domingo, setembro 16, 2007

[Mercado] Empresa baiana desenvolve e lança software inovador

Eu conheço a ferramenta e afirmo que a mesma é uma das maiores invenções que já aconteceram em nosso cenário regional e internacional. Difere de outras ferramentas RAD por conter uma orientação na criação de programas a partir do desenho de processos. Vale a pena conhecer. Existe um video no YouTube que o mostra em ação (abaixo).

-------------------------------
Por Adriana Patrocínio
Uma ferramenta de programação criada na Bahia promete revolucionar o mercado de softwares. Batizado de Maker, o programa possibilita alta produtividade e desempenho, acelerando em até 60 vezes o processo de construção de sistemas. Além disso, elimina as confusas linguagens codificadas e reduz em até 60% o custo de manutenção das aplicações. Criado pela empresa baiana Softwell Solutions, o produto, que levou cinco anos para ser elaborado e envolveu uma equipe de 1,2 mil especialistas, será lançado nacionalmente no dia 18 de outubro.

Uma das novidades introduzidas pelo Maker é que a ferramenta se baseia na construção de algoritmos através de fluxogramas, e não em linhas de códigos como todas as outras. “Nós evoluímos o processo de desenvolvimento de programas, que hoje é o mesmo de 30 anos atrás. O Maker é simples e intuitivo, o que aproxima o especialista de domínio do processo de desenvolvimento do software, aumentando exponencialmente a produtividade e diminuindo na mesma proporção o re-trabalho resultante das falhas de especificação”, declara o presidente da Softwell, Wellington Freire, ressaltando que o novo software pode ser usado para desenvolver qualquer tipo de programação, como sistemas administrativos, ERPs, automação industrial, automação e segurança residencial e sistemas para gestão pública. “O Maker tem 180 ferramentas geradoras de código, mais que qualquer outro programa. Ele foi criado para qualquer um desenvolver sistemas complexos, integrados à web”, acrescenta.

Freire diz que o mérito do programa é integrar as linguagens de programação e, com isso, reduzir o tempo de produção e a quantidade de pessoas no desenvolvimento de sistemas. “Em testes internos, aumentamos a velocidade de produção em 60 vezes, o que, no fim das contas, significa redução de custos”, afirma.

Os investimentos, preço da nova ferramenta no mercado, expectativa de faturamento e metas são guardados a sete chaves pelo presidente da Softwell, que promete revelar os números no evento de lançamento, previsto para acontecer em São Paulo. “Posso adiantar que o preço será compatível com a média do mercado”, garante.

O executivo, que é formado em economia e atua há 26 anos no ramo de tecnologia da informação, explica que o Maker é equivalente ao software Visual Studio, da Microsoft, e ao Rational Rose, da IBM. “O Brasil vai deixar de consumir esses enlatados norte-americanos. Acreditamos que o Maker será uma mola propulsora para o desenvolvimento da TI em território nacional, e pode tornar o país, em curto prazo, referência mundial no setor”, aposta.

Wellington Freire conta que empresas e profissionais de 22 países diferentes já entraram em contato com a Softwell solicitando informações sobre o Maker, o que fez o empresário reavaliar as metas iniciais de vendas e expansão no mercado mundial. O lançamento da ferramenta nos Estados Unidos está previsto para o primeiro semestre de 2008. “Mas montaremos uma estrutura completa de comercialização para outros países ainda este ano”, informa.