa para uma melhor formação", afirma o gerente de tecnologia da empresa, Andrey Abreu.

Por isso, a Nexxera tem desenvolvido parcerias com universidades e entidades, com o objetivo de desenvolver novos profissionais. Entre as instituições que participam do Projeto Techpeople está a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). "Uma fábrica de software foi criada para atuar no mercado de produção sob encomenda. A idéia é aumentar a produção da empresa por meio dos trabalhos realizados pela equipe e possibilitar o crescimento e amadurecimento dos profissionais envolvidos", diz o diretor de projetos especiais da Nexxera, Alexandre Machado.

[Mercado] Nova empresa júnior pretende inovar na área da Informática — Portal UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

FONTE: UEFS

Feira de Santana vai longe!
-------------
Assembléia geral dos estudantes de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana aprovou a criação da EcompJr, a nova empresa júnior da Instituição. A entidade está voltada ao desenvolvimento de projetos na área de software, hardware e rede, com prestação de serviços destinada a qualquer cliente.

A EcompJr, explica o diretor da Projetos Tiago Calmon, está apta a atividades como a construção de web sites e até a implantação de sistemas mais complexos, como web e desktop, além do desenvolvimento de sistemas microcontrolados. “A empresa surge com o propósito de oferecer serviços de alto padrão de qualidade”, salientou.

Em breve, a empresa lança o site oficial, que vai funcionar no endereço ecompjr.uefs.br. Até lá, contatos podem ser mantidos através do e-mail ecompjr@uefs.br. “Otimistas, os membros da nova empresa júnior da Uefs pretendem, em curto espaço de tempo, alcançar a condição de referência de empresa júnior em Tecnologia da Informação (T.I.) na Bahia”, afirmou Tiago Calmon.

A EcompJr conta com apoio e participação do corpo docente do curso de Engenharia de Computação. “Para cada área de atuação teremos um professor atuando como orientador”, observa Lucas Miranda, vice-presidente da EcompJr.

Parceria

Os estudantes esperam atender demandas da própria Uefs, em parceria com a Assessoria de Informática. Segundo Abraão Maia, gerente de Desenvolvimento de Projetos, “a criação dessa empresa júnior na Universidade permite unir forças da área acadêmica com a área administrativa, preparando o estudante para o mercado de trabalho”.

Para Roberto Bittencourt, professor e um dos fundadores do curso de Engenharia da Computação, “mais do que meros empregados atuando no mercado de trabalho, os engenheiros de Computação têm a oportunidade de transformar este mercado, atuando como empreendedores”. Para o professor Hugo Saba, diz que “a empresa júnior será importante para os alunos no âmbito de empreendedorismo e experiência profissional”.

O diretor presidente da EcompJr, o estudante Rafael Ortega, observa que, mesmo nesta fase de início de atividades enquanto empresa júnior, o grupo já dispõe de experiência no que se refere ao desenvolvimento e gerência de projetos. “Buscamos a solução de novos desafios em razão de ser esse o cotidiano vivenciado pelos alunos do curso de Engenharia da Computação, ao lidar com o aprendizado baseado em problemas, a metodologia PBL”.

sexta-feira, setembro 21, 2007

[Mercado] Pré-incubado SOFTEX Salvador é finalista do 2º Desafio GV-INTEL de empreendedorismo e venture capital

FONTE: SOFTEX

Excelente notícia da SOFTEX.
-----------------------
Pela segunda vez consecutiva, um pré-incubado SOFTEX é finalista do 2º Desafio GV-INTEL de Empreendedorismo e Venture Capital promovido pela Fundação Getúlio Vargas e pela Intel Capital. O prêmio é a etapa brasileira da competição global INTEL / UC BERKELEY TECNOLOGY ENTERPRENERSHIP CHALLENGE cujo objetivo é apoiar e promover o empreendedorismo no mundo através da análise e premiação de planos de negócios inovadores e que tragam uma proposta real de benefícios à sociedade.

Após a seleção de mais 60 projetos submetidos e oriundos de diversos estados e instituições de ensino do país, o projeto incubado no SOFTEX Salvador ficou entre os 20 finalistas que apresentarão seus planos de negócios em outubro nos dias 18 e 19 no salão nobre da FGV em São Paulo. O primeiro e segundo colocados irão para os EUA representar o Brasil na INTEL / UC BERKELEY TECNOLOGY ENTERPRENERSHIP CHALLENGE. Atualmente, o Desafio GV-INTEL é o maior evento de empreendorismo e venture capital do Brasil. A equipe formada por Jacques Chicourel, Mariana Kurzatkowski, e André Santanchè estará competindo com um projeto no segmento de saúde. “Queremos revolucionar e simplificar a forma com que as pessoas têm acesso a serviços médicos.” comentam.

Um dos fatores de sucesso pode ser atribuído ao histórico complementar e heterogêneo dos membros da equipe. André possui larga experiência no ambiente Web contabilizando inclusive experiência na própria Microsoft onde fez parte de um projeto que resultou em uma patente. O próprio Jacques já acumula várias experiências empreendedoras onde cabe destacar a conquista do Bahia Inovação em 2006 além de ter sido finalista do 1º Desafio GV-INTEL de Empreendedorismo e Venture Capital em outubro do passado com um projeto na área de computação móvel. Mariana, graduanda em administração pela UNIFACS, possui experiência nos EUA onde inclusive trabalhou em empresas norte-americanas. “O perfil da equipe representa um equilíbrio de competências, habilidades e visões de cada um. Isso fortalece a start-up, diminui o risco e transmite mais segurança ao investidor”, ressaltam.

Jacques Chicourel enfatiza a presença do SOFTEX Salvador como parte essencial no êxito da classificação. “O SOFTEX Salvador tem utilizado uma fórmula diferente na relação entre pré-incubado e incubadora. O reflexo desta filosofia foi a minha conquista simultânea no Bahia Inovação promovida pela FAPESB e a classificação como finalista no 1º desafio GV-INTEL no ano passado. Creio que outras incubadoras deveriam repensar sua gestão com os seus pré-incubados e trocar com o SOFTEX Salvador estas experiências.Isto poderia resultar em mais pré-incubados e incubados baianos chegando às finais de competições desta magnitude”, salienta.

Dos vinte finalistas serão classificados dois que representarão o Brasil na competição global em Berkeley na Califórnia. Os prêmios, além do translado e hospedagem para os Estados Unidos, serão R$ 40 mil e R$ 20 mil para o primeiro e segundo colocados, respectivamente.

quinta-feira, setembro 20, 2007

[Evento] Cash Management Forum

Para conhecimento dos amigos.
---------------------------------------------
Cash Management Forum
Dia 27 de Setembro/2007
8 às 13h, no Yatch Club da Bahia, Sala Forte São Marcelo

Palestras com:
Wagner Furtado
Presidente do Comitê de Finanças da AMCHM São Paulo

Rizaélcio de Oliveira
Cash Management do Bradesco

Entenda como os movimentos dos mercados financeiros e as instabilidades econômicas, podem infuenciar os seus negócios e o seu dinheiro. Participe do Cash Management Forum e saiba mais sobre essa prática, seus benefícios e implicações diretas no dia a dia da empresa.

Agenda
8h - Credenciamento & Welcome Coffe
8h30 - Abertura (Claudio Cardoso)

Módulo I: Gestão Financeira
8h40 - 9h25 - Cash Management: Miopia & Tecnologia (Cash Monitor)
9h25 - 9h40 - Perguntas & Respostas
9h40 - 10h25 - Painel 1: Relacionamento Bancário
10h25 - 10h40 - Perguntas e Respostas
10h40 - 11h00 - Coffee Break

Módulo II : Controle Financeiro
11h - 11h45 - Estrutura e Processos
11h45 - 12h - Perguntas & Respostas
12h - 12h45 - Painel 2: Controles Internos & Auditoria
12h45 - 13h - Perguntas e Respostas

Uma realização da AMCHAM - Câmara Americana Bahia
Inscrições até 26/09/2007
eventos@camaraamericana.com.br - 71 3235-0047

Investimento

Gratuito para associados da AMCHAM
R$ 40,00 para associados da SOFTEX
R$ 80,00 para outros públicos

terça-feira, setembro 18, 2007

[Evento] III INFOTEC - Feira de Informática e Tecnologia de Feira de Santana

Nota enviada pelo colaborador Mailson Couto.

