sexta-feira, setembro 21, 2007

[Mercado] Pré-incubado SOFTEX Salvador é finalista do 2º Desafio GV-INTEL de empreendedorismo e venture capital

FONTE: SOFTEX

Excelente notícia da SOFTEX.
-----------------------
Pela segunda vez consecutiva, um pré-incubado SOFTEX é finalista do 2º Desafio GV-INTEL de Empreendedorismo e Venture Capital promovido pela Fundação Getúlio Vargas e pela Intel Capital. O prêmio é a etapa brasileira da competição global INTEL / UC BERKELEY TECNOLOGY ENTERPRENERSHIP CHALLENGE cujo objetivo é apoiar e promover o empreendedorismo no mundo através da análise e premiação de planos de negócios inovadores e que tragam uma proposta real de benefícios à sociedade.

Após a seleção de mais 60 projetos submetidos e oriundos de diversos estados e instituições de ensino do país, o projeto incubado no SOFTEX Salvador ficou entre os 20 finalistas que apresentarão seus planos de negócios em outubro nos dias 18 e 19 no salão nobre da FGV em São Paulo. O primeiro e segundo colocados irão para os EUA representar o Brasil na INTEL / UC BERKELEY TECNOLOGY ENTERPRENERSHIP CHALLENGE. Atualmente, o Desafio GV-INTEL é o maior evento de empreendorismo e venture capital do Brasil. A equipe formada por Jacques Chicourel, Mariana Kurzatkowski, e André Santanchè estará competindo com um projeto no segmento de saúde. “Queremos revolucionar e simplificar a forma com que as pessoas têm acesso a serviços médicos.” comentam.

Um dos fatores de sucesso pode ser atribuído ao histórico complementar e heterogêneo dos membros da equipe. André possui larga experiência no ambiente Web contabilizando inclusive experiência na própria Microsoft onde fez parte de um projeto que resultou em uma patente. O próprio Jacques já acumula várias experiências empreendedoras onde cabe destacar a conquista do Bahia Inovação em 2006 além de ter sido finalista do 1º Desafio GV-INTEL de Empreendedorismo e Venture Capital em outubro do passado com um projeto na área de computação móvel. Mariana, graduanda em administração pela UNIFACS, possui experiência nos EUA onde inclusive trabalhou em empresas norte-americanas. “O perfil da equipe representa um equilíbrio de competências, habilidades e visões de cada um. Isso fortalece a start-up, diminui o risco e transmite mais segurança ao investidor”, ressaltam.

Jacques Chicourel enfatiza a presença do SOFTEX Salvador como parte essencial no êxito da classificação. “O SOFTEX Salvador tem utilizado uma fórmula diferente na relação entre pré-incubado e incubadora. O reflexo desta filosofia foi a minha conquista simultânea no Bahia Inovação promovida pela FAPESB e a classificação como finalista no 1º desafio GV-INTEL no ano passado. Creio que outras incubadoras deveriam repensar sua gestão com os seus pré-incubados e trocar com o SOFTEX Salvador estas experiências.Isto poderia resultar em mais pré-incubados e incubados baianos chegando às finais de competições desta magnitude”, salienta.

Dos vinte finalistas serão classificados dois que representarão o Brasil na competição global em Berkeley na Califórnia. Os prêmios, além do translado e hospedagem para os Estados Unidos, serão R$ 40 mil e R$ 20 mil para o primeiro e segundo colocados, respectivamente.