sexta-feira, setembro 14, 2007

[Mercado] Bahia pode ter parque de softwares

Fonte: Correio da Bahia.

Por enquanto, muita energia potencial (lembra-se das aulas de físicas?)... mas, energia cinética que é bom.... vamos ter fé! Algum dia este trem tem transformação de energia! Eu tenho muito otimismo neste atual governo para esta área - será o grande diferenciador da gestão passada - vamos ver se eles compartilham desta idéia também!
-----------------------------------------------------------------

A Bahia está buscando atrair empresas da área de tecnologia da informação (TI). O objetivo é implantar um pólo, principalmente de produção de software, com unidades na capital e no interior do estado. Entre as ações desenvolvidas, estão a qualificação de recursos humanos na área de TI, apoio à inovação tecnológica nas empresas e o projeto de implantação de um parque tecnológico em Salvador.

A diretora de fomento da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rúbia Carvalho, destacou que a atração de grandes empresas proporcionará estímulo e crescimento às pequenas, que poderão fornecer serviços às companhias maiores. Recentemente, foi realizada uma reunião, em São Paulo, com representantes das dez maiores empresas de TI do país. Na oportunidade, foram apresentadas as condições para instalação de filiais no estado. Uma das medidas em estudo é a redução da carga de impostos para o setor.

Em Salvador, a expectativa é que seja iniciada ainda este ano a construção do TecnoVia, um parque tecnológico que será implantado na Avenida Paralela, fruto de uma parceria entre o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), governo estadual e prefeitura municipal. Ele terá a área de TI como prioritária, além da biotecnologia e das energias limpas. Sua implantação será realizada por fases, num projeto de longo prazo.

Trabalho - A mão-de-obra é a principal preocupação, na atualidade. “Há uma dificuldade para encontrar mão-de-obra para este setor, principalmente profissionais com domínio do inglês”, citou o secretário Ildes Ferreira. Diante do quadro, serão oferecidos cursos que terão como objetivo formar pelo menos quatro mil jovens nos próximos quatro anos.

Recentemente, o BNDES aprovou a renovação do Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (Prosoft), com prazo de vigência até 31 de julho de 2012 e dotação orçamentária de R$1 bilhão. Com isso, o programa voltou a vigorar com um horizonte de mais longo prazo, além de mudanças nas condições do financiamento, tais como redução de custos e maior acesso, sobretudo às pequenas e médias empresas.