Excelente notícia - a cidade de Feira de Santana está de parabéns!

-------------------------
O NSI - Núcleo Setorial de Informática de Feira de Santana, em parceria com a Associação Comercial e Prefeitura Municipal apoiados pelo Sebrae e Secti - Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, estarão realizando no período de 03 a 06 de Outubro de 2007, a III INFOTEC - Feira de Informática e Tecnologia junto com a II Jornada de Computação no campus da FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciência em Feira de Santana-Ba.

O Segmento de TI no Estado da Bahia, vem nesses últimos três anos, sendo fortalecido pelo APL - TI - Arranjo Produtivo Local, parceria do Sebrae, Bid - Banco Interamericano de Desenvolvimento e Governo do Estado através da Secti, alavancando o avanço tecnológico, através de cursos e capacitações técnicas, abertura de novos mercados e parcerias importantes para o Desenvolvimento do Setor de TI na Bahia.

A III INFOTEC vem demonstrar o fortalecimento desse setor em Feira, bem como dessas parcerias, trazendo ao mercado regional, seu mais novo mix de produtos e serviços, como também, informações e capacitação tecnológica agragadas à II Jornada de Computação.

Desde já, convidamos todos a participarem deste importante evento para o interior do estado da Bahia. A INFOTEC é uma oportunidade de ter contato com novas tecnologias, palestras, e interagir com o setor de T.I. como um todo.

[Mercado] Furukawa no Telecom Day

FONTE: CT.COM - Marketing & Comunicação

Segue nota enviada para mim pela CT.COM
----------

Durante evento em Salvador, empresa irá destacar as tendências em infra-estrutura para Data Centers

São Paulo, 17 de setembro de 2007 – Com foco na inovação e comprometida com o desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TICs) em todo o Brasil, a Furukawa irá marcar presença no Telecom Day, um dos maiores e mais completos eventos de Telecomunicações do Nordeste. Com o objetivo de propiciar uma visão atualizada do segmento, a troca de experiência e networking entre fornecedores, empresas usuárias e profissionais de telecomunicações, o edição deste ano, que acontece amanhã, dia 18 de setembro, no Bahia Othon Palace Hotel, tem como tema a “Convergência das Tecnologias”.

Durante o evento, a Furukawa dará ênfase a sua linha desenvolvida para Data Centers.

Charles Roos, gerente de produtos da Furukawa, ministrará a palestra “Tendências em Infra-Estrutura para Data Centers”. Durante sua apresentação, ele mostrará por que os serviços e produtos para Data Centers vêm despertando forte atenção no mercado brasileiro atual. “As empresas fornecedoras precisam estar cada vez mais alinhadas com práticas que garantam a confiabilidade de suas soluções, pois os ambientes dos Data Centers concentram um poder computacional cada vez maior”, observa o executivo.

Além de evidenciar os projetos de Data Centers com base na diretiva TIA-942 o executivo apresentará casos práticos. Os participantes poderão também conhecer as novas soluções de alta performance da Furukawa, como as linhas HDMPO e ecológica RoHS; ambas em conformidade com normativas e padrões de controle e qualidade internacionais.

"Hoje é imprescindível assegurar a qualidade dos serviços nos Data Centers com tecnologia de ponta e processos claros e bem definidos, de maneira que tudo funcione dentro do esperado, sem risco de falhas operacionais ou incidentes de segurança", enfatiza o executivo.

Sobre a Furukawa - Empresa especializada em soluções completas de alta performance para comunicação de dados e telecomunicações e fabricante local de cabos ópticos e metálicos. Líder nacional em cabling, a indústria de origem japonesa está a mais 30 anos no Brasil. A empresa é parte de um sólido grupo internacional, formado pela The FURUKAWA Electric Co. Ltd., que atua intensamente nos setores de Comunicação há mais de 130 anos, e pela Mitsui & Co., uma das maiores corporações mundiais.

Sobre o Telecom Day - O Telecom Day é o maior e mais completo evento de Telecomunicações do Nordeste e na sua oitava edição tem como objetivo superar o sucesso de público das suas edições anteriores, atingindo a meta de 400 participantes, propiciando ainda uma visão atualizada do segmento, troca de experiência e networking entre fornecedores, empresas usuárias e profissionais de telecomunicações. Além da plenária principal, o evento conta com uma programação paralela, direcionada para os CIO’s, Diretores e Gerentes de Telecomunicações e TI (Grupo de CIO da SUCESU/BA), onde os Patrocinadores Diamante terão contato direto com executivos responsáveis pelas estratégias de tecnologias no Estado da Bahia e Sergipe. O segmento de Telecomunicações é um dos mais dinâmicos do mercado, gerando uma grande demanda de atualização dos profissionais. O Telecom Day 2007 é o evento ideal para o posicionamento da sua empresa junto ao mercado dos estados da Bahia e Sergipe.


Assessoria de Imprensa:
CT.COM - Marketing & Comunicação

segunda-feira, setembro 17, 2007

[Evento] Telecom Day - 18-09

Aproveitem!
---------------
Tema central:
"Convergência das Tecnologias"

Tópicos Preferências:
• Redes Multiserviços
• Telefonia IP / VoIP
• Segurança em Redes Convergentes
• TV Digital

Sub-temas:
• Infra-estrutura das redes convergentes
(soluções convergentes que estão sendo desenvolvidas e implantadas
nos backbones, redes metropolitanas, wireless, redes corporativas)
• Serviços convergentes
(serviços de telecomunicações convergentes, apresentando comparativo
com tecnologias já existentes)
• Mobilidade em redes Convergentes
(soluções e/ou tecnologias voltadas para aplicações móveis)
• Equipamentos convergentes
(soluções e tecnologias de dispositivos convergentes)
• Regulamentação
(regulamentação dos serviços e tecnologias convergentes)

Bahia Othon - Salvador

info
http://www.rdeventos.com.br/telecomday/programa.asp

[Mercado] Ultimas vagas EMPRETEC

FONTE: SOFTEX.
Excelente - Já tive boas recomendações sobre o curso.
-------------

Já participei dos melhores cursos de gestão do Brasil e definitivamente o EMPRETEC está entre eles, com uma diferença: o melhor custo/benefício. O EMPRETEC mudou definitivamente o meu modelo de gestão na Ação Informática e considero este curso como parte essencial dos resultados que alcançamos e continuamos a alcançar"
Paulo Monteiro - Ação Informática

Estão abertas as inscrições para a nova turma para o WORKSHOP EMPRETEC. O EMPRETEC é um projeto executado pelo Sistema SEBRAE, em parceria com o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e com a ABC/MRE - Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores,

OBJETIVOS

Tem como objetivo estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor, de forma a propiciar sua competitividade no mercado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar aos participantes uma avaliação completa de seu potencial empreendedor.
Reforçar as tendências e habilidades dos participantes para detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar sua eficiência, aumentar seus lucros em situações complexas, satisfazer seus clientes, fornecer produtos e serviços de alta qualidade, utilizar múltiplas fontes de informação, desenvolver planos de negócios, tomar e sustentar decisões frente a adversidades, calcular e correr riscos, aumentar seu poder pessoal, adaptar-se a mudanças rápidas e às incertezas do mercado.
Reforçar a auto-confiança dos participantes.
Dar apoio e assessoramento aos participantes na implantação de seus planos de negócios.

PÚBLICO ALVO

O Empretec é voltado para empresários e futuros empreendedores que já tenham definido claramente seu plano de criação de uma empresa.

O EMPRETEC está orientado para empreendedores que pretendem criar empresas,
ampliar ou melhorar o desempenho de seus negócios e que apresentem potencialidades no que diz respeito às seguintes características comportamentais:


Iniciativa na busca de oportunidades;
Capacidade de correr riscos calculados;
Persistência;
Comprometimento;
Objetividade no estabelecimento de metas;
Capacidade para planejar e monitorar;
Capacidade para buscar e valorizar a informação;
Persuasão e rede de contatos;
Independência e autoconfiança;
Exigência de qualidade e eficiência.

A METODOLOGIA DO EMPRETEC

O EMPRETEC é considerado um dos melhores programas de capacitação empreendedora do mundo, e vem sendo desenvolvido no Brasil com a função de capacitar empresários no entendimento, auto-avaliação e desenvolvimento de suas características empreendedoras. São esses empresários que efetivamente promovem o desenvolvimento de uma região, através de sua capacidade de criar e fazer crescer uma empresa.

