quarta-feira, novembro 01, 2006

[Mercado] Número de profissionais de segurança de TI deve crescer até 2010

Fonte: Info Corporate

Daria uma boa pós-graduação... Mas, será que haveria espaço no mercado de TI na Bahia? O que vocês acham?

Globalmente, há 1,5 milhão de profissionais de segurança da informação, o que representa um aumento de 8,1% em relação ao número levantado em 2005 pela consultoria IDC. Os analistas esperam que a carreira atraia ainda maior quantidade de pessoas, o que deve fazer com que até 2010 haja 2 milhões de empregados em funções de segurança de TI. Sendo assim, a média de crescimento anual de contratações nessa área é de 7,8%, bem maior do que o mercado total de TI, que no mesmo período deve evoluir o quadro à taxa de 4,6% ao ano.

Uma das razões para a maior procura por profissionais de segurança da informação, de acordo com a terceira versão do estudo do IDC sobre o tema, é que as empresas perceberam que a tecnologia em si não resolve os problemas. Os elementos mencionados como os mais importantes para uma estratégia eficaz são: em primeiro lugar, gestão da política de segurança, seguida por adesão dos usuários aos processos e qualificação pessoal da equipe de segurança da informação. Só então, em quarto e quinto lugares, foram citadas soluções de tecnologia, respectivamente em software e hardware.

A pesquisa, realizada em parceria com a organização sem fins lucrativos ISC2 - International Information Systems Security Certification Consortium, teve a participação de 4 mil profissionais de segurança de TI, em uma centena de países. Outra mudança apontada pelo estudo é que a responsabilidade sobre a estratégia de segurança da informação, tradicionalmente nas mãos do departamento de TI, está mais diluída pela companhia, fazendo com que outros executivos estejam envolvidos ou até liderando essa função no lugar do CIO. Dos projetos em andamento, os principais são de biometria, segurança wireless, prevenção a invasões de sistemas e ferramentas de proteção legal (forensic).