quinta-feira, setembro 06, 2007

[Mercado] Maior empresa brasileira de softwares gera novos empregos na Bahia

FONTE: ASCOM/SECTI/FAPESB

Esta notícia é quente.
---------------------------------
Prestes a fechar contrato comercial com um grande banco internacional, a CPM Braxis, empresa líder nacional em Tecnologia da Informação (TI), está investindo na contratação de novos 150 funcionários para seu centro de desenvolvimento localizado em Salvador. São vagas para analistas e programadores para desenvolvimento de aplicações, desde recém formados até profissionais seniores. Além de ampliar a atuação na Bahia, a empresa está buscando atuar na formação de profissionais técnicos para a área de TI, num esforço conjunto com o Governo da Bahia.

A intensificação das atividades da empresa na Bahia já é um resultado da reunião que representantes do Governo da Bahia tiveram em São Paulo no final de agosto com os líderes do mercado de TI no Brasil. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, "o governo tem uma clara percepção de que este setor é portador de futuro e tem grande potencial de crescimento aqui na Bahia". Ainda segundo Ferreira, os empresários manifestaram muito interesse na implantação do parque tecnológico TecnoVia, em Salvador, por conta da infra-estrutura que será montada e por TI ser uma das áreas prioritárias.

A CPM Braxis é considerada a maior empresa de TI do Brasil pelo ranking da Revista Exame e do International Data Group (IDG), com faturamento estimado para 2007 de R$ 1 bilhão. Começou a operar na Bahia no final de 2006, com a incorporação da empresa baiana Unitech. Atualmente, a empresa exporta seus serviços para a América Latina, Europa e Estados Unidos, contado com um quadro de cinco mil funcionários e treze Centros de Desenvolvimento de Aplicações em diversos estados brasileiros. Segundo o diretor da empresa, João Francisco, o centro da Bahia é um dos principais, por isso está sendo ampliado. "Já vínhamos dialogando com o Governo da Bahia, mas essa reunião em São Paulo, de certa forma, nos deu uma demonstração da importância que o Governo vem tendo com o tema e nos deu mais segurança em investir na Bahia", disse.

De acordo com Francisco, "essa área de serviços ligados a software voltado para o mercado externo vai crescer, mas é preciso ampliar a formação de mão de obra técnica com fluência em inglês". Dados do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) apontam que a Bahia poderá participar do mercado mundial de desenvolvimento de software com até 20 mil empregos diretos nos próximos quatro anos. "Mas esta oportunidade só será materializada se tivermos disponibilidade de técnicos qualificados", explica o diretor do Órgão de Gestão Estratégica de TIC da Casa Civil, Álvaro Santos. Para intensificar a formação de profissionais para a área, o Governo da Bahia, em parceria com associações e empresas de TI, está formatando um programa estadual de qualificação em informática que iniciará as primeiras turmas ainda este ano.