sexta-feira, outubro 27, 2006

[Mercado] Governo promete lançar notebooks populares em 2007

Fonte: Pernambuco.com

Li esta nota no site pernambuco.com e a achei interessante, pois mostra a preocupação do Governo em difundir, de certa forma, uma cultura maior no uso dos computadores em nosso país. Porém, ainda acho o custo do equipamento bastante caro (R$ 1.400,00 é ainda proibitivo para a maioria da população) e, embora existam facilidades de parcelamento, pagar durante 2 anos ou mais um equipamento deste tipo é algo preocupante quando se pensa em atualização tecnológica. Por que não fomentar a criação de escolas técnicas e um modelo de financiamento que concilie o aluno à seu instrumento de estudo? Se existe isto, por favor, me informem. Adoraria tomar conhecimento disto. Ah... uma redução significativa de impostos na área seria extremamente bem-vinda também...

No ano que vem, o Governo federal vai incluir os notebooks populares no programa de inclusão digital "Computador Para Todos", que prevê a venda de equipamentos a preços mais acessíveis e facilitados. Em entrevista, o assessor especial da Presidência da República, José Luiz de Aquino, informou que já existe um estudo para a venda de notebooks nos mesmos moldes dos computadores de mesa.

Enquanto isso, o Ministério de Ciência e Tecnologia vai enviar aos fabricantes nos próximos dias um estudo com sugestões de mudanças no computador popular fabricado por 53 empresas e vendidos no país por cerca de R$ 1.400. Aquino citou algumas modificações que visam a melhoria do desempenho do computador.

A venda facilitada teve início em novembro de 2005 e até agora já foram vendidos 256 mil PCs, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).