segunda-feira, outubro 23, 2006

[P&D] Aliado de peso na gestão de serviços de TI

Fonte: b2bmagazine

Pois é, quem já está buscando uma certificação ITIL, deve ficar alerta na notícia. Aliás, o assunto GOVERNANÇA é a palavra de ordem do dia. Fiquemos alertas e bem informados.

Foi publicada recentemente a norma ISO/IEC 20000 que define os padrões para o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI). Os documentos desse regulamento podem ser utilizados pelas áreas de TI e pelos provedores de serviços de TI que buscam um atestado de conformidade com os requerimentos definidos pelos órgãos internacionais de normalização.

Essa norma foi desenvolvida com base nas melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI fixadas pelo modelo ITIL e abre oportunidades para as organizações usuárias que podem apresentar ao mercado mais uma credencial importante, com a adoção das melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. Para o CIO, a norma passa a ter uma importância muito maior, já que a adequação aos seus padrões pode ser usada para demonstrar a eficiência e eficácia do seu gerenciamento.

Contudo, a adequação a ISO/IEC 20000 não será fácil, já que as organizações brasileiras ainda estão, em sua grande maioria, no estágio inicial na implantação das melhores práticas definidas pelo ITIL. Se por um lado o desafio continua, com a norma os projetos de ITIL passarão a ter novos objetivos estratégicos.

Para os provedores de serviços de TI, a nova norma passa a ter um papel vital nas operações. Atualmente, verifica-se cada vez mais no mercado requisições de propostas de serviços de TI exigindo que os fornecedores disponham de profissionais certificados em ITIL. E a ISO/IEC 20000 certamente será um diferencial competitivo, que possibilitará ao cliente selecionar as melhores organizações de prestação de serviços.

Com o crescimento dos serviços de terceirização de TI no Brasil é importante exigir que os fornecedores que atuam nesse segmento apresentem e demonstrem, na prática, com o atestado de conformidade ISO/IEC 20000, que possui implantado e funcionando aquilo que está escrito numa proposta de terceirização do gerenciamento de serviços de TI.

O Brasil ocupa uma posição de destaque no cenário internacional de TI e demonstra claramente possuir talentos com condições de competir em pé de igualdade com países desenvolvidos. A ISO/IEC 20000 pode ser uma oportunidade para muitas organizações brasileiras que buscam ampliar a sua atuação internacional.