segunda-feira, outubro 16, 2006

[Mercado] Convergência é tendência para governança em TI

Uma boa dica para aqueles profissionais de TI que queiram sair um pouco do dia-a-dia de desenvolvimento de software e/ou suporte tecnológico: investir mais em entendimento de processos.
Sim, é uma área que cresce a cada dia e põe em prática a valorização do conhecimento em processos ligados à governança corporativa, seja na gestão de projetos ou uso eficiente da TI.
Já temos algumas pós-graduações na área, a exemplo dos cursos já oferecidos pelas Faculdades Jorge Amado, e, acredito, em outras faculdades também.
Que o interesse das companhias em estruturar suas operações de acordo com boas práticas previstas em frameworks disponíveis no mercado tem crescido, não há como negar. A sopa de letrinhas composta por Cobit, PMI e ITIL, por exemplo, já faz parte do “cardápio” de diversas empresas no País e avança rumo à maturação.

Segundo os especialistas, de maneira geral é passada a fase de reconhecimento primário das melhores práticas e as companhias têm olhado com cada vez mais atenção para o processo de intercâmbio de disciplinas dos frameworks. “Muitas têm compreendido que talvez não seja necessário implantar o ITIL por inteiro, mas adotar algumas áreas que lhes pareçam mais adequadas e mesclá-las com outras do Cobit, por exemplo. É chegada a fase da convergência na governança”, comenta Sergio Rubinato Filho, vice-presidente do itSMF Brasil.

César Monteiro, diretor geral da consultoria IT Partners, explica que as iniciativas são criadas a partir de um pensamento matricial, em que certas disciplinas do ITIL se cruzam com outras de Cobit ou PMI. Nas operações do dia-a-dia, as melhores práticas se encontram e fomentam a organização da companhia como um todo. “A convergência entre as diversas disciplinas de ITSM – gerenciamento de serviços de TI – é a melhor forma para levar ao que há de mais avançado em gestão”, acredita o executivo.

A convergência de disciplinas deve ser a tônica também do itSMF Fórum 2006, que acontece nesta segunda e terça-feira, 16 e 17 de outubro, em São Paulo. São esperados 700 profissionais para debater as tendências de governança para 2007 e temas em evidência como a versão 3.0 do ITIL e a norma ISO 20.000, que também ganha corpo no País – e deverá certificar até o fim do ano cerca de cinco companhias