terça-feira, outubro 10, 2006

[Mercado] Unitech investe R$ 1 mi para conquistar CMMI nível 5

Fonte: ComputerWorld

Para se ter uma pequena idéia do investimento necessário para obter uma certificação CMMI - Nível 5 - o maior esperado.

Vamos todos torcer pelo sucesso da Unitech, uma vez que este episódio será um divisor de águas na produção de software na Bahia e, com certeza, alavancará outras empresas da área a realizarem o mesmo.

Para fins de informação, no Brasil existem as seguintes empresas com este nível de certificação: EDS Brasil, BRQ, Politec, Stefanini e IBM Brasil.

A Unitech, empresa brasileira especializada em serviços de TI, está investindo cerca de 1 milhão de reais para adequar sua fábrica de software ao nível 5 do CMMI (Capability Maturity Model Integration).

O modelo enquadra-se na estratégia de melhorar a excelência operacional dos processos produtivos e as experiências da companhia em engenharia de software. Atualmente, a companhia possui o CMMI nível 3. A preparação para o avanço nos níveis teve início em outubro e vem sendo realizada pela Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil).

O processo é dividido em cinco fases - análises dos processos, adequação dos processos para os níveis 4 e 5, seguindo suas exigências e padrões, institucionalização da equipe, avaliação não-definitiva e avaliação oficial -, enquanto a preparação para a norma leva 12 meses. A certificação está prevista para outubro de 2007.

A avaliação oficial analisará projetos em andamento da fábrica de software da Unitech em Salvador (BA). Ao todo, 70 profissionais da diretoria de operações estão envolvidos na conquista da certificação.