quinta-feira, novembro 30, 2006

[Mercado] Avalie se os salários da equipe de TI são compatíveis com o mercado

Fonte: INFO ONLINE

Como a discussão atual nas listas que participo é salário, confiram a tabela salarial pesquisada pela revista INFO. Reflitam o porquê de nossa mão-de-obra ser chamada de "mão-de-obra barata" e o porquê da vinda da ALTIS e fusão Unitech-BRAXIS.

Naturalmente, a tabela anunciada é para a região SUDESTE-SUL do Brasil, que possui características de mercado bem diferente daqui. Uma vez que a demanda por serviços de TI é muito maior que no Nordeste, existe também uma alta demanda profissional. Não gostaria muito de entrar em discussão sobre o assunto, já que é polêmico. Porém, acredito que a situação pode mudar na Bahia em alguns anos se começarmos a ter DEMANDA de serviços, o que não acontece atualmente, aos moldes do SUL. Alguns acreditam nesta hipótese, outros não. De qualquer forma, para modificar a situação atual é necessário gerar RECEITA, COMPETITIVIDADE a fim de valorizar os melhores.

Se a Bahia se transformar em uma nova Índia, podemos começar a observar este movimento.

Eu sou otimista, e você?

Para as equipes de TI, frequentemente envolvidas em grandes projetos que requerem horas extras e altas cargas de responsabilidade, o reajuste salarial anual, previsto por lei, é ansiosamente aguardado. Para o CIO, esse momento é uma boa oportunidade para discutir com o diretor de recursos humanos planos de carreira, bonificações e faixas salariais.

Como os funcionários de TI têm contato com consultores ou prossionais terceirizados, eles sabem quanto os concorrentes pagam e podem acabar se sentindo desmotivados caso seus salários não estejam alinhados com os do mercado.

Para conferir em que patamar se situam os salários de sua equipe consulte os dados levantados pela consultoria Manager Assessoria em Recursos Humanos, com base em valores pagos pelo mercado em novembro. A tabela está disponível no Portal Info Online, na seção Carreira, com um clique em: http://info.abril.com.br/carreira/salarios.shl

[P&D] Blog de Design

Quero aproveitar a oportunidade para divulgar o BLOG da grande idealizadora do design de TI na BAHIA, a minha amiga Alice Vargas.

Confiram acessando: http://www.bahiadesign.com.br/blog/

Para quem não sabe, a Alice é responsável por boa parte do desenho das soluções de software da UNITECH-BRAXIS e é especialista no quesito interface homem-máquina. Recomendo prestigiarem e consultá-la, se necessário.

O bahiaDesign blog está relacionado ao site www.bahiaDesign.com.br, que tem como objetivo servir como referência para o mercado e pesquisa de design na Bahia/Nordeste em especial, assim como seus profissionais, empresas, fornecedores e estudantes. Pouquíssima bibliografia se tem do design na Bahia, e o site surge para suprir estas necessidades, através da publicação de notícias, dicas de eventos, além de opiniões e cases locais.

quarta-feira, novembro 29, 2006

[Acadêmico] Lançamento do Doutorado Multiinstitucional de Computação

Repasso a todos o convite enviado sobre o lançamento oficial do Doutorado MultiInstitucional de Computação.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Prezados,

É com prazer que gostaríamos de convidá-los para o lançamento e divulgação dos doutorados multiinstitucional em Engenharia Química - DEMEQ (UFBA - UNIFACS) e em Ciência da Computação - DMCC (UFBA-UNIFACS-UEFS). Tratam-se dos primeiros doutorados nestas áreas instalados na Bahia, Estado com 13,5 milhões de habitantes e a sexta maior economia da Federação. Estes programas já estão aprovados pela CAPES e aceitarão as suas primeiras turmas no início de 2007.

O evento terá a participação dos reitores, professores e alunos das universidades parceiras e será abrilhantado com as seguintes presenças:

  • Presidente da Capes/MEC;
  • Presidente da Federação das Indústrias da Bahia - FIEB;
  • Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação SECTI
  • Diretor Geral da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB;
  • Diretores das principais empresas dos segmentos de Computação e Engenharia Química da Bahia
  • Professores ilustres das áreas de Engenharia Química e Ciência da Computação no país

O evento ocorrerá no dia 4 de dezembro às 8:30 hs no auditório da Escola Politécnica da UFBA na Rua Aristides Novis, nº 2. Será oferecido um café da manhã seguido da solenidade de lançamento e divulgação dos cursos. Ficaremos honrados com a presença dos senhores, Para maiores informações, contactar Indira no Tel. 3273-9539

Cordialmente,

Luiz Pontes e Silvana Mattedi - DEMQ
Raimundo Macedo, José Augusto Suruagy Monteiro e
Antônio Lopes Apolinário Jr. - DMCC

terça-feira, novembro 28, 2006

[Mercado] Nova empresa publicada no blog - INCLUDE SOFTWARE

Caros amigos, recebi um email de uma empresa localizada em Feira de Santana que atua no terceiro setor. Acessei o site deles e achei muito interessante a proposta. Aliás, a empresa tem uma função bastante nobre ao aplicar a tecnologia de informação à serviço das comunidades mais carentes através de sistemas diversos.

Vale a pena conhecer a INCLUDE SOFTWARE e conferir como soluções criativas podem ser aproveitadas em nossos nichos de mercado.

A história da INCLUDE inicia-se numa rede nacional de microcrédito, que promove o desenvolvimento econômico das populações mais carentes. Em 1999 iniciou o desenvolvimento do InfoCred, programa de gerenciamento de microcréditos. Sete anos depois, o software está instalado em 17 Estados brasileiros, e já administrou cerca de 600 milhões de reais distribuídos em mais de 450 mil créditos.

O programa estável e em crescimento transformou a equipe de TI do CEAPE Nacional em uma empresa, a Include Software Ltda., a softwarehouse do Terceiro Setor. Com novas responsabilidades, a equipe ampliou sua visão para a economia do Terceiro Setor como um todo e passou a desenvolver uma solução integrada para gerenciar todas as atividades do setor, a começar pelas áreas de geração de emprego e renda.

Desde 2003, a Include Software, trabalha voltada para a melhoria contínua dos seus serviços e produtos, buscando utilizar as melhores e mais avançadas tecnologias.

Os nossos produtos estão em constante desenvolvimento. Em 2003, possuíamos o Sistema de Microcrédito e em 2004 concluímos o desenvolvimento dos Sistemas Financeiro e Contábil, além de outras ferramentas como o Datawarehouse e o Gerador de Relatórios. No ano de 2005, foi desenvolvida a Solução Cursos & Assessoria, além do incremento de novos recursos nos sistemas já existentes.

Em 2006, a Include deu mais um salto rumo às novas tendências tecnológicas do mercado mundial, com a atualização dos seus softwares para a plataforma .NET, com o objetivo de facilitar mais ainda o trabalho remote via internet de redes de ONGs.

Para 2007, nosso objetivo é concluir toda essa atualização e disponibilizar um Sistema de Gerenciamento de Projetos para otimização da gestão das ONG’s.


segunda-feira, novembro 27, 2006

[Mercado] NOTAS RAPIDAS E INTERESSANTES SOBRE O MERCADO DE TI NA BAHIA

Recebi estas notas por email, enviada pela INFORUMCT.
Faz parte de um mailing-list enviado pelo site. Para assinar, clique aqui.

