sexta-feira, novembro 03, 2006

[Mercado] Microsoft fecha acordo com a Novell para apoiar Linux

Fonte: Estadão

Recebi esta notícia de um amigo meu, o Márcio Magalhães.

Pois é, pelo visto, como diz um ditado antigo: A Microsoft não dá ponto sem nó... Não se espantem se amanhã a Microsoft lançar o Linux dela. Para entender a estratégia da Microsoft, leiam o livro A Arte da Guerra de Sun Tzu.

Adversárias de longa data, Microsoft e Novell firmaram uma trégua tecnológica que promete facilitar a integração do sistema operacional Windows, ainda dominante, com o cada vez mais popular sistema aberto Linux.

O acordo, anunciado nesta quinta-feira, tem implicações importantes para o mundo dos negócios, da tecnologia e nos tribunais.

"Isto ergue uma ponte importante de propriedade intelectual entre as faces proprietária e open source do software", disse o advogado da Microsoft, Brad Smith.

Sob os termos da parceria, a equipe de vendas da Microsoft oferecerá a seus clientes corporativos a oportunidade de licenciar o sistema operacional Windows, dentro de um pacote que incluirá manutenção e apoio técnico para a plataforma Suse Linux da Novell.

A Novell se vale, principalmente, das taxas de assistência técnica para ganhar dinheiro com o software Linux, que é desenvolvido por uma comunidade internacional de criadores que não são funcionários de nenhuma companhia específica e compartilham código gratuitamente.

Trabalhando juntas, Microsoft e Novell esperam que mais empresas venham a rodar Windows e Linux juntos, sem colapsos de sistema.

As duas empresas também esperam melhorara a interação entre o pacote de programas Office, da Microsoft, e a alternativa gratuita, o OpenOffice. Esta parece ser a única parte do acordo com impacto sobre o usuário final.

Para encorajar mais empresas a abraçar a plataforma Novell, a Microsoft compromete-se a não exercer seus direitos de patente sobre partes de sua tecnologia que venham a ser integradas ao Suse Linux.

1 Comments:

At 8:43 PM, Blogger Mauricio Vieira said...

Pois é, a microsoft virou o jogo, mas não vai ser tão simples assim ela fazer o linux dela justamente por causa das liberdades das licenças.

Veja esta
notícia no http://br-linux.org. De qualquer forma, é bem possível que a microsoft influencie o desenvolvimento do linux, da mesma forma que a ibm influencia.

Esta é a candidata a notícia do ano, pra mim, hehe.

 

Postar um comentário

<< Home