terça-feira, setembro 25, 2007

[Acadêmico] EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO E CIÊNCIA

FONTE: UNEB

Mais um avanço na área de TI na Bahia.
------------
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas já têm data para concretizar a implantação do moderno Centro de Educação, Tecnologia, Informação e Ciência (Cetic): dia 15 de outubro.

Os últimos detalhes da parceria foram discutidos, na tarde desta segunda-feira, dia 24 de setembro, em reunião realizada no Salão Nobre da Reitoria, com a presença da prefeita Moema Gramacho e do reitor Lourisvaldo Valentim.

A partir dessa data, o centro vai dar início às suas atividades como sede do consórcio Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenado pela UNEB. O consórcio é formado pelas sete universidades públicas da Bahia, com o objetivo de ampliar a oferta de ensino superior no estado, na modalidade EaD (educação a distância).

"Esta é a primeira oportunidade de acesso à universidade pública em nosso município. Os cursos oferecidos irão atender demandas da nossa cidade e contribuir para seu dinamismo e desenvolvimento social, econômico e cultural", afirmou a prefeita.

O Cetic já nasce com uma moderna infra-estrutura para abrigar as mais diversas ações da universidade. A proposta é que o novo centro sedie algumas das atividades já desenvolvidas pela UNEB, em Salvador e no próprio município, como cursos de graduação a distância e de pós-graduação na área da educação.

A UNEB também quer desenvolver outras ações voltadas especificamente para a comunidade local. Com um amplo acervo bibliográfico, laboratórios de informática e vídeo, auditório e sala de videoconferência, o centro permite a realização de projetos de inclusão digital, cursos de extensão e capacitação profissional, educação de jovens e adultos, entre outras atividades.

"O novo centro oferece muitas possibilidades para que a universidade possa ajudar na promoção da inclusão social no município. O projeto ainda passará pelo Conselho Superior Universitário (Consu), mas diante de sua importância, tenho certeza de que será aprovado", afirmou Valentim.

Primeiros projetos
Segundo a prefeita Moema Gramacho, Lauro de Freitas tem maior demanda por cursos superiores nas áreas de pedagogia, para a qualificação dos professores e da educação básica, e de administração, para fomentar o potencial econômico da região.

Por essa razão, o curso de administração, na modalidade EaD, será um dos primeiros a entrar em funcionamento, a partir de janeiro de 2008. O curso, que já é oferecido pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da UNEB, será sediado no Cetic para contemplar a comunidade local.

Segundo Silvar Ribeiro, coordenador do Cead e um dos articuladores do projeto em Lauro de Freitas, como sede da UAB o centro também deve oferecer outros 14 cursos de graduação a distância, tecnológicos e de pós-graduação, totalizando a oferta de 8,3 mil vagas. Os projetos desenvolvidos são auto-sustentáveis, mantidos através de recursos federais disponíveis em editais.

“A UNEB, que atualmente coordena o consórcio das universidades, poderá aliar a sua experiência em EaD com a sua relevante atuação social, atendendo a diferentes demandas sociais da comunidade”, avaliou o futuro diretor do Cetic, Arnaud Soares, também docente da universidade.