Mudanças no ranking de empresas de TI da Bahia - Com o fechamento da Telematic e com a fusão da Unitech com a Braxis, ficam como as maiores empresas de TI da Bahia a Netra e a ZCR. Os dados desta última - integrante da Networking Catalogo - podem ser visto no endereço www.zcr.com.br .

Mais um aparelho de capacitação profissional - A Microsoft - que co-patrocinou o Encontro de Desenvolvedores de Software realizado no INFORUM 2006 - estara abrindo um Centro de Inovação Microsoft em Salvador que ficará sediado na Universidade Estadual da Bahia. - Saiba mais pelo http://www.mutex.com.br/Contato/tabid/130/Default.aspx

Procedimento político -* Ainda sem o poder e a experiência de "articulação" dos maiores setores da economia, os atores da área de TI da Bahia empregam esforços para que, na mudança do governo estadual, não ocorram "solução de continuidade" em determinados programas que prestam fomento ao crescimento deste setor. O mais focado é o *Bahia Inovação*, no qual a interação entre a academia e a iniciativa privada é fator crítico de sucesso, conforme afirmação do atual secretário Rafael Lucchesi. É de extrema importância, neste momento, que todos demonstrem o que consideram prioritário para o setor no qual atuam. Saiba mais sobre o Bahia Inovação no endereço: http://www.fapesb.ba.gov.br.

Reajustes de Visões -* É importante também que os agentes de negócios da área de TI da Bahia mantenham-se atentos para identificar oportunidades de participação nos planos estratégicos de cada secretaria de governo. Afinal, além de permear todas as outras tecnologias, a TI é tem um valor impar no diligenciamento e na modernização dos processos administrativos. As empresas que têm interesses em prestar serviços ao Governo não podem ignorar os programas QualInfo e APL TI Bahia. è possivel obter informações sobre este programa através do endereço: http://www.assespro-ba.org.br/contato.asp.

Novas oportunidades de negócios* - Tomando por base conceitos e práticas do empreendedorismo e da inovação - termos atualmente muito comuns nas apresentações de politicas públicas e de programas de fomento - pode-se entender como uma oportunidade de negócios para as empresas (principalmente as de pequeno porte) que desenvolvem software, as noticias sobre a expansão do Programa TIN do MDIC no Estado da Bahia. Diferenciando-se dos
programas de Inclusão Digital dos ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia destinados a permitir, às comunidades de baixa renda, o acesso público à Internet, o TIN permite a prestação de serviços de informatica ligados a negócios empresariais e portanto remuneráveis. Saiba mais sobre o Programa TIN no endereço:
www.telecentros.desenvolvimento.gov.br/sitio/inicial/index.php.

*Avanços em processos afins* - Capacitações em Gerenciamento de Projetos têm um valor especial em áreas como a TI, onde é maior a criticidade dos fatores prazos; multiplicidade de tarefas e alocação de recursos. Neste sentido é importante saber que a Bahia é, no atual momento, o centro operacional do primeiro OPM3 ProductSuite-Certified Assessor e Certified
Consultant da America do Sul e Central. Isto porque Gerhard Tekes - diretor da empresa 3PTA (integrante da Networking Catalogo) e residente em Salvador, recebeu das instituições DNV e PMI o certificado OPM3-Certified Assessor e OPM3-Certified Consultant nos dias 25/10 e 27/10 respectivamente. Para obter maiores informações sobre o padrão de auditoria em maturidade organizacional em gerenciamento de projetos OPM3 e sobre o ferramantal
OPM3-Productsuite, visite o site: www.opm3productsuite.com

*Níveis de
capacitação profissional* - Este tema tem sido colocado em evidência desde dos primeiros estudos e debates sobre as alternativas de crescimento do setor de TI na Bahia. E se tornou critico agora quando se planeja o ganho de novos mercados para este setor. Neste ano as instituições acadêmicas (atendendo demandas e cobranças diversas) tem oferecido diversos cursos de capacitação para os profissionais da área. Infelizmente - por culpa de nossa propria cultura - os jornais anunciam estes eventos em linhas enquanto ocupam páginas para descrever em detalhes: assaltos; estupros; latrocinios e outras ocorrências do genero. É necessário pesquisar os sites das instituições acadêmicas para saber (em tempo hábil) ofertas de cursos de
capacitação. Sugiro que comece pelo da Unifacs - http://www.unifacs.br - cujo MBA de Gestão da Informação esta no segundo lugar no ranking nacional.

*Inovação baiana* - A Inforum esta empenhada em criar uma *Associação de
Atores da TI do Estado da Bahia*. A principio funcionará (por seis meses) na WEB utilizando um grupo de discussão para debater sobre: vagas de trabalho; oportunidades de negócios; cursos de capacitação; programas institucionais direcionados ao fomento do setor e outras coisas do genero. Durante este período e com base no interesse e nas visões dos mais expressivos formadores de opinião que vierem a fazer parte do grupo inicial, serão elaborados os estatutos e providenciados os encaminhamentos formais afins à formação da associação. O principal propósito é ampliar as oportunidades de participação de pessoas (físicas e jurídicas) sobre o que é planejado e efetivado na área de TI da Bahia, estejam estas filiadas ou não nas já conhecidas entidades representativas das classes deste setor.

[P&D] Curso Online de ITIL

Fonte: BR-LINUX

Esta notícia foi enviada por um aluno meu, o Alex Oliveira, e está relacionada à oferta de um curso de baixo custo sobre o ITIL. Quem for conferir, por gentileza, retorne um comentário à este blog.

Se você está em busca da certificação ITIL Foundation e não quer investir muito em cursos presenciais, uma boa opção de aprendizado é no site www.tiexames.com.br. Confira o KIT EXAME ITIL Foundation: Apostila em Português; 250 slides do Curso ITIL Foundation ; Simulado ITIL 250 questões em inglês; Simulado ITIL 80 questões em português; Resumão para o exame.

sexta-feira, novembro 24, 2006

[P&D] InstallFest Windows Vista lança o Centro de Inovação Microsoft (Salvador)

Fonte: MUTEX

Excelente notícia para a Bahia e para a comunidade Microsoft da região. Um grande evento marca o lançamento do Centro de Inovação Microsoft que acontecerá no Auditório da Faculdade Ruy Barbosa (http://www.frb.br) em 12/12/2006 (Terça) das 8:30 às 12:30. Para maiores informações, clique aqui.

Para marcar o lançamento do Centro de Inovação Microsoft na Bahia. Uma grande conquista para o mercado de tecnologia do estado estamos trazendo mais esse grande evento para que a comunidade possa conhecer o Windows Vista, novo sistema operacional, onde a facilidade de uso e segurança tem sido um dos grandes diferenciais. Nesse evento em Salvador você vai conferir em primeirão mão as principais novidades e tendências de desenvolvimento na paltaforma Microsoft com
o lançamento do Windows Vista.

