quinta-feira, outubro 19, 2006

[Acadêmico] Alunos com melhores notas no Enade começam a receber bolsas

Recebi esta mensagem a partir de um email enviado pelo grande Prof. Nivaldo Vasconcelos.

É interessante que os alunos acordem para a importância desta prova (ENADE) e que tem papel fundamental na avaliação dos cursos oferecidos em diversas áreas do conhecimento. Espero que tenhamos alunos baianos em TI selecionados.

O Capes concederá a partir desde ano bolsas de estudo para mestrado ou doutorado aos estudantes que obtiverem a nota máxima nacional em cada uma das áreas e subdivisões avaliadas pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

A política de incentivo é uma parceria do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

No próximo dia 12 de novembro, 463.165 alunos em 1.600 instituições de ensino superior no Brasil participarão do terceiro Enade. Segundo o Inep, em 2005, 130 instituições tiveram 50% ou mais de estudantes ausentes no exame.

Os melhores colocados na prova de 2005, 50 alunos, receberam neste mês as primeiras bolsas. Os estudantes que farão o exame em novembro próximo receberão o resultado no ano que vem. Ao todo serão avaliadas 15 áreas e suas subdivisões. O Inep divulga a partir do dia 30 de outubro os locais de prova na página www.inep.gov.br.