segunda-feira, novembro 20, 2006

[P&D] Python quer se transformar em linguagem universal de computadores

Fonte: Inovação Tecnológica

Não conheço esta linguagem em profundidade, nem tampouco aplicações comerciais no Brasil desenvolvidas com esta tecnologia. De qualquer sorte, vale a nota abaixo