Durante esse evento, todos os estudantes vão receber uma cópia do Windows Vista e serial para ativação em seus computadores. Para um momento tão especial como esse ficamos felizes em lhe convidar para essa grande oportunidade. Faça sua inscrição e divulgue em todas as suas listas.

quinta-feira, novembro 23, 2006

[Mercado] Setor financeiro pode colocar o Brasil no mapa global de TI

Fonte: B2B

Notícia recente do site B2B Magazine e informa uma certa habilidade brasileira em serviços de TI direcionados à área financeira. Acredito que seja hora de despertar nos atuais estudantes e analista a especialização em diferentes áreas do conhecimento.


A Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Software e Serviços para Exportação) e a IDC (International Data Corporation) divulgaram hoje um estudo sobre o potencial do Brasil como fornecedor de soluções de tecnologia da informação (TI) para a indústria financeira - local e internacional. Desenvolvido no último trimestre deste ano, o estudo da consultoria IDC revela que o Brasil é um dos países mais sofisticados e eficientes na criação de soluções de automação bancária - principalmente em compensação de cheques e documentos -, de tesouraria e em internet banking. O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), por exemplo, é apontado como um dos mais eficientes sistemas financeiros do mundo, por meio da rede que interliga os bancos brasileiros ao Banco Central.

''Para competir com a Índia, que já oferece uma gama ampla de serviços offshore há 20 anos, e a China, que vem se destacando ultimamente nesse mercado, o Brasil deve investir em nichos. E o principal deles é o setor financeiro'', afirma Mauro Peres, diretor de Pesquisa da IDC Brasil. ''Se o Brasil liderar neste segmento, sua posição no cenário internacional de provedor de serviços em TI vai subir muito'', completa. Segundo ele, entre as razões da excelência brasileira em finanças está o histórico da economia instável do País. ''Na época da inflação e da alta variação do câmbio, os bancos tiveram que investir em tecnologia e inteligência para o comando das operações financeiras, sujeitas a mudanças rápidas. O profissional de TI da área financeira tem profundo conhecimento da indústria bancária'', explica.

Em comparação com os outros países que compõem o BRIC (os emergentes Rússia, Índia e China), o Brasil é mais avançado em internet banking, com 14% da população utilizando assiduamente. Além disso, o Brasil terminará o ano de 2006 com 390 milhões de cartões no mercado (crédito, débito e outros) - um crescimento de 15% em relação a 2005, de acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). O País é o terceiro país no mundo em emissão de cartão de crédito.

quarta-feira, novembro 22, 2006

[Mercado] Fusão da Braxis e Unitech


Fonte: Unitech

Esta pode ser considerada a notícia do ano: A Fusão da Braxis e Unitech. Com absoluta certeza, uma grande mudança de paradigma na oferta de serviços de TI da Bahia para o mundo. Assim como o ALTIS, esta iniciativa pretende também atingir o público mundial e representa uma projeção nunca antes imaginada para o mercado Nordestino. Grandes nomes de peso estão envolvidos e é com bastante otimismo que enxergo um mar de possibilidades para os profissionais da região. Para saber maiores informações, clique aqui.

A Braxis IT Services e a Unitech Tecnologia de Informação anunciam a fusão de suas operações, iniciativa que resulta em uma das maiores empresas brasileiras de serviços de TI, com mais de 2 mil colaboradores, presença nacional, clientes em mais de 10 países e faturamento previsto de R$ 200 milhões, para 2007.

terça-feira, novembro 21, 2006

[P&D] Antecedentes Criminais pela Internet

Notícia interessante enviada pelo meu aluno Ranan. Tem a ver com TI na Bahia pois é uma solução genuinamente baiana.

Agora você pode verificar se uma pessoa tem antecedentes criminais pela Web, basta ter os dados da cedula de identidade. Se for para contratação, prefira que a pessoa entregue uma xerox da identidade.

http://www.ba.gov.br/antecedentes/index.asp

[P&D] Instituto de tecnologia oferece cursos grátis sobre software livre

Fonte: IDG NOW

Estou iniciando um trabalho de catalogação de cursos grátis na internet. Tenho alguns noticiados em meu blog, como a NEXT GENERATION (Excelente), ACADEMIA DE SEGURANÇA (ótimo) e o site APOSTILANDO.COM (Muito bom). Quem souber de mais sites, pode enviar para "engrossarmos o caldo".

O Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento, do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), oferece dois tipos de cursos livres: para funcionários públicos e para o cidadão. Para participar, basta ter uma conta de e-mail e fazer o cadastro no site.

De acordo com o assessor da presidência do ITI, Djalma Valois, cerca de 10 mil usuários do governo estão cadastrados e quase 30 mil fizeram pelo menos um dos 78 cursos disponíveis.

Ele diz que, nos últimos quatro anos, o software livre passou a ser utilizado em 96 empresas públicas que integram o Comitê de Tramitação de Software Livre.

“Conseguimos colocar o software livre na pauta do Estado com avanços significativos. Agora temos um conjunto de leis que dá sustentação jurídica para as empresas públicas”.


Ele cita outras iniciativas do governo federal para a ampliação do uso de software livre em substituição ao proprietário. Como a liberação de R$ 200 mil para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a criação de projetos de software livre que possam ser usados no setor agropecuário.

Além do programa de inclusão digital PC Conectado, que colocou no mercado a preços populares 240 mil micros conectados à internet e rodando em software livre.

[P&D] Concurso TIC Americas

Já havia publicado uma nota há algum atrás, mas vale a repetição por conta de um email enviado pela SOFTEX. Tive a oportunidade de assistir uma palestra da YABT e confesso que fiquei empolgado com o concurso. Conheçam também! Vale a pena!
A Comissão para a Juventude da Organização dos Estados Americanos (OEA), representada no Brasil pelo escritório do Young Americas Business Trust (YABT Brasil) - uma organização não-governamental, sem fins lucrativos - está realizando, juntamente com organizações como o ICDF Taiwan, a AIESEC, BID Juventude, Advantech Foundation, Microsoft, o TIC Americas (Tallent Innovation Competition of the Americas), uma competição Internacional de Planos de Negócio voltada para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras de jovens entre 18 e 35 anos que premiará projetos nas áreas de Tecnologia, Comércio, Agro negócios e Turismo.

O YABT Brasil – Jovens Empresários das Américas, tem o prazer de convidá-lo(a) a participar deste Concurso que envolverá jovens de todas as Américas no primeiro momento e depois jovens de todo o mundo através do Global TIC em Taiwan.

Para maiores informações, vejam o site www.ticamericas.net e podem entrar em contato com jacksonmoraes@ybiz.net

segunda-feira, novembro 20, 2006

[P&D] Python quer se transformar em linguagem universal de computadores

Fonte: Inovação Tecnológica

Não conheço esta linguagem em profundidade, nem tampouco aplicações comerciais no Brasil desenvolvidas com esta tecnologia. De qualquer sorte, vale a nota abaixo pela curiosidade em saber que o Python é bastante utilizado pelo Google. Talvez possa ser um bom nicho de pesquisa, uma vez que temos um centro de pesquisa do Google bem pertinho daqui, em Minas Gerais.


Se você é programador de computador, certamente já ouviu falar da linguagem Python. Talvez saiba também que ela é utilizada para construir a maior parte da programação do Google.

Agora, cientistas europeus querem transformar a Python em uma espécie de linguagem universal da programação. "A Python é freqüentemente utilizada como uma linguagem "cola" - ela funciona em inúmeras plataformas, de dispositivos móveis a mainframes," diz o pesquisador Holger Krekel.

