domingo, outubro 29, 2006

[Mercado] Brasileiros vão testar o laptop popular

Fonte: Gazeta do Povo

Apesar do hardware limitado, o projeto é interessante, pois insere uma significativa mudança de paradigma ao inserir a possibilidade de inclusão digital à massa populacional brasileira. É importante perceber a mudança que um movimento deste pode causar àqueles que nunca tiveram oportunidade em contar com a tecnologia para seu aprendizado diário.

Naturalmente, como todo processo novo, deve ser conduzido com seriedade, senão perde o sentido ao longo do tempo. Infelizmente, o ensino público carece de muitas transformações. Eu estudei em colégio público e tive sorte em contar com bons professores e gente que transformou minha vida. Mas, tudo isto, é uma realidade distante na grande massa de Salvador, do interior do estado e dos grandes bolsões de miséria em nosso país.

Em todo caso, fiquem ligados nesta pequenas grandes idéias. Oportunidades surgirão.




Curitiba – O Brasil começa a testar em 2007 nas salas de aula de colégios públicos o laptop popular. Os computadores fazem parte de um audacioso projeto chamado Um Computador Por Aluno (OLPC, na sigla em inglês), cuja proposta é distribuir um laptop de US$ 100 para cada estudante brasileiro dos ensinos fundamental e médio da rede pública.

Os laptops estão sendo oferecidos a governos de várias partes do mundo pela ONG norte-americana OLPC, comandada pelo cientista da computação Nicholas Negroponte, fundador do Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

O primeiro lote de máquinas chega ao Brasil em novembro. São cerca de 50 equipamentos que serão distribuídos entre as universidades e centros de tecnologia que estão avaliando o programa para o governo brasileiro. Outras mil máquinas chegarão em janeiro e serão testadas em escolas a serem selecionadas pelo Ministério da Educação.

“O programa é uma revolução na educação. Tem muita coisa a ser feita até que se decida se o programa vai ser bom e se o Brasil deve adotá-lo ou não. O primeiro passo é saber se os requisitos pedagógicos atendem às necessidades de professores e alunos”, afirma José Luiz Maio de Aquino, um dos coordenadores do programa para o governo federal e assessor especial da Presidência da República.

Líbia

Além do Brasil, Nigéria e Tailândia, já mostraram grande interesse no projeto de Negroponte, mas, por enquanto, apenas a Líbia fechou negócio com a OLPC.

O acordo para a compra de mais de 1 milhão de computadores para as crianças do país custou ao líder líbio, Muamar Khadafi, até pouco tempo inimigo mortal dos norte-americanos, cerca de US$ 250 milhões.

Segundo a professora Roseli de Deus Lopes, do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), uma das responsáveis por testar a funcionalidade dos protótipos e verificar sua aplicação pedagógica, o grande desafio atualmente para a implementação do projeto no Brasil é a conectividade.

Como o computador deve ter uma capacidade de armazenamento bastante limitada, é essencial que as crianças tenham acesso irrestrito à internet sem fio. “O maior desafio é movimentar o mercado para conseguirmos soluções de baixíssimo custo para a conectividade”, diz ela.

Por enquanto, os pesquisadores brasileiros estão testando a conexão pela rede WiMesh, sistema em que os laptops se interligam sem a necessidade de direcionar o trafégo de dados de cada uma das máquinas para uma torre central. A rede WiMesh pode chegar a velocidade de 54 Mbps.

“A verdadeira inclusão digital vai ocorrer na casa do aluno. Se a criança puder levar o computador para casa, poderá ser o agente de transformação social, porque vai envolver a família toda”, afirma Roseli. “Por isso é importante que ela tenha acesso à internet tanto na escola quanto em casa”, completa.

Além da Poli-USP, a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), de Florianópolis (SC), e o Centro de Pesquisas Renato Archer (Cenpra), de Campinas (SP), participam da avaliação do projeto para o governo brasileiro. Apenas depois de uma avaliação final feita pelos três órgãos o Brasil deve decidir se adota ou não o programa.

1 Comments:

At 7:21 PM, Blogger José Antonio Rocha said...

Olá, Grinaldo!

Longe de ser um hardware limitado, o XO do projeto OLPC é dos mais avançados atualmente. Ele tem um rendimendo de 250MHz por watt, enquanto o concorrente mais próximo, o Classmate da Intel tem rendimento estimado de 90MHz por watt. O XO é 2,7 vezes mais poderoso.

Abração!

 

Postar um comentário

<< Home