Cabe lembrar que a metodologia do EMPRETEC tem suas origens nos Estados Unidos na década de 60. Na primeira metade da década de 80 foi iniciado um projeto que viria a modificar e melhorar a configuração da metodologia, cujo lançamento oficial ocorreu em 1988 na Argentina.

É importante mencionar que a configuração e os melhoramentos introduzidos na metodologia do EMPRETEC foram baseados em amplas pesquisas internacionais, aplicadas em empreendedores de sucesso em diversos países. A partir dessas pesquisas foram identificados e extraídos comportamentos empreendedores que são trabalhados durante os workshops.

Pode-se afirmar que uma parte da grande efetividade de resultados do Projeto repousa na base científica sobre a qual está assentada a metodologia do EMPRETEC. A outra parte é resultado de que o treinamento é fortemente estruturado através de uma metodologia sistemática, sobre a qual constroem-se fielmente todas as atividades propostas no EMPRETEC.

O workshop hoje ministrado aos seus participantes é baseado em conceitos que entendem os empreendedores como pessoas singulares, com características próprias, aliado a um ambiente de integridade que é resultado da soma das forças
individuais desses empreendedores.

Nessa reunião de pessoas com diversidade de experiências, eivadas de convicções próprias e aspirações de vida peculiares, está implícito um novo conceito de desafios. A oportunidade de reunir essas pessoas, com a riqueza diversificada de experiências trazida por elas aliado à metodologia EMPRETEC, propicia um momento único na vida do grupo, seja como conteúdo vivencial de grupo, seja como possibilidade de aproveitamento único para pessoas que vivem o dia-a-dia da realidade empresarial. E assim, altamente motivados e dispostos a realizar e agir como empreendedores, é que os "empretecos" terminam seus workshops.

Os planejamentos detalhadamente realizados, os aprendizados assimilados e a intensidade dos momentos vivenciados nas oitenta horas de treinamento são alguns dos fatores que elevam o Projeto EMPRETEC ao nível de produto mais bem avaliado pelos clientes SEBRAE nas últimas pesquisas.

O EMPRETEC NO BRASIL

A partir de 1993, o Sistema SEBRAE, em conjunto com as Nações Unidas e a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, vem executando o Projeto no Brasil.
Ao longo do período de 1993 a 1997, o EMPRETEC ministrou 20.684 horas de treinamento em 260 "workshops", que contaram com a participação de 6.303 empreendedores.
Desde 1996, o EMPRETEC ocupa o primeiro lugar dentre os produtos do SEBRAE avaliados pelos clientes externos. Na VIII Pesquisa de Avaliação, referente ao 1o. e 2o. semestres de 2002, respectivamente 86% e 91% dos participantes informaram ter o Projeto superado ou atendido as suas expectativas. Mais de 86% atribuíram ao Projeto a identificação de melhoria de suas oportunidades empresariais. O aumento do faturamento, em decorrência do EMPRETEC, foi apontado por 40% dos participantes. 68% creditaram ao Projeto a razão de uma maior participação de funcionários e dirigentes em atividades de capacitação de recursos humanos. Perguntados se indicariam o EMPRETEC a alguma empresa ou pessoa de seu relacionamento, 98% responderam positivamente.

PROCEDIMENTOS


Prazo para envio dos questionários até o dia 21/09/2007;
Para efetuar a inscrição o candidato deverá preencher o Questionário Empretec. Solicitar o questionário para sami.melo@ba.sebrae.com.br;
Após o envio do Questionário Empretec o SEBRAE entrará em contato para agendar o melhor dia e horário de acordo a agenda da entrevistadora;
Maiores informações 3320-4527 - Ivan Cezar
O pagamento da inscrição deverá ser feito após recebimento do resultado da entrevista.

PROGRAMAÇÃO
Entrevista - 01 à 05.10.2007
Local: Central de Treinamento - Sala 01/ SEBRAE Mercês
Hora: 08:30 às 17:30 h

Seminário - 13 à 21.10.2007
Local: Fiesta Bahia Hotel
Hora: 08:00 às 18:00 h
Investimento: R$ 350,00

Forma de Pagamento
À Vista
Entrada + Cheque para 30 dias
Total para 30 dias

O pagamento poderá ser realizado no SEBRAE com Sami Melo ou Ivan Cezar, ou depositado em conta corrente ( para confirmação do depósito será necessário enviar fax do comprovante para o número (71) 3320-4490):
Banco do Brasil
Ag. 3429-0
C/C. 5642-1

domingo, setembro 16, 2007

[Mercado] Empresa baiana desenvolve e lança software inovador

Eu conheço a ferramenta e afirmo que a mesma é uma das maiores invenções que já aconteceram em nosso cenário regional e internacional. Difere de outras ferramentas RAD por conter uma orientação na criação de programas a partir do desenho de processos. Vale a pena conhecer. Existe um video no YouTube que o mostra em ação (abaixo).

-------------------------------
Por Adriana Patrocínio
Uma ferramenta de programação criada na Bahia promete revolucionar o mercado de softwares. Batizado de Maker, o programa possibilita alta produtividade e desempenho, acelerando em até 60 vezes o processo de construção de sistemas. Além disso, elimina as confusas linguagens codificadas e reduz em até 60% o custo de manutenção das aplicações. Criado pela empresa baiana Softwell Solutions, o produto, que levou cinco anos para ser elaborado e envolveu uma equipe de 1,2 mil especialistas, será lançado nacionalmente no dia 18 de outubro.

Uma das novidades introduzidas pelo Maker é que a ferramenta se baseia na construção de algoritmos através de fluxogramas, e não em linhas de códigos como todas as outras. “Nós evoluímos o processo de desenvolvimento de programas, que hoje é o mesmo de 30 anos atrás. O Maker é simples e intuitivo, o que aproxima o especialista de domínio do processo de desenvolvimento do software, aumentando exponencialmente a produtividade e diminuindo na mesma proporção o re-trabalho resultante das falhas de especificação”, declara o presidente da Softwell, Wellington Freire, ressaltando que o novo software pode ser usado para desenvolver qualquer tipo de programação, como sistemas administrativos, ERPs, automação industrial, automação e segurança residencial e sistemas para gestão pública. “O Maker tem 180 ferramentas geradoras de código, mais que qualquer outro programa. Ele foi criado para qualquer um desenvolver sistemas complexos, integrados à web”, acrescenta.

Freire diz que o mérito do programa é integrar as linguagens de programação e, com isso, reduzir o tempo de produção e a quantidade de pessoas no desenvolvimento de sistemas. “Em testes internos, aumentamos a velocidade de produção em 60 vezes, o que, no fim das contas, significa redução de custos”, afirma.

Os investimentos, preço da nova ferramenta no mercado, expectativa de faturamento e metas são guardados a sete chaves pelo presidente da Softwell, que promete revelar os números no evento de lançamento, previsto para acontecer em São Paulo. “Posso adiantar que o preço será compatível com a média do mercado”, garante.

O executivo, que é formado em economia e atua há 26 anos no ramo de tecnologia da informação, explica que o Maker é equivalente ao software Visual Studio, da Microsoft, e ao Rational Rose, da IBM. “O Brasil vai deixar de consumir esses enlatados norte-americanos. Acreditamos que o Maker será uma mola propulsora para o desenvolvimento da TI em território nacional, e pode tornar o país, em curto prazo, referência mundial no setor”, aposta.

Wellington Freire conta que empresas e profissionais de 22 países diferentes já entraram em contato com a Softwell solicitando informações sobre o Maker, o que fez o empresário reavaliar as metas iniciais de vendas e expansão no mercado mundial. O lançamento da ferramenta nos Estados Unidos está previsto para o primeiro semestre de 2008. “Mas montaremos uma estrutura completa de comercialização para outros países ainda este ano”, informa.

sexta-feira, setembro 14, 2007

[Evento] Encontro em Ilhéus busca gerar novos negócios

Fonte: Correio da Bahia

Rapaz... vocês não sabem o quanto fico feliz quando eventos deste porte acontecem no interior de nosso estado. A chave para o desenvolvimento regional é a área de TI, indiscutivelmente. Imagino algum dia, programadores e analistas, em pleno sertão baiano, criando softwares de excelente qualidade para o mundo. Já imaginou? Uma central de call-center em pleno centro da Bahia - em uma cidadezinha pequena, mas plenamente conectada com o mundo? E além do mais, com software desenvolvido em escolas especializadas da região? Utopia? Visitem a Índia e China e depois me digam...
--------------
A segunda edição da Feira de Tecnologia de Informática de Ilhéus (InfoIlhéus) já tem data marcada. Acontecerá entre os dias 3 e 5 de outubro, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, reunindo as empresas de tecnologia e fornecedores do setor. Hoje, o pólo de informática do município responde por mais de 25% dos computadores fabricados no país, proporcionando mais de 1,6 mil empregos diretos em 57 fábricas.