Krekel e seus colegas do Projeto PyPy criaram uma nova versão da Python que é mais fácil de programar do que a original. Como a famosa linguagem C, a Python original é baseada no pressuposto de que quem deve fazer o trabalho duro é o programador e não o computador - isso gera programas pequenos, eficientes e que rodam extremamente rápido.

A implementação da PyPy está completa e os pesquisadores já desenvolveram um grande conjunto de ferramentas para testar e validar os programas construídos nesta nova extensão da linguagem.

"Nós agora precisamos melhorar a velocidade e ampliar o número de ambientes onde a PyPy pode compilar. É um desafio técnico medonho e nós estamos empregando os maiores esforços nesse desafio," diz Krekel.

O que torna o trabalho mais desafiador é que os cientistas desejam que a PyPy integre um sistema de compilação "just-in-time", que permitirá que os programas sejam otimizados à medida em que rodam no ambiente de destino.

O projeto PyPy é de código-aberto e os pesquisadores agora esperam contar com a colaboração da comunidade mundial de programadores para atingir seus objetivos.

sábado, novembro 18, 2006

[Mercado] Bahia Inovação

Fonte: SEBRAE
Estão abertas, até o dia 30/11, as inscrições para o Edital PAPPE/Bahia Inovação Fase II/014/2006. O objetivo do edital é fomentar projetos de inovação em produtos, processos e/ou serviços que contribuam para o desenvolvimento tecnológico regional e que sejam empreendidos por pesquisadores, junto às empresas e em parceria com universidades, instituições de pesquisa e/ou tecnológicas, localizadas na Bahia.

Serão alocados recursos totais não-reembolsáveis na ordem de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) oriundos da FAPESB, provenientes da Fonte 01 – Projeto 19.571.216.3383, despesas corrente e capital. Cada proposta poderá pleitear o montante máximo de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais). Este valor contempla todos os itens solicitados, inclusive a bolsa-auxílio para o pesquisador proponente.Informações e inscrições dos projetos: http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/bahia-inovacao/edital_bi/2006/edital_bi

[Mercado] Bahia tem melhor resultado do PIB em 10 anos

Fonte: RETEC

Interessante perceber este crescimento em áreas importantes para a região. Porém, de qualquer sorte, é importante que isto também se reflita em outros mercados, como a área de Tecnologia da Informação, cuja modalidade de negócio é de certa forma limpa (não polue a natureza) e de forte associação intelectual (produção de software, por exemplo, requer um bom know-how técnico).

Bahia registrou em 2004 um crescimento de 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB), em relação a 2003, segundo os resultados das Contas Regionais de 2004, divulgadas pelo IBGE em parceria com os governos estaduais nesta quinta-feira, 16. É o melhor resultado alcançado desde 1985. O Estado obteve a terceira maior variação do país, atrás do Amazonas (11,5%) e Mato Grosso (10,2%).

O bom desempenho foi alavancado pelo crescimento da agropecuária (12%) e da indústria (17%) e influenciou o crescimento também da Região Nordeste, que junto com a região Norte foi a única que ganhou participação no PIB do país. A Região Norte aumentou de 13,8% para 14,1% e a Régio Nordeste de 13,8 para 14,1%.

Na Região Norte o resultado reflete o bom desempenho do Pará (6,6%) e do Amazonas (11,5%) que, por causa do bom desempenho da indústria e da agropecuária, tiveram uma performance acima da média nacional (4,9%). Além disso, na Região Norte, os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá e Tocantins atingiram, em 2004, a melhor participação na série 1985-2004. Na Região Nordeste, além da Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e Sergipe foram os que apresentaram os melhores resultados.

sexta-feira, novembro 17, 2006

[Mercado] Tecnologia da Informação tem 30 mil vagas em aberto

Fonte: Assessoria de Comunicação Social PUCRS

Esta nova foi enviada pelo Prof. Nivaldo Vasconcelos há algum tempo. Vale a pena refletir um pouco sobre o que informa, já que há um fundo de verdade com relação à empregabilidade da área, principalmente na Bahia. De qualquer forma, carecemos ainda de bons profissionais. Infelizmente, o índice de evasão é muito alto e uma das razões é a falta de uma boa base matemática e raciocínio lógico que afugenta quem pensa que um curso de computação é fácil. Lidar com o abstrato não é nada tranquilo, já que programar ou até mesmo implantar sistemas computacionais exige boa base de lógica e abstração. Vejo que para a área de exatas em nosso país uma boa base matemática no primeiro e segundo grau é fundamental. Pesquisem sobre as ações que países como a China e Taiwan estão realizando nesta área e entendam o que eu digo.

Com o índice de 100% de colocação dos estudantes formados, a Tecnologia da Informação (TI) é hoje um dos mais promissores campos de atuação no Brasil. "Nesta área quem está desempregado é por opção", afirma o diretor da Faculdade de Informática (Facin), Avelino Zorzo.

Levantamento da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet – Regional RS (Assespro-RS) mostra que faltam 30 mil profissionais especializados no País. Mas, se sobram vagas, onde estariam os candidatos?

O presidente nacional da Assespro, Ricardo Kurtz, credita o pouco interesse dos jovens do Ensino Médio em serem informatas ao estereótipo do "micreiro que vive em frente ao computador". Kurtz defende que, para essa carreira, o profissional deve "saber trabalhar em grupo, conhecer assuntos do dia-a-dia das empresas, operações comerciais e rotinas administrativas". Tudo somado à fluência na língua inglesa, predominante entre as empresas que lideram o setor.

Para o diretor da Facin, o mito dos "micreiros" ou "nerds", reflete em parte a desinformação do público em geral sobre TI. "Os profissionais de informática precisam das mesmas características de outras especialidades, como criatividade, atitude, espírito de equipe e respeito", avalia Zorzo. Mas o principal diferencial está "antes de tudo, no raciocínio lógico e cognitivo", sentencia o presidente da Assespro.

Esse perfil completo, porém, não é uma realidade nas empresas. A grande demanda por pessoal não tem permitido aos empregadores encontrar gente apta aos cargos. "Alguns concedem bolsas integrais no Ensino Superior para qualificar e fidelizar seus contratados", revela o diretor da Facin, Faculdade que terá seu prédio exclusivo com oito andares – em construção – e 180 vagas no vestibular de 2007.

A corrida por especialistas em TI no Brasil teve ênfase a partir de 2003. No RS, a chegada das multinacionais Dell, HP e Microsoft ao Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), atraiu outros fortes nomes que buscavam ampliar as linhas de pesquisa aproximando-se de universidades para se abastecer de conhecimento e mão-de-obra qualificada.

Uma pesquisa da consultoria A.T.Kearney, encomendada pelo governo federal e pela Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação (Brasscom), mostra que o setor de TI movimentará US$ 1,2 trilhão no mundo em 2006. O outsoucing – equivalente à terceirização, detém a metade desse valor e, o Brasil, um dos dez destinos mais atraentes para TI, absorve apenas US$ 7,7 bilhões do montante, além de girar mais US$ 12 bilhões no mercado interno.

