domingo, outubro 08, 2006

[Mercado] Computador de baixo custo vai chegar ao Brasil

Fonte: Jornal do Comércio

Li esta notícia na internet e achei-a interessante para publicação. De certa forma é interessante perceber a queda vertiginosa dos preços dos equipamentos de informática e o apoio fiscal que país vem dando nesta área. Assim como o Bill Gates percebeu há mais de 30 atrás, o que dá mesmo dinheiro neste tipo de mercado é a oferta de serviços proporcionada pela combinação de hardware e software (TI) e isto está sendo aos poucos percebido pelo governo. Ao incentivar a produção de computadores, uma nova realidade desponta em termos econômicos e oportunidades. 
A Via Technologies anunciou que trará para o Brasil uma versão de seu computador de baixo custo PC1, já vendido em países como China e Índia.

O PC1 é um PC completo desenvolvido para mercados emergentes e, no mercado asiático, é vendido ao consumidor final por preços abaixo de US$ 300.

De acordo com o diretor comercial da empresa, Carlos Kato, o Brasil será o primeiro país fora da China a produzir o computador pessoal. “A Via decidiu produzir o PC1 no Brasil em função dos benefícios fiscais que a produção local gera. Estamos agora procurando parceiros com plantas industriais instaladas no país para efetuar essa produção”, diz Kato.
O diretor explica que a companhia trará o PC popular para a América do Sul sem abrir fábricas no continente. “Nós desenvolvemos uma tecnologia para montar PCs para mercados emergentes e temos contratos globais de fornecimento de componentes que nos garantem preços muito competitivos. É esse pacote que vamos oferecer a fabricantes na região”, diz Carlos Kato.

América latina

Além do Brasil, o executivo visita, com a diretora de marketing mundial da empresa, Simone Du Play, a Argentina. “Vamos apresentar nosso plano a parceiros em outros países sul-americanos, que poderão optar por produzi-lo localmente, importá-lo da China ou mesmo do Brasil”, diz Kato.

Os computadores serão vendidos ao consumidor final por meio de lojas eletrônicas e redes de varejo. A Via espera produzir até um milhão de máquinas do tipo no país por ano. “Esperamos trabalhar com vários integradores, para ter flexibilidade e alta capacidade de produção”, diz o diretor comercial.

A Via também estuda oferecer o PC1 para montagem de redes de atendimento em empresas privadas, formação de telecentros e órgãos públicos. O baixo custo torna o produto atrativo para programas de inclusão digital, diz a empresa.


powered by performancing firefox