Maior evento de base científica e tecnológica do Nordeste, o InfoIlhéus é realizado pelo Sindicato das Indústrias de elétricos, eletrônicos, computadores, informática e similares dos municípios de Ilhéus e Itabuna (Sinec). Segundo o presidente da entidade, Gentil Pires, a finalidade é gerar rodadas de negócios, buscar novos parceiros e até atrair novos empreendimentos para a região. “Alguns participantes podem perceber as vantagens de estar próximo dos seus clientes”, declarou.

O objetivo do evento é também contribuir com a realização de negócios entre empresas internacionais, nacionais e regionais, favorecendo a consolidação e desenvolvimento do Pólo Industrial. A feira promoverá a exposição de lançamentos em computadores, monitores e periféricos, equipamentos diversos, comercialização de produtos, apresentação de projetos e realização de negócios durante os três dias do evento.

O InfoIlhéus conta com o apoio da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado, Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus, Prefeitura de Ilhéus (Cepedi), Sebrae, Phitrônics e IBL - Intermodal Brasil Logística. A expectativa dos organizadores é superar o sucesso da última feira, ampliando a troca de informações sobre a área de tecnologia e contribuindo para o surgimento de novas oportunidades para a região.

[P&D] Apenas 12,9% dos baianos têm acesso à internet

Se depender da Telemar, este número se mantém abaixo disto... pois R$ 99,00 por um link de 600Kbits.... é brincadeira... eu nem imagino como deve ser no interior do estado.. aí, só o governo mesmo com os infocentros...
-----------------------
Fonte: Correio da Bahia

Mesmo com a queda nos preços, ainda é grande o número de pessoas que não têm acesso ao computador, principalmente na Bahia. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, do IBGE, o estado ficou em 20º lugar no acesso à internet no país, com um índice de 12,9%, ou 1,4 milhão de pessoas com idade acima de 10 anos. Esta distância ocorre por vários motivos, e o principal deles é o fato de não terem ainda o computador.

“Estes números não mudaram muito, e temos que sair desta posição. Há um esforço para criar maiores condições de acesso, principalmente para quem está na periferia ou no interior, que tem mais dificuldade”, afirmou o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Ildes Ferreira. Para ele, a inclusão digital é tão importante quanto uma disciplina de ensino.

O Programa de Inclusão Sócio-Digital da Bahia é considerado como um dos maiores do país, com 360 Centros Digitais de Cidadania em 274 municípios. Segundo o secretário, a meta é alcançar todos os municípios, e até o final desde ano mais 175 centros serão implantados. “Queremos as unidades funcionando de forma qualificada, possibilitando o acesso à internet e a capacitação dos cidadãos”, declarou.

A pesquisa do IBGE constatou que das mais de 1,4 milhão de pessoas que utilizaram a internet na Bahia, mais de 43% tiveram acesso através de centros públicos de acesso, como os Infocentros. Outros 35,4% utilizaram o computador em casa. Entre os que não tiveram acesso, 32% disseram não ter computador, 26,4% não sabiam acessar e outros 12,7% não achavam necessário ou não queriam.

[Mercado] Bahia pode ter parque de softwares

Fonte: Correio da Bahia.

Por enquanto, muita energia potencial (lembra-se das aulas de físicas?)... mas, energia cinética que é bom.... vamos ter fé! Algum dia este trem tem transformação de energia! Eu tenho muito otimismo neste atual governo para esta área - será o grande diferenciador da gestão passada - vamos ver se eles compartilham desta idéia também!
-----------------------------------------------------------------

A Bahia está buscando atrair empresas da área de tecnologia da informação (TI). O objetivo é implantar um pólo, principalmente de produção de software, com unidades na capital e no interior do estado. Entre as ações desenvolvidas, estão a qualificação de recursos humanos na área de TI, apoio à inovação tecnológica nas empresas e o projeto de implantação de um parque tecnológico em Salvador.

A diretora de fomento da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rúbia Carvalho, destacou que a atração de grandes empresas proporcionará estímulo e crescimento às pequenas, que poderão fornecer serviços às companhias maiores. Recentemente, foi realizada uma reunião, em São Paulo, com representantes das dez maiores empresas de TI do país. Na oportunidade, foram apresentadas as condições para instalação de filiais no estado. Uma das medidas em estudo é a redução da carga de impostos para o setor.

Em Salvador, a expectativa é que seja iniciada ainda este ano a construção do TecnoVia, um parque tecnológico que será implantado na Avenida Paralela, fruto de uma parceria entre o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), governo estadual e prefeitura municipal. Ele terá a área de TI como prioritária, além da biotecnologia e das energias limpas. Sua implantação será realizada por fases, num projeto de longo prazo.

Trabalho - A mão-de-obra é a principal preocupação, na atualidade. “Há uma dificuldade para encontrar mão-de-obra para este setor, principalmente profissionais com domínio do inglês”, citou o secretário Ildes Ferreira. Diante do quadro, serão oferecidos cursos que terão como objetivo formar pelo menos quatro mil jovens nos próximos quatro anos.

Recentemente, o BNDES aprovou a renovação do Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (Prosoft), com prazo de vigência até 31 de julho de 2012 e dotação orçamentária de R$1 bilhão. Com isso, o programa voltou a vigorar com um horizonte de mais longo prazo, além de mudanças nas condições do financiamento, tais como redução de custos e maior acesso, sobretudo às pequenas e médias empresas.

[Mercado] CIO Brasil GOV 2007

Fonte: CT.COM - Comunicação & Marketing

Segue nota enviada por assessoria de imprensa.
---------------
Encaminhamos abaixo informações sobre algumas das palestras que acontecerão durante o CIO Brasil GOV 2007, maior evento voltado aos CIOs do governo do país, que acontece este ano de 19 a 23 de setembro, em Porto Seguro-Bahia.

----------------------
SERPRO

“Melhores Práticas de TI na Gestão Pública”

Diretor presidente da Serpro ministra GI Debates sobre o tema durante CIO Brasil GOV 2007, maior encontro anual entre CIOs de governo do país, que será realizado pelo Instituto Sem Fronteiras (ISF), neste mês, de 19 a 23, em Porto Seguro, na Bahia.
São Paulo, 14 de setembro de 2007 – O diretor presidente da Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação (TI) do Brasil, criada para modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública, Marcos Vinicius Ferreira Mazoni, irá ministrar o GI Debates “Melhores Práticas de TI na Gestão Pública”, durante a edição 2007 CIO BRASIL GOV, maior encontro anual entre CIOs de Governo do país, que será realizado pelo Instituto Sem Fronteiras (ISF), neste mês, de 19 a 23, em Porto Seguro, na Bahia.
Entre os assuntos que serão discutidos estão: a questão de qualidade e produtividade nas soluções de TI do setor público e como a busca pelo compartilhamento do conhecimento e de soluções entre os entes públicos do país pode elevar a capacidade de atender às demandas de qualificação na administração e na prestação de serviços à cidadania.

“Muito mais que as novas tecnologias, a visão de cooperação e otimização de recursos e soluções permitirá o atendimento com agilidade e qualidade de demandas históricas do setor público e da sociedade como um todo”, opina Mazoni, que também irá apresentar experiências reais de compartilhamento de soluções e de desenvolvimento, que já estão em funcionamento, dando produtividade e resoo em funcionamento, dando produtividade e reoemandas jentos de Dados. a 1993, fez parte do gabinete de Pallvendo problemas.

“Somente um governo com instrumentos de controle interno pode oferecer instrumentos de controle social sobre suas ações e isso hoje só é possível com o uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação. Empregar bem os recursos públicos é uma obrigação de todo o gestor do setor”, finaliza.
----------------------
VIVO

Soluções de comunicação móvel para o governo

Temática será destaque da operadora Vivo no CIO Brasil GOV 2007, que acontece nos próximos dias, de 19 a 23, na Bahia

São Paulo, 14 de setembro de 2007 – Controlada pelos grupos Portugal Telecom e Telefônica, e uma das principais operadoras de telefonia celular atuantes no Brasil, a Vivo marcará presença na edição 2007 CIO Brasil GOV, maior encontro anual entre CIOs de governo do país, que será realizado pelo Instituto Sem Fronteiras (ISF), neste mês, de 19 a 23, em Porto Seguro, na Bahia.