"Precisaremos formar 100 mil pessoas até 2010 proficientes em inglês e com alto nível técnico para absorver mais US$ 5 bilhões em TI", afirmou Antônio Carlos Gil, presidente da Brasscom, num seminário sobre exportação de software, em Porto Alegre. Entre os pontos que despertam o olhar estrangeiro para o País, ele aponta a informatização do sistema bancário e o governo eletrônico, destacando o imposto de renda via internet e as eleições.

[Acadêmico] Mestrado de Mecatrônica - UFBA - INSCRIÇÕES ABERTAS

==================================

INSCRIÇÕES PARA MESTRADO EM MECATRÔNICA DA UFBA

Período de inscrição: de 16/10/2006 a 22/11/2006 - vide www.mecatronica.ufba.br
==================================

O mestrado em Mecatrônica da UFBA, promovido conjuntamente pelos departamentos de Ciência da Computação (DCC) e Engenharia Mecânica (DEM), é reconhecido pela CAPES e conta com bolsas da CAPES, CNPq e FAPESB (Fundação de Apoio à Pesquisa da Bahia).

Os 25 professores doutores do Mestrado estão distribuídos balanceadamente em suas duas linhas de pesquisa:

Sistemas Computacionais
Integração da Manufatura

Algumas das pesquisas em andamento no âmbito do Mestrado incluem:

Tolerância a Falhas e Confiança no Funcionamento (Dependability), Sistemas de Tempo-Real (Escalonamento, Linguagens e Middleware), Computação Ubíqua e Embarcada, Agentes Autônomos e Sistemas Multiagentes, Robótica Autônoma e Cooperativa, Sistemas de Controle Embarcados, Sistemas de Controle e Supervisão Distribuídos, Middleware para Sistemas de Controle e Supervisão,Representação de Conhecimento e Raciocínio Automático, Métodos Formais, Redes de Petri,Redes de Sensores, Metodologia de Projetos Mecatrônicos, Integração de Processos de Manufatura,Engenharia de Processos Industriais (Modelagem, Simulação, Controle e Otimização), Planejamento e Controle da Produção, entre outros.

Os alunos do Mestrado dispõem das facilidades de laboratórios do Instituto de Matemática (Dep. de Ciência da Computação) e da Escola Politécnica (especialmente do Laboratório de Automação Industrial com facilidades de kits didáticos de automação e prototipagem).
---------------------------------------
Maiores informações e inscrições na Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Matemática, Av. Adhemar de Barros - Ondina, 40170-110. Telefones: (71) 3263-6271 3263-6308 (71) 3263-6142 3263-6143 Fax: (71) 3263-6145.

Ou

Escola Politécnica, Rua Aristides Novis, 2 - Federação, 5o andar, 40.210-630.
Telefone: (71) 3203-9755, Fax: (71) 3237-8630

Marcelo Embiruçu
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica, UFBA

Flávio Assis
Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica, UFBA

E-mail: ppgm@ufba.br
WEB: www.mecatronica.ufba.br

quinta-feira, novembro 16, 2006

[Mercado] Site de Financiamentos - SOFTEX

Camilo Telles informa que o SOFTEX lançou um novo site com as relações de fontes de financiamento nacionais. Para conferir, acesse http://golden.softex.br/portal/linhas/_home/default.asp

quarta-feira, novembro 15, 2006

[Cursos] Nova Empresa de Treinamentos em Salvador

O meu amigo Reydeval acaba de abrir uma nova empresa de treinamentos.

Que notícia excelente! Espero que surjam outras, sempre preparadas a explorar nichos de mercado, como por exemplo... COBOL, DB2.... Olha a dica!

Este mês de Novembro de 2006, entra no mercado baiano uma nova linguagem em treinamentos de informática: R2 Consultoria e Treinamentos Especializados. Excelência de ensino e compromisso com os alunos são as qualidades da R2. Venha fazer um treinamento R2. Você vai perceber a diferença. Maiores informações através do site: www.r2treinamentos.com

segunda-feira, novembro 13, 2006

[Acadêmico] De volta à sala de aula

Recebi esta notícia por intermédio de um email enviado pelo Prof. Nivaldo Vasconcelos. É proveniente do jornal Estado de Minas. Fala justamente da procura do retorno dos mais velhos à sala de aula. Vale a pena ler e refletir que nunca é tarde para aprender!

A busca por qualificação técnica, melhoria salarial, dignidade e satisfação pessoal tem modificado o perfil dos alunos de cursos superiores. Entre os jovens e recém-formados no ensino médio estão pais de famílias e avós, sempre atentos às palavras dos professores.

A expansão na oferta de vagas nas universidades e cursos tecnológicos facilita o ingresso no ensino superior. É necessário, entretanto, um grande esforço para obter o diploma. Lucélio Antônio Nonato, de 46 anos, estudante do 5º ano de engenharia civil nas Faculdades Kennedy, afirma que o primeiro dia de aula foi terrível. "Tive vontade de desistir. Estava há 20 anos parado com os estudos."

O apoio para persistir veio de outros três alunos na mesma situação. Junto com Lucélio, Sebastião Mariano Gonçalves, de 49, Patrícia Garcia Oliveira, de 27, e João Bosco Bezerra de Araújo, de 46, montaram um grupo de estudos aos sábados. "Os encontros serviram como incentivo", comenta Lucélio. Quase ao final do curso de engenharia civil, o estudante acredita que o esforço valeu a pena.

Cerca de 70% dos alunos de engenharia civil e direito das Faculdades Kennedy têm mais de 25 anos. Já nos cursos superiores de administração e de pedagogia da educação a distância da Kennedy, a maioria dos alunos tem entre 27 e 60 anos. "As pessoas têm buscado titulação, qualificação e aprendizado para melhor gerir seus negócios", destaca David Loures, coordenador dos cursos a distância da instituição.

Estudar bem mais tarde também foi a opção de Nádia Antunes, de 54 anos. Ao ficar viúva, sem herança, sem profissão e com três filhos para criar, Nádia percebeu que era hora de voltar à sala de aula. "Refleti sobre o que fazia de melhor. Sem dúvida, era cozinhar", lembra. Na época, fez um curso profissionalizante de cozinheira no Senac Minas e ganhou um estágio na Alemanha, com tudo financiado, por oito meses.

Vestibular

Há dois anos, Nádia decidiu se aperfeiçoar e fez vestibular para o curso superior de tecnologia em gastronomia da Faculdade Estácio de Sá, em Belo Horizonte, com duração de dois anos. "Se a gente não busca aperfeiçoamento, outras pessoas podem tomar nosso lugar", destaca. Formou-se há dois meses. "Minha neta foi à formatura", orgulha-se.

Nádia diz que mais da metade de sua turma de gastronomia, com 40 alunos, tinha mais de 30 anos. "Os jovens buscam o curso com objetivo profissional; os aposentados querem satisfação pessoal. O ambiente de faculdade renova nosso espírito."

Segundo o coordenador do curso superior de tecnologia em gastronomia da Estácio de Sá, Hans Eberhard Aichinger, a mistura de idades é interessante e enriquecedora. "No início do curso existem conflitos entre os objetivos dos alunos. A convivência supera essas divergências, sobretudo quando há troca de experiências nas aulas práticas de cozinha", diz.

[Cursos] Curso Oficial Microsoft no SENAI - Feira de Santana

Uma excelente notícia para a região de Feira de Santana.

Estão abertas as inscrições para o curso oficial *Instalação, Configuração e Administração Windows XP Professional** (Exame 70-270)*, primeira prova para a certificação MCSA. A parceria SENAI-Microsoft, é mais um importante marco na evolução de treinamentos em TI na região de Feira de Santana.

Todo treinamento é realizado com material didático oficial desenvolvido pela própria Microsoft, com certificações SENAI e Microsoft.

Data de início: 25/11 (aos sábados)
Carga horária: 40 horas
Horário: das 08:00h às 12:00h e 13:30h às 17:30h.
Maiores informações: (75) 3602-9776 / 9138-1027

[Curso] Curso de Flash Animado com Ricardo Piologo

Recebi um email do Luciano Pinna sobre este curso que irá acontecer em Salvador. O interessante do curso é que ele será realizado por Ricardo Piologo, criador dos sites Fábrica dos Quadrinhos e Mundo Canibal.

Quem já viu o flash da Havaiana de Pau, sabe exatamente de quem estou falado.

Pois bem, seguem os dados para os interessados:

Site: clique aqui.

TURMA 1
- Manhã: 21 à 24 de Novembro

TURMA 2
- Noite 21 à 24 de Novembro

Estrutura Personalizada
- Sala de aula com 8 alunos;
- 1 aluno por computador;

Investimento com 25% de desconto.
R$ 590,00

Formas de Pagamento:
- 4 parcelas iguais de R$ 170,00;

Contato: Rua Tancredo Neves, 1485 - Sala 206 - Salvador-BA: Fone:71-3341-0180 - 8877.3044
IMPERDÍVEL!

[Acadêmico] Estudantes Baianos Premiados

Lembram-se da Danila? A ex-aluna da FJA que participou do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação ?

Lembram-se do grupo "indigentes" da UFBA? Que participaram da SBGames em Recife?

Pois bem, ambos conquistaram, em cada categoria, o terceiro lugar de melhor trabalho no Brasil.

Mais uma vez, parabéns a todos!

sábado, novembro 11, 2006

[Evento] Adobe ISeminar em Salvador

Um importante evento GRATUITO da Adobe acontece em Salvador. Trata-se do Adobe ISeminar que irá ser realizado no dia 25/11 no Teatro Jorge Amado (UEC) - Av. Manoel Dias da Silva / A partir das 8:00.

O evento abordará as seguintes tecnologias: Dreamweaver e Webstandard, Flash e Flash Lite, Photoshop, ColdFusionl, Premiere e Flex.

Além disso, o evento contará com a distribuição de Brindes e muitas surpresas.

Maiores informações: www.iseminar.com.br

sexta-feira, novembro 10, 2006

[Acadêmico] Sun Microsystems lança programa para universidades brasileiras

Fonte: IDGNOW

Eu já inscrevi a instituição que trabalho, creio que seja uma excelente oportunidade para outras também. A propósito, irei preparar uma coletânea de convênios acadêmicos de vários fabricantes de software e hardware e publicar aqui no blog. Quem tiver conhecimento de algum, me escreve!


A Sun Microsystems lançou um programa chamado Sun Academic Initiative, que permite que instituições de ensino recebam o conteúdo de treinamentos realizados pela empresa gratuitamente. Os estudantes ainda poderão acessar os cursos online do Sun Web Learning Center.

Criado em 2005, o projeto ganhou a versão brasileira na terça-feira (07/11) e já conta com dez universidades locais integradas. A expectativa da Sun é que 200 instituições de ensino ingressem no programa nos próximos seis meses.

O objetivo é disseminar o conhecimento sobre tecnologia da informação permitir a certificação dos estudantes. Atualmente, são oferecidos conteúdos de mais de 120 treinamentos da empresa.

As instituições interessadas devem acessar o site da Sun, preencher o formulário de inscrição e aguardar a confirmação de aceitação da empresa.

quinta-feira, novembro 09, 2006

[Mercado] Nasce mais uma conceituada empresa de cursos em Salvador - BA


Já conhecia a antiga empresa, porém a mesma está de cara nova, com o mesmo know-how habitual e grande profissionalismo. É com grande prazer que apresento a UP Courses.

Acessem o site e confiram os cursos e excelentes instrutores!

A Up Courses tem a proposta de oferecer treinamentos voltados para as mais modernas tecnologias do mercado em TI. Com instrutores altamente qualificados, busca prover cursos direcionados à necessidade do mercado de trabalho atual.

A Up Courses atua no ambiente acadêmico tendo como meta preparar os estudantes para o competitivo mercado de trabalho. Além disto, atua no ambiente corporativo visando qualificar os colaboradores das organizações.

[Acadêmico] “Indigente” da UFBA levam projetos a simpósio

Fonte: UFBA

Dando continuidade a série Estes Incríveis Baianos, uma excelente notícia vinda da UFBA sobre um grupo de estudantes que estão representando a Bahia na SBGames. Acredito fortemente que a força de vontade aliada à criatividade é capaz de coisas impressionantes.
Parabéns aos alunos da UFBA e à Profa. Cristina Von Flach (fui aluno dela!) pela perseverança e garra. Espero que os alunos aproveitem a SOFTEX e incumbem esta idéia.
Um grupo de alunos do curso de Ciência da Computação da UFBA segue hoje (7) para Recife (PE), onde participa do V Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento de Jogos (SBGames), maior evento dessa área no país, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Denominado “Indigente”, o grupo reúne 15 estudantes interessados em desenvolvimento de jogos eletrônicos e pesquisa da arte da computação. Na capital pernambucana, o grupo vai apresentar dois produtos: um motor para jogos, batizado de INGE (Indigente Game Engine), e o jogo “We are the champignons” (uma “batalha” entre cogumelos e azeitonas para controle de uma pizza). O jogo, bem como as informações relativas ao motor, está disponível aos interessados no portal sf.net (sourceforge.net), um site voltado para a popularização de softwares livres. O nome “Indigente” remonta à origem do grupo, que começou sem qualquer apoio ou recurso e hoje conta com computadores e uma sala própria no Instituto de Matemática.

Atualmente coordenado pela professora Cristina Von Flach, o “Indigente” participa com sucesso do SBGames desde 2004, quando obteve a segunda colocação no cômputo geral. Na edição do ano passado, a SBC aceitou a inscrição de artigo científico sobre inteligência artificial escrito por Ivan Medeiros Monteiro, um dos integrantes veteranos do grupo. Tal destaque tem despertado o interesse de outros estudantes de Computação, que duas vezes por ano se submetem a um processo de seleção de novos membros. Para tanto, os veteranos se encarregam de ministrar cursos de capacitação, principalmente para calouros. De acordo com o estudante Humberto Bandeira, o Indigente deve abrir-se à participação de estudantes de outras áreas, a exemplo de Comunicação e Artes, para suprir lacunas observadas nos aspectos informativos e visuais de seus produtos, especialmente os jogos.

quarta-feira, novembro 08, 2006

[Acadêmico] TCC de ex-alunos de SI das FJA estão entre os melhores do Brasil

Gostaria de compartilhar um momento de grande orgulho para a Bahia e que pode ter passado despercebido pela comunidade de TI.

Pela segunda vez consecutiva um ex-aluno das Faculdades Jorge Amado teve seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) selecionado para o Concurso de Monografias em Sistemas de Informação, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. Em 2005, o então aluno das FJA, Railton Sacramento, obteve o prêmio de terceiro melhor TCC do Brasil. Agora foi a vez de Danila Silva, que se estabeleceu entre os melhores TCCs do Brasil, com o trabalho SiTest: Uma metodologia de teste de software com base no modelo CMMI.

Particularmente, fiquei muito satisfeito com a aprovação da monografia de Danila Silva, que atualmente compõe o GESA (Grupo de Engenharia de Software Avançada) do Mestrado em Computação da UNIFACS e parabenizo a todos os professores envolvidos e espero que também compartilhem este sentimento vivo de trabalho bem feito, cumprido e recompensado.

A orientadora de Danila foi a Carol Passos e eu fui o co-orientador. O trabalho aprovado é o único do Norte-Nordeste e espero que no ano que vem tenhamos uma enchente de trabalhos das nossas faculdades.

[Mercado] Programa financiará estudos de inglês para TI

Fonte: TIINSIDE

Espero que os ventos do Sul soprem no Nordeste também, especialmente a Bahia.

O domínio do inglês é um dos obstáculos do Brasil para entrar no radar do offshore de TI. Para tentar preencher essa lacuna, o Ministério de Ciência e Tecnologia e a Associação Brasileira de Empresas de Software e Serviços para Exportação (Brasscom) apresentaram hoje ao mercado o Englisoft, um programa de certificação de proficiência em língua inglesa voltado para profissionais do setor.

Para oferecer esse programa ao mercado, o MCT está repassando R$ 2,2 milhões, sendo que 50% são provenientes de fundos setoriais. Esses recursos serão gastos na produção do material didático. Para Sergio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia, o Englisoft vem com a proposta de reduzir a carência de profissionais capacitados para atender ao mercado externo e ajudar o Brasil a atingir suas metas de exportação. O governo federal espera que o mercado brasileiro movimente entre 2008 e 2009, cerca de US$ 2 bilhões com operações de offshore.

Rezende acredita ser possível atingir essa meta e estima que o Brasil fechará 2006 com um volume de exportações de software de aproximadamente US$ 800 milhões. No próximo ano, ele prevê negócios da ordem de US$ 1 bilhão no mercado externo.

Já o presidente da Brasscom, Antonio Carlos Rego Gil, que também comanda a CPM, acha que o Brasil tem condições de chegar em 2010 com exportações de US$ 5 bilhões. “Nossa meta para daqui a quatro anos é fazer com que o Brasil seja um dos cinco maiores exportadores de serviços de TI”, diz ele.

Para isso, o Brasil vai precisar de 100 mil profissionais capacitados em TI e com domínio do inglês. Gil acredita que o Englisoft vai dar grande contribuição para acelerar o processo de formação de mão-de-obra qualificada O Englisoft e vai permitir que escolas de inglês avaliem os Conhecimentos dos profissionais de TI, fornecendo certificados em três níveis recomendados pela União Européia. O programa atende, num primeiro momento, profissionais que já conhecem o idioma. Eles precisam ter nível intermediário para passar pelas provas, que serão aplicadas em todo o Brasil pelos 120 centros de capacitação de TI da Datasul, uma das parceiras do programa.

O custo da certificação vai de R$ 300 a R$ 500. Todo o material didático foi elaborado pela consultoria de idiomas Linca, contratada pela Brasscom.

Além da certificação, a Linca também vai orientar escolas de línguas na criação de cursos de inglês direcionado para profissionais de TI. Segundo Gil, A Cultura Inglesa começa a ministrar cursos para o setor já no ano que vem. Outras escolas poderão explorar esse mercado.

terça-feira, novembro 07, 2006

[Acadêmico] Cursos de Pós-Graduação à Distância

Uma grande dica para quem quer investir em uma pós-graduação à distância nas áreas de CMMi, MPS-BR e Produção de Software Livre, trata-se dos cursos oferecidos pela Universidade Federal de Lavras em Minas Gerais.

Para quem estiver interessado, os endereços para acesso a cada curso são:

MPS: www.swquality.com.br/mps www.swquality.com.br/mps
CMMI: www.swquality.com.br/cmmi www.swquality.com.br/cmmi
PSL : www.swquality.com.br/psl www.swquality.com.br/psl

segunda-feira, novembro 06, 2006

[Mercado] Mandriva realiza Install Fest em 34 cidades

Fonte: BAGUETE

Vale a pena conferir aqui em Salvador.
A Mandriva Conectiva vai definir esta semana as 45 organizações que farão parte do Install Fest, evento de instalação gratuita do Linux 2007 que acontecerá no sábado, 11, em 34 cidades brasileiras. Para participar, os usuários interessados só precisam comparecer com suas CPUs aos locais determinados em cada município. Para este ano, a expectativa é que aumente em 40% o número de pessoas participantes em relação à edição passada.

Install Fest é promovido mundialmente e ocorre em diversos países, entre eles França, China e Estados Unidos. No Brasil, o evento é coordenado pela Mandriva e viabilizado através de parceiros de treinamento credenciados, além de outras entidades interessadas em participar da iniciativa. O objetivo do encontro é divulgar o Linux e disseminar a cultura do software livre.

Em Salvador, confira em:

Diginet
R Rio do Amazonas,07 Bairro - Matatu Brotas
CEP - 40.270-060 Salvador
(71) 3382 7898
http://www.diginetinformatica.com.br

sábado, novembro 04, 2006

[Acadêmico] Chamada de Trabalhos - V WTICG-BASE

Registrem e Participem!
V Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação Bahia-Alagoas-Sergipe
VII Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe
Vitória da Conquista - BA, 26 a 30 de março de 2007

O WTICG-BASE é um fórum regional que visa divulgar e discutir os trabalhos de Iniciação Científica (IC) e de final de curso de graduação desenvolvidos nos estados de Bahia, Sergipe e Alagoas. O público alvo deste evento constitui-se de alunos de graduação, professores e profissionais da área de Computação.

O V WTICG-BASE ocorrerá em paralelo com a VII ERBASE, no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Poderão ser submetidos trabalhos de IC, trabalhos de final de curso de graduação e ferramentas (software), concluídos nos anos de 2005 e 2006 ou em fase final de conclusão. Serão observados os critérios de originalidade, relevância, apresentação e qualidade técnica no julgamento dos trabalhos.

Os artigos selecionados pelo Comitê de Programa do WTICG-BASE serão apresentados no formato de pôster ou, na forma oral, em sessões técnicas de trabalhos e publicados em CD. As ferramentas selecionadas serão apresentadas em computador durante o workshop e os seus resumos serão publicados em CD.

Os trabalhos submetidos deverão estar em formato PDF ou PS, podendo ser escritos em português ou inglês. As submissões devem ser feitas exclusivamente através do JEMS/SBC.
(https://submissoes.sbc.org.br/wticg2007)

Os nomes dos autores e respectivas afiliações devem ser submetidos em separado, em outro arquivo, com apenas uma folha de rosto, contendo: título do trabalho, nomes dos autores, instituições e e-mails, resumo/abstract e a categoria em que se enquadra o trabalho (IC, monografia ou ferramenta).

As formatações dos textos devem seguir o padrão adotado pela SBC. Consulte http://www.sbc.org.br/templates.

Trabalhos de iniciação científica e monografias O artigo não deve ultrapassar 13 (treze) páginas (incluindo figuras e bibliografia) e devem conter: título do trabalho, resumo/abstract, três palavras-chave e corpo do artigo.

Pôsteres disporão de uma área de 1,20 x 0,80 para exibição.

Ferramentas (software) Devem ser submetidos: um artigo com no máximo 4 (quatro) páginas (incluindo figuras e bibliografia), com título do trabalho, resumo/abstract, três palavras-chave e corpo do artigo; um texto com instruções para instalação da ferramenta em no máximo duas páginas; e o código executável da ferramenta.

As ferramentas selecionadas devem ser apresentadas durante o workshop, em computador.

Datas importantes
15/12/2006 - Prazo final para submissão de trabalhos
10/02/2007 - Notificação de trabalhos aceitos
24/02/2007 - Entrega da versão final dos trabalhos aceitos

Informes
Os autores dos trabalhos aceitos serão dispensados do pagamento da inscrição na ERBASE, mas não do pagamento dos mini-cursos e laboratórios.

sexta-feira, novembro 03, 2006

[Mercado] Microsoft fecha acordo com a Novell para apoiar Linux

Fonte: Estadão

Recebi esta notícia de um amigo meu, o Márcio Magalhães.

Pois é, pelo visto, como diz um ditado antigo: A Microsoft não dá ponto sem nó... Não se espantem se amanhã a Microsoft lançar o Linux dela. Para entender a estratégia da Microsoft, leiam o livro A Arte da Guerra de Sun Tzu.

Adversárias de longa data, Microsoft e Novell firmaram uma trégua tecnológica que promete facilitar a integração do sistema operacional Windows, ainda dominante, com o cada vez mais popular sistema aberto Linux.

O acordo, anunciado nesta quinta-feira, tem implicações importantes para o mundo dos negócios, da tecnologia e nos tribunais.

"Isto ergue uma ponte importante de propriedade intelectual entre as faces proprietária e open source do software", disse o advogado da Microsoft, Brad Smith.

Sob os termos da parceria, a equipe de vendas da Microsoft oferecerá a seus clientes corporativos a oportunidade de licenciar o sistema operacional Windows, dentro de um pacote que incluirá manutenção e apoio técnico para a plataforma Suse Linux da Novell.

A Novell se vale, principalmente, das taxas de assistência técnica para ganhar dinheiro com o software Linux, que é desenvolvido por uma comunidade internacional de criadores que não são funcionários de nenhuma companhia específica e compartilham código gratuitamente.

Trabalhando juntas, Microsoft e Novell esperam que mais empresas venham a rodar Windows e Linux juntos, sem colapsos de sistema.

As duas empresas também esperam melhorara a interação entre o pacote de programas Office, da Microsoft, e a alternativa gratuita, o OpenOffice. Esta parece ser a única parte do acordo com impacto sobre o usuário final.

Para encorajar mais empresas a abraçar a plataforma Novell, a Microsoft compromete-se a não exercer seus direitos de patente sobre partes de sua tecnologia que venham a ser integradas ao Suse Linux.

quinta-feira, novembro 02, 2006

[Mercado] Austrália estimula importação de profissionais de TI

Fonte: ITWEB

Excelente oportunidade para quem quer passar uns tempos, ou quem sabe eternamente, em outro país e exercer sua profissão. A Austrália está convocando profissionais de TI. Em todo caso, como a notícia informa, antes de entrar nesta aventura é importante estar cercado de todas as informações necesssárias para sobreviver bem em outro país, como seguro, assistência médica, salário, garantias, etc.

Governo local muda legislação e facilita a imigração para especialistas em Oracle, Java, J2EE, C++, SAP e Siebel

Por conta da carência de especialistas em TI, o governo australiano aprovou uma medida que muda a legislação do País para a imigração. A nova lei acaba de entrar em vigor e especifica os sistemas com maior carência de profissionais. Entre eles estão Oracle, Java, J2EE, C++, SAP e Siebel.

As facilidades incluem bonificações no sistema de avaliação e tempo reduzido de processamento para obtenção do visto permanente.

O mercado de TI na Austrália tem um perfil jovem. A maioria de Gerentes de TI (68%), profissionais de TI (65,4%), técnicos de suporte (66,6%) e técnicos em telecomunicações (61,2%) empregados têm entre 25 e 44 anos.

Imigração deve ser orientada

Antes de aceitar propostas é recomendável consultar pessoas que possuem experiência e conhecem o mercado no País. Dentre as diversas possibilidades de imigração, existe o programa Viva na Autrália/ SCA, para profissionais qualificados com bom nível de inglês.

[Evento] 1º Workshop de inovação e empreendedorismo para pesquisadores.



Simplesmente. Imperdível!

O programa Bahia Inovação (uma iniciativa SECTI, FAPESB, FIEB/IEL e SEBRAE), em parceria com a ANPEI - Associação Nacional de P, D &E das Empresas Inovadoras, desenvolveu uma ação inédita, específica para pesquisadores do Estado da Bahia. Podem participar mestres e doutores interessados em produzir projetos prioritariamente nas áreas de Biotecnologia, Saúde, energia e Tecnologia da informação.

Participe e contribua para a consolidação da cultura empreendedora na Bahia.

Confira toda a programação e inscrição clicando aqui.

quarta-feira, novembro 01, 2006

[Mercado] Número de profissionais de segurança de TI deve crescer até 2010

Fonte: Info Corporate

Daria uma boa pós-graduação... Mas, será que haveria espaço no mercado de TI na Bahia? O que vocês acham?

Globalmente, há 1,5 milhão de profissionais de segurança da informação, o que representa um aumento de 8,1% em relação ao número levantado em 2005 pela consultoria IDC. Os analistas esperam que a carreira atraia ainda maior quantidade de pessoas, o que deve fazer com que até 2010 haja 2 milhões de empregados em funções de segurança de TI. Sendo assim, a média de crescimento anual de contratações nessa área é de 7,8%, bem maior do que o mercado total de TI, que no mesmo período deve evoluir o quadro à taxa de 4,6% ao ano.

Uma das razões para a maior procura por profissionais de segurança da informação, de acordo com a terceira versão do estudo do IDC sobre o tema, é que as empresas perceberam que a tecnologia em si não resolve os problemas. Os elementos mencionados como os mais importantes para uma estratégia eficaz são: em primeiro lugar, gestão da política de segurança, seguida por adesão dos usuários aos processos e qualificação pessoal da equipe de segurança da informação. Só então, em quarto e quinto lugares, foram citadas soluções de tecnologia, respectivamente em software e hardware.

A pesquisa, realizada em parceria com a organização sem fins lucrativos ISC2 - International Information Systems Security Certification Consortium, teve a participação de 4 mil profissionais de segurança de TI, em uma centena de países. Outra mudança apontada pelo estudo é que a responsabilidade sobre a estratégia de segurança da informação, tradicionalmente nas mãos do departamento de TI, está mais diluída pela companhia, fazendo com que outros executivos estejam envolvidos ou até liderando essa função no lugar do CIO. Dos projetos em andamento, os principais são de biometria, segurança wireless, prevenção a invasões de sistemas e ferramentas de proteção legal (forensic).