sexta-feira, setembro 14, 2007

[P&D] Apenas 12,9% dos baianos têm acesso à internet

Se depender da Telemar, este número se mantém abaixo disto... pois R$ 99,00 por um link de 600Kbits.... é brincadeira... eu nem imagino como deve ser no interior do estado.. aí, só o governo mesmo com os infocentros...
-----------------------
Fonte: Correio da Bahia

Mesmo com a queda nos preços, ainda é grande o número de pessoas que não têm acesso ao computador, principalmente na Bahia. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, do IBGE, o estado ficou em 20º lugar no acesso à internet no país, com um índice de 12,9%, ou 1,4 milhão de pessoas com idade acima de 10 anos. Esta distância ocorre por vários motivos, e o principal deles é o fato de não terem ainda o computador.

“Estes números não mudaram muito, e temos que sair desta posição. Há um esforço para criar maiores condições de acesso, principalmente para quem está na periferia ou no interior, que tem mais dificuldade”, afirmou o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Ildes Ferreira. Para ele, a inclusão digital é tão importante quanto uma disciplina de ensino.

O Programa de Inclusão Sócio-Digital da Bahia é considerado como um dos maiores do país, com 360 Centros Digitais de Cidadania em 274 municípios. Segundo o secretário, a meta é alcançar todos os municípios, e até o final desde ano mais 175 centros serão implantados. “Queremos as unidades funcionando de forma qualificada, possibilitando o acesso à internet e a capacitação dos cidadãos”, declarou.

A pesquisa do IBGE constatou que das mais de 1,4 milhão de pessoas que utilizaram a internet na Bahia, mais de 43% tiveram acesso através de centros públicos de acesso, como os Infocentros. Outros 35,4% utilizaram o computador em casa. Entre os que não tiveram acesso, 32% disseram não ter computador, 26,4% não sabiam acessar e outros 12,7% não achavam necessário ou não queriam.