Kleber Simas Frazão, key account manager da empresa, irá apresentar as soluções de comunicação móvel da Vivo Empresas, mostrando o que há de mais moderno em automação de equipes de campo e como estas soluções customizadas ou não otimizam processos. Cases de sucesso serão também apresentados durante a palestra.

Graduado em Sistemas de Informação com oito anos de experiência no mercado de telecomunicações, Frazão trabalhou na TCO Celular como analista de sistemas participando nos processos de migração e implantação de novos sistemas, há três anos trabalha com clientes corporativos da Vivo Empresas, atuando como key account manager onde busca novas possibilidades auxiliando os clientes a desenvolver e customizar soluções de comunicação móvel em suas empresas.

----------------------

ACECO

Melhoria na qualidade e serviços deData Centers beneficiam cidadãos

Para Fernando Almeida Prado, diretor de marketing da Aceco TI, que participa do CIO Brasil GOV 2007, maior poder de processamento, mais espaço para armazenamento de informações e crescimento modular são algumas das modernizações tecnológicas dos Data Centers que podem beneficiar o governo e a população

São Paulo 14 de setembro de 2007 – Como os governos devem contar com Data Centers Seguros e de Alta Disponibilidade? Responsável pela elaboração da estratégia de marketing e desenvolvimento de mercado da Aceco TI, Fernando Almeida Prado, responderá esta pergunta aos mais de 100 CIOs presentes no CIO Brasil GOV 2007, maior encontro anual entre CIOs de Governo do país, que será realizado pelo Instituto Sem Fronteiras (ISF), neste mês, de 19 a 23, em Porto Seguro, na Bahia

O palestrante irá abordar entre outros assuntos: o valor da infra-estrutura de TI; o conceito de Alta Disponibilidade; a complexidade da TI; as novas tecnologias e os problemas de infra-estrutura; engrenagens que compõem um Data Center Seguro e de Alta Disponibilidade; prejuízos decorrentes da interrupção de TI; riscos e ameaças à Segurança e Infra-estrutura; soluções Aceco TI; Sala-Cofre Certificada; modular Safe, outras soluções, soluções de energia, climatização e rede; Ongoing;Moving.

----------------------
PROCEMPA

Case Porto Alegre: A TIC comoferramenta estratégica na gestãopública

André Imar Kulczynski, diretor presidente da PROCEMPA, empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do município de Porto Alegre, participa do CIO Brasil GOV 2007

São Paulo, 14 de setembro de 2007 – Porto Alegre vem sendo reconhecida no cenário nacional de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) como uma Cidade Digital. De acordo com o diretor presidente da PROCEMPA, a inovação tecnológica se traduz na gestão transversal de administração, tendo a empresa de TIC da Prefeitura - a Procempa - , como órgão estratégico de gestão. “A Infovia – Rede de Fibras Ópticas da Capital gaúcha, com mais de 300 km -, associada a soluções híbridas, viabiliza a maior rede de PLC (Power Line Communications) do Brasil, para fins de inclusão social, disponível na periferia da cidade”, diz Kulczynski.

Além do PLC, o ambiente wireless é uma realidade para os porto-alegrenses, que desfrutam de internet pública e gratuita nos principais parques da cidade. Também por wireless estão interligadas mais de 50% da escolas do município, projeto que até o final do ano conectará, em banda larga, a rede de postos de saúde e de telecentros. O inédito Sistema Integrado de Assistência Social permite ainda a interoperabilidade de um conjunto de outros sistemas, que gerenciam a política de Assistência Social do Município. “Aplicando os conceitos e ferramentas da geomática, foi ainda desenvolvido o portal Observa POA que disponibiliza aos cidadãos informações socioeconômicas georreferenciadas da cidade”, finaliza Kulczynski.

Sobre o CIO BRASIL GOV 2007: O evento terá a presença de 100 executivos de TIC do setor governamental, escolhidos e convidados especialmente pelo ISF para estabelecer e ampliar relacionamentos e conhecer as novas tecnologias aplicadas ao Setor Público. Entre os temas que estarão na pauta do encontro estão Governança Corporativa, Business Inteligence, Wireless, VoIP, Inclusão Digital, Certificação e Notas Fiscais Eletrônicas (NFEs) e Segurança. Para promover um ambiente adequado para a troca de experiência entre os participantes e a prospecção de negócios, toda a programação é calcada sobre atividades dinâmicas, com a oferta de diversos espaços de destaque para a Indústria do Setor: Interacts, NetworkPoint, Keynotes especiais, Pesquisas, Painéis, Grupos de Interesse, Almoços, Jantares, Coquetéis e Atividades de Entretenimento. Visite o site: www.ciogov.com.br

quinta-feira, setembro 13, 2007

[Acadêmico] Oportunidades de Bolsas em Projeto de Pesquisa

Excelentes oportunidades na UNIFACS - Aproveitem!
-----------
Início: Outubro de 2007

Universidade Salvador (UNIFACS)

Grupo de Pesquisas em Aplicações Multimídia Avançadas (GAMA) / Núcleo
Interdepartamental de Pesquisas
em Redes de Computadores (NUPERC)

Título: IMPLANTAÇÃO DE UMA INFRA-ESTRUTURA PARA DESENVOLVIMENTO E
TESTES DE PROGRAMAS PARA TVDI

Resumo:
A TV Digital e Interativa tem sido apontada como um novo meio de
comunicação capaz de revolucionar a forma com a
qual fazemos e assistimos TV. A TVDI abre novas oportunidades para a
indústria de software, que terá o papel de
codificar softwares específicos que serão distribuídos junto com o
fluxo de vídeo digital, são os chamados programas
interativos. O teste de programas interativos em sistemas de
televisão digital requer uma infra-estrutura semelhante à
de uma estação de televisão digital. É preciso codificar os
programas, multiplexá-los com os vídeos e datagramas IP
associados e, por fim, transmitir o fluxo MPEG-2 Transport System
resultante usando uma rede de televisão baseada
em um dos padrões para modulação disponíveis no mercado. Hoje em dia
os custos de uma estação de televisão digital
são altíssimos e nem as próprias emissoras de TV dispõe de tal
infraestrutura. O ambiente DTE (DynaVideo Test
Environment) oferece uma solução baseada em softwares especiais e
placas decodificadores. Através desse ambiente
é possível também testar aplicações transmitindo o fluxo MPEG-2 TS
através de redes IP (IPTV) ligando a saída do
componente Dynavideo ITV Pack ao Set-top Box através de uma rede IP.
O presente projeto visa principalmente a
implantação de uma infraestrutura pioneira no Estado da Bahia visando
o desenvolvimento e testes de programas para
TV Digital e Interativa, bem como, a realização de um programa de
treinamento e o desenvolvimento de programas
piloto.

==================
BOLSAS DISPONÍVEIS

2 BOLSAS INICIAÇÃO TECNOLÓGICA IT
Requisitos mínimos:
Valor: R$ 300,00
Duração: 18 meses
Requisitos:
- Ter bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar,
não
possuindo nenhuma reprovação na graduação.
- Ter concluído o 3o semestre do Curso de Graduação (para cursos
semestrais)
- Ter concluído o 2o ano do Curso de Graduação (para cursos anuais);
- Dedicar, no mínimo, 20 horas semanais ao projeto;
- Não ter vínculo empregatício, de qualquer natureza, durante toda a
vigência da bolsa;
- Não ser beneficiado por outra bolsa de qualquer natureza, durante
toda a vigência da bolsa da Fapesb;
- Possuir súmula curricular atualizada na Fapesb

* Além dos requisitos anteriores, será exigida a experiência de
programação em Java.

1 BOLSA INICIAÇÃO TECNOLÓGICA ITEC3
Valor: R$ 1800,00
Duração: 18 meses
Requisitos:
- Ter, preferencialmente, titulação de Especialista;
- Ter experiência comprovada na área do Projeto* nos últimos 05
(cinco) anos;
- Dedicar 40 horas semanais às atividades a serem desenvolvidas no
projeto;
- Não ser beneficiado por outra bolsa de qualquer natureza, durante
toda a vigência da bolsa concedida pela Fapesb;
- Possuir súmula curricular da Fapesb, atualizada;
- Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes ou similar.

* A experiência será comprovada através do CV Lattes e de entrevista.
Além dos requisitos anteriores, os candidatos devem comprovar sólidos
conhecimentos em programação
(Java, fundamental e C, desejável), experiência em projeto de
software (especificação, documentação, etc), além de
terem desenvoltura para manipular
componentes de hardware.

==========================
Candidatos interessados devem entrar em contato com Prof. Celso
Saibel (saibel@unifacs.br)

Celso A. Saibel Santos
Coordenador do Projeto

[Evento] 1 ano de TI na Bahia

Pois é... o tempo passa que a gente nem nota... o blog TI na Bahia fez 1 ano no dia 08 de setembro e nem percebi. Obrigado pelos acessos e pela colaboração intensa. Acreditem: sem sinergia não há energia!


quarta-feira, setembro 12, 2007

[Evento] XIX Congresso Nacional de Criminalística

Imperdível!

----------

XIX CONGRESSO NACIONAL DE CRIMINALÍSTICA
11 a 17 de Novembro

Voltado a Peritos Criminais, estudantes universitários e Autoridades Policiais e Judiciárias, este ano será realizado em Salvador, Bahia.

O tema do XIX Congresso Nacional de Criminalística é “Perícia Criminal: garantia do indivíduo, direito à verdade”. Este tema visa precisar a importância da Perícia Criminal como uma garantia do indivíduo de ter-se respeitado o preceito constitucional do devido processo legal para o esclarecimento da verdade, portanto, um direito à verdade. Participe

terça-feira, setembro 11, 2007

[Mercado] Vale do Rio Doce triplica oferta de estágios

Aproveitem. Oportunidade!
----------

A Companhia Vale do Rio Doce praticamente triplicou a oferta de vagas em seu programa de estágios: o número subiu de 500 para 1.426 oportunidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Maranhão, Sergipe e Bahia. As inscrições encerram-se no domingo. As chances de Nível Superior são para 50 cursos, entre eles Administração, Agronomia, Análise de Sistemas, Comércio Exterior, Computação, Informática, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia, Marketing, Letras e Relações Internacionais.

Podem participar universitários a dois anos da conclusão do curso e com inglês avançado, além de conhecimentos em informática. Para Nível Técnico, são 30 cursos, como Administração, Agropecuária, Automação, Contabilidade, Edificações e Estrada, Elétrica, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Informática, Instrumentação, Manutenção de Equipamentos, Mecânica, Química e Turismo. Nesse caso, é preciso estar a um ano da conclusão do curso.

Bolsas vão de R$ 350 a R$ 780, além de assistência médica, seguro de vida, vale-transporte e vale-alimentação. Inscrições no site www.cvrd.com.br, no link Estágio.

[Mercado] Microsoft vai oferecer computador ''pré-pago''

Fonte: Portal Nacional de Seguros & Saúde

Creio que este serviço so ocorra no resto do país, porque se dependermos do serivço Velox e adjascentes.... tamos literalmente fritos.
----------

A Microsoft, em parceria com a Telefônica e a Positivo Informática, anunciam hoje o computador pré-pago para popularizar o uso do PC. A iniciativa consiste em alugar máquinas conectadas à internet de alta velocidade e softwares já instalados, além de serviço assistência técnica e seguro. Mas o cliente tem de devolver o PC no término do contrato. Não será preciso ter linha telefônica para contratar o serviço. Três planos estarão disponíveis, com mensalidades a partir de R$ 170. O valor a pagar por mês depende da configuração do computador. O pacote pleno vai oferecer até oito megabytes para troca de dados.

Essa parceria pretende facilitar o acesso de pequenas e médias empresas à tecnologia. O produto também é dirigido a consumidores que tenham restrições no acesso ao crédito.

Novo projeto

A Microsoft prepara um outro modelo de negócio de PC pré-pago no qual o cliente adquire o computador, pagando 30% da máquina, e abate o restante da dívida com créditos de uso.

segunda-feira, setembro 10, 2007

[Acadêmico] WEI Tchê

Caros amigos, oportunidade para divulgar trabalhos!!!!

------------

*******************************************
I WEI Tchê - Workshop sobre Educação em Informática - RS
* Novo prazo para submissão de artigos: até 16/setembro/2007
*******************************************

I WEI Tchê - Workshop sobre Educação em Informática - RS
http://www.seminfo.com.br
Torres/RS, Brasil, 1o, 2, 3 e 4 de novembro de 2007

- CHAMADA DE TRABALHOS PARA A SESSÂO TÉCNICA -

INTRODUÇÃO

O WEI Tchê é um evento regional, de formato semelhante ao evento que
ocorre anualmente junto com o Congresso da Sociedade Brasileira de
Computação, e tem por objetivo debater diferentes temas relacionados
ao ensino de computação e informática. Pretende-se que ele venha a ser
um importante fórum regional para apresentações de trabalhos e debates
entre docentes, discentes e coordenadores de cursos.

O evento é direcionado para professores e coordenadores dos cursos da
área de Computação e Informática de todas as instituições de ensino
superior do Rio Grande do Sul e do Brasil.

O WEI Tchê contará com a apresentação de artigos completos, além de
palestras convidadas e grupos de trabalhos, preferencialmente nos
seguintes temas:

* formação multidisciplinar: experiências e tendências;
* metodologias de ensino na área de Computação e Informática;
* perfil do profissional na área de Computação e Informática;
* experiências em cursos Seqüenciais, Tecnológicos e de Licenciatura
na área de Computação e Informática;
* experiências inovadoras na elaboração de grades curriculares para
cursos de Computação e Informática;
* experiências de projetos de extensão universitária no escopo de
cursos de bacharelado;
* educação a distância na área de Computação e Informática;
* processos de avaliação em cursos de Computação e Informática
(avaliação de docentes, discentes, curso, entre outros);
* desenvolvimento de ferramentas de auxílio ao ensino de computação.

SUBMISSÃO DOS ARTIGOS

O processo de submissão será exclusivamente eletrônico. Os artigos
devem ser escritos em português seguindo as definições apresentadas na
seção FORMATO DOS ARTIGOS.

A primeira versão deverá ser submetida em formato PDF sem a
identificação dos autores.

Os artigos serão avaliados por um corpo de revisores atuantes na área.
Os artigos selecionados serão publicados nos anais e apresentados
oralmente durante o evento.

Autores que tiverem seus artigos aprovados deverão submeter uma versão
final, com eventuais correções, no formato original (preferencialmente
em uma das plataformas cujos modelos são citados na seção FORMATO DOS
ARTIGOS). Todos os trabalhos aprovados terão sua versão final
publicada nos anais do evento.

A submissão dos artigos deverá ser feita através do sistema JEMS no
link https://submissoes.sbc.org.br/wei-tche2007

A submissão dos artigos é feita em duas etapas. Inicialmente o
proponente preenche a "capa" do trabalho, com os seguintes campos:

* título;
* modalidade;
* nomes dos autores;
* instituições onde atuam;
* endereços e telefones;
* e-mail do autor responsável;
* resumo com no máximo 300 caracteres;
* palavras-chave (máximo 4 palavras).

Na segunda etapa será submetido o "corpo" do trabalho, que se inicia
com o título, seguido do texto completo, incluindo tabelas, figuras e
referências bibliográficas, sem nome ou qualquer identificação dos
autores ou afiliação. O corpo deve ter tamanho máximo de 8 páginas.

Serão rejeitados os artigos que não seguirem os critérios
estabelecidos nesta chamada.

FORMATO DOS ARTIGOS

Os artigos deverão ser apresentados em até 8 páginas de tamanho A4,
com fonte Times ou Times New Roman, tamanho 11pt. A estrutura do
artigo deve conter as seguintes partes: resumo, palavras-chaves
(máximo 5), introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

Os artigos devem ser escritos em conformidade com as normas da SBC,
conforme descrito no seguinte link:

INSCRIÇÕES

Pelo menos um dos autores de artigos aprovados para publicação e/ou
apresentação deverá efetuar a inscrição no VI SEMINFO RS'2007.

O não pagamento da taxa de inscrição implicará a desqualificação do
artigo e sua conseqüente exclusão dos anais do evento.

DATAS IMPORTANTES

* Submissão de artigos: até 16/setembro/2007
* Avaliação dos artigos: 17/setembro a 05/outubro/2007
* Resultado das avaliações: 05/outubro/2007
* Envio da versão final (para elaboração dos anais): 10/outubro/2007

DOCUMENTOS DE INTERESSE

* Página do Evento:
http://www.seminfo.com.br

* Chamada em ASCII:
http://www.seminfo.com.br/weitche-rs-2007.txt

COORDENAÇÃO

* Coordenador geral do SEMINFO RS'2007:
Márcio Roberto Machado da Silva (ULBRA/Torres)

* Coordenadora do WEI Tchê 2007:
Denise Bandeira da Silva (Unisinos)

COMITÊ DE PROGRAMA

* Denise Bandeira (UNISINOS)
* Ana Paula Lüdtke Ferreira (UNISINOS)
* Márcio R. Machado da Silva (ULBRA)
* Adriana Bueno da Silva de Bitencourt (ULBRA)
* Reginaldo Rocha Caetano (ULBRA)
* Patrícia Beatriz de Macedo Vianna (Unilasalle)
* Ana Margô Mantovani (Unilasalle)

LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Campus da ULBRA/Torres
Torres - RS

ORGANIZAÇÃO

* Centro Universitário FEEVALE
* Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)
* Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
* Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (FACENSA)
* Faculdades de Taquara (FACCAT)
* Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre
* Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
* Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
* Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

APOIO

* Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
* Asseciação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO)

--
Denise Bandeira
Coordenadora do Bacharelado em Sistemas de Informação
Site do curso: aqui.
UNISINOS
São Leopoldo - RS - Brasil
Tel.: (51) 3590-8168 ou 3591-1100 R. 1661
Favor responder para: bandeira@unisinos.br

[P&D] Site Estante Virtual

Fonte: Estante Virtual

Já tinha lido a notícia na revista Carta Capital, logo depois o meu irmão acessou e insistiu que eu conhecesse. Como ele também é professor da área de tecnologia insistiu que eu publicasse no blog. Pois bem, lá fui eu conhecer o sebo virtual, aliás um mega centro de sebos de todo o Brasil. Consultei alguns livros de informática e voilá achei alguns a um preço bastante camarada - cerca de 50% menor, no mínimo.

Desta forma, recomendo! Se quiser comprar livros de informática baratos, confira!

www.estantevirtual.com.br

quinta-feira, setembro 06, 2007

[Mercado] Maior empresa brasileira de softwares gera novos empregos na Bahia

FONTE: ASCOM/SECTI/FAPESB

Esta notícia é quente.
---------------------------------
Prestes a fechar contrato comercial com um grande banco internacional, a CPM Braxis, empresa líder nacional em Tecnologia da Informação (TI), está investindo na contratação de novos 150 funcionários para seu centro de desenvolvimento localizado em Salvador. São vagas para analistas e programadores para desenvolvimento de aplicações, desde recém formados até profissionais seniores. Além de ampliar a atuação na Bahia, a empresa está buscando atuar na formação de profissionais técnicos para a área de TI, num esforço conjunto com o Governo da Bahia.

A intensificação das atividades da empresa na Bahia já é um resultado da reunião que representantes do Governo da Bahia tiveram em São Paulo no final de agosto com os líderes do mercado de TI no Brasil. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, "o governo tem uma clara percepção de que este setor é portador de futuro e tem grande potencial de crescimento aqui na Bahia". Ainda segundo Ferreira, os empresários manifestaram muito interesse na implantação do parque tecnológico TecnoVia, em Salvador, por conta da infra-estrutura que será montada e por TI ser uma das áreas prioritárias.

A CPM Braxis é considerada a maior empresa de TI do Brasil pelo ranking da Revista Exame e do International Data Group (IDG), com faturamento estimado para 2007 de R$ 1 bilhão. Começou a operar na Bahia no final de 2006, com a incorporação da empresa baiana Unitech. Atualmente, a empresa exporta seus serviços para a América Latina, Europa e Estados Unidos, contado com um quadro de cinco mil funcionários e treze Centros de Desenvolvimento de Aplicações em diversos estados brasileiros. Segundo o diretor da empresa, João Francisco, o centro da Bahia é um dos principais, por isso está sendo ampliado. "Já vínhamos dialogando com o Governo da Bahia, mas essa reunião em São Paulo, de certa forma, nos deu uma demonstração da importância que o Governo vem tendo com o tema e nos deu mais segurança em investir na Bahia", disse.

De acordo com Francisco, "essa área de serviços ligados a software voltado para o mercado externo vai crescer, mas é preciso ampliar a formação de mão de obra técnica com fluência em inglês". Dados do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) apontam que a Bahia poderá participar do mercado mundial de desenvolvimento de software com até 20 mil empregos diretos nos próximos quatro anos. "Mas esta oportunidade só será materializada se tivermos disponibilidade de técnicos qualificados", explica o diretor do Órgão de Gestão Estratégica de TIC da Casa Civil, Álvaro Santos. Para intensificar a formação de profissionais para a área, o Governo da Bahia, em parceria com associações e empresas de TI, está formatando um programa estadual de qualificação em informática que iniciará as primeiras turmas ainda este ano.

quarta-feira, setembro 05, 2007

[Evento] TechDay 2007 em Salvador (Outubro)

Recebi este email de Alex Coelho. Oportunidade única em Salvador, fruto de um excelente trabalho de estudantes e profissionais envolvidos com o programa Student Partner, dentre outras oportunidades patrocinadas pela Microsoft.
-----------------------------------------------------------------

Acontecerá no dia 04/10/2007 em Salvador o evento Mutex TechDay 2007 direcionado aos profissionais de tecnologia da Bahia onde contará com um ciclo de palestras com as principais novidades no mercado de tecnologia ligado ao desenvolvimento de Software.

Confira logo abaixo a pré agenda e faça sua inscrição antecipada.
Horário Agenda
08:00-08:50 Credenciamento
09:00-09:30 Parque tecnológico em Salvador
09:30-10:30 Desenvolvendo para web com Visual Studio 2008 (Ramon Durães)
10:30-10:50 Intervalo, bate papo sobre tecnologia.
11:00-12:00 SmartClients ou Silverlight com Visual Stdudio 2008 (Alexandre Tarifa)
12:00-14:00 Intervalo para almoço (Não incluso)
14:00-15:00 Mobilidade para PocketPC com windows mobile (José Antonio Leal)
15:00-16:00 LINQ to SQL (Mapeamento objeto relacional) (Ramon Durães)
16:10-16:30 Intervalo, bate papo sobre tecnologia.
16:30-17:40 Windows Server 2008 – (A Confirmar)

O evento contará com a participação de três dos mais importantes especialistas no assunto. Ramon Durães (MVP) abordará o tema Visual Studio 2008, Alexandre Tarifa (MVP) abordará o tema SmartClients & Silverlight e José Antonio Leal abordara o tema desenvolvendo para dispositivos moveis usando Windows Mobile. Esse evento marcará o aniversário de 4 anos do grupo de usuários Mutex em Salvador e está sendo oferecido gratuitamente para toda a comunidade de tecnologia.

Confira todos os detalhes do evento em : http://www.mutex.com.br

terça-feira, setembro 04, 2007

[Mercado] Estágio no Exterior


Segue cartaz de oportunidade de estágio no exterior. Já havia divulgado antes, vale o reforço.


[Mercado] Novo Blog de Empregos

Fonte: http://bartirabarbosa.blogspot.com/

Caros amigos, recebi um email hoje anunciando este novo blog de empregos (cunho geral). Acessei e gostei. Segue abaixo um informativo retirado do próprio blog.

-------------------
Meu nome é Bartira Barbosa,tenho 31 anos e sou administradora de empresas.Criei este Blog para auxiliar pessoas que procuram uma colocação profissional.Aqui você terá acesso a uma série de informações gratuitas para auxiliá-lo (a) nos seus processos de seleção.Espero que minha ajuda seja de grande utilidade a todos.Seja bem vindo e boa sorte"

[Acadêmico] Cefet em Feira de Santana

Caros amigos, recebi esta espetacular notícia do Prof. Roberto Bittencourt. Espero que consigamos expandir a TI para o resto do Estado da Bahia.

-----------------------------
Prezados,

Feira de Santana terá uma unidade do CEFET-BA a partir de 2008.

Esperamos que profissionais, acadêmicos e empresários do setor de
tecnologia da informação da região se articulem para convencer a
prefeitura de Feira de Santana a oferecer cursos tecnológicos de nível
superior e cursos técnicos na área de TI (de antemão, imagino
possíveis cursos nas áreas de desenvolvimento de software, redes de
computadores, telecomunicações, automação industrial e controle).

A prefeitura tem 120 dias (contados a partir de 03 de setembro) para
decidir quais serão os cursos oferecidos pela unidade do CEFET em
Feira. A articulação dos setores acadêmico (UEFS, CETEB, SENAI,
faculdades), de serviços (do NSI, especialmente) e industrial é
essencial para abrir mais este espaço em nossa cidade.

Sds,

Roberto Almeida Bittencourt
Professor Assistente - DEXA/UEFS
Curso de Engenharia de Computação
Doutorando em Ciência da Computação - UFCG

segunda-feira, setembro 03, 2007

[Mercado] Oportunidade na Índia

Caros amigos, esta é uma oportunidade única de conhecer novas culturais e estar no epicentro do furacão tecnológico da Índia. Para quem é estudante e está disposto a novas aventuras e conhecimentos, eis aqui a dica valiosa.
-----------------

AIESEC complementa formação acadêmica de estudantes
Organização Internacional prorroga inscrições para seu processo seletivo


A AIESEC, reconhecida pela Unesco como a maior organização de estudantes do mundo, prorroga as inscrições do seu processo seletivo para universitários ou recém-formados interessados em estágio no exterior em sua área de atuação e para os jovens que querem desenvolver competências em liderança, internacionalismo, cooperação e trabalho em equipe.

Fundada em 1948, na França, a AIESEC já foi bastante vinculada a imagem de uma agência de intercâmbio. Atualmente conta com status de membro consultivo às Nações Unidas, a organização tem foco no desenvolvimento de lideranças para se constituírem em impacto positivo na sociedade.

A AIESEC está presente em 103 países e em Salvador está há quase 15 anos. Atualmente mais de 40 voluntários de diversos cursos trabalham na organização. As áreas de atuação são variadas e os voluntários escolhem quais habilidades querem desenvolver trabalhando nas equipes. Uma dela é a área de Sistemas de Informação.

Além de desenvolver competências por meio do envolvimento nas atividades locais da organização o jovem AIESECo tem oportunidade de alavancar sua carreira profissional com o programa de trainee no exterior. O programa oferece vagas nos países de todos os continentes com salários compatíveis ao estilo de vida de cada região.

Technical Traineeship – voltado para as ciências exatas, os profissionais desta área terão a oportunidade de atuarem em setores relacionados à tecnologia de informação ou projetos de engenharia. Estas áreas podem incluir desenvolvimento e programação de software, análise e design de sistemas, administração de redes e de banco de dados.

Experiência Profissional na Índia!

A AIESEC no Brasil em parceria com a da Índia recruta pessoas interessadas em uma experiência de intercâmbio profissional na TATA Consultancy Services.

Perfil requerido: Pessoas formadas (ou faltando apenas a monografia) nas áreas de ciências da computação, engenharia da computação, tecnologia e sistemas de informação.

Preferências de conhecimento: Oracle, PL/SQL, C, C++, .NET, Java, J2EE, M/F, AS400, Testing

Por que participar desta experiência?
Desenvolver liderança, internacionalismo, desafiando visão de mundo, oportunidade de trabalho em ambiente multicultural.

Por que a TATA Consultancy Services?

Esta é uma plataforma de aprendizado e desenvolvimento para que jovens profissionais de Tecnologia da Informação possam ter a oportunidade de aprendizado em uma empresa líder em Tecnologia da Informação no mundo.

Benefícios:
-Grande possibilidade de voltar empregado na TATA Consultancy Services no Brasil e com a passagem de volta paga (a depender do seu desempenho);
-Cantina subsidiada
-Transporte
-Acesso a ginástica, biblioteca, clube de esportes;
-Bolsa auxilio
-Seguro de Saúde

A AIESEC acredita que por meio das trocas de experiências culturais e pela promoção da diversidade, contribui para a construção de uma sociedade melhor, enriquecendo indivíduos, empresas e comunidades. Reconhecida mundialmente pelas grandes empresas, entrar na AIESEC é uma ótima opção para quem aceita assumir desafios e querem ter um diferencial no meio profissional e pessoal.

O processo seletivo acontece duas vezes ao ano e as inscrições para este vão até o dia 10 de setembro para nos interessados em fazer o intercâmbio profissional e 12 de setembro para trabalhar no escritório local.

Existem pré-requisitos acadêmicos básicos para que alguém possa fazer o intercâmbio da AIESEC. O Primeiro é relacionado com o tempo de curso, somente pessoas no fim do curso (com mais de 60% do curso concluído) ou com até 2 anos de anos de formado e com nível avançado de inglês (ter certificado de proficiência) podem se inscrever. Além disso, há um pré-requisito de idade, pessoas com mais de 30 anos não podem fazer intercâmbio pela AIESEC.
A ficha de inscrição e o modelo de currículo estão disponíveis no site www.aiesec.org.br/salvador.

SERVIÇO
Processo Seletivo AIESEC em Salvador
Dinâmicas: 14 e 15 de setembro de 2007
Entrevistas: 18 a 22 de setembro 2007

Candidatos para Escritório
Inscrições: até 12/09
Trazer: Ficha de inscrição (podendo ser a on-line) e uma foto 3x4.

Candidatos para Intercâmbio
Inscrições: até 10 de setembro de 2007
Taxa de inscrição: R$ 50,00
Trazer: Curriculum Vitae, ficha de inscrição (podendo ser a on-line), uma foto 3x4, histórico acadêmico, certificado de proficiência.

Mais informações pelo telefone: (71) 3332.6377 ou pelo site: www.aiesec.org.br/salvador
Sinta-se a vontade para entrar em contato conosco ou nos visitando em nosso escritório em Salvador na Escola de Administração na UFBA, na Av. Reitor Miguel Calmon, S/N - Vale do Canela
--
AIESEC in Salvador - Brazil
Email: salvador@aiesec.org.br
Phone/Fax: +55 71 3332-6377
HomePage: http://www.aiesec.org.br/salvador

[P&D] TestExpert: A sua comunidade de teste e qualidade de teste de software

Para a galera sintonizada com a área de testes de software, especialmente aqueles que estão realizando o treinamento promovido pela ALTIS (GRATUITAMENTE - VER NOTA NESTE BLOG), recomendo o site abaixo.
-----------------------------------------

TestExpert: O ponto de encontro da comunidade de testes e qualidade de software brasileira. Neste
portal você poderá criar gratuitamente um Blog e compartilhar o seu ponto de vista e experiência com o
resto da comunidade. Participe também dos fóruns de discussões e ajude a construir a Base Comunitária de Conhecimentos em Teste de Software. Divulgue o seu evento ou oportunidade de emprego gratuitamente neste portal.

Entrevista do mês - Leonardo Molinari

Nessa entrevista para o portal TestExpert, Leonardo Molinari fala sobre o papel da qualidade e teste de
software na atualidade, certificações de teste, gerência de configuração de software e muito mais.

Ajude-nos a construir essa comunidade. Compartilhe o seu conhecimento. Tire as suas dúvidas. Para saber mais, visite o seguinte endereço: http://www.testexpert.com.br

Conteúdo Exclusivo e Gratuito:

* Blogs
* Entrevistas
* Eventos
* Fóruns
* Base Comunitária de Conhecimentos em Teste de
Software
* Vagas

Categorias

* Análise Estática
* Certificações de Teste
* Entrevistas
* Estimativas de Testes
* Fábrica de Testes
* Ferramentas de Testes
* Gestão de defeitos
* Livros & Revistas
* Métricas de Testes
* Opinião
* Outros
* Planejamento de Testes
* Teste de Caixa Branca
* Teste de Caixa Preta
* Teste de Software
* Teste de Software no Exterior
* Teste de Usabilidade
* Teste Unitário e Cobertura de Testes
* Testes de Aceitação
* Testes de Integração
* Testes de Performance
* Testes de Segurança
* Testes de Sistema
* Testes em Processos Ágeis
* Testes Estruturais
* Testes Exploratórios
* Testes Funcionais
* Verificação & Revisões Formais
* Vídeos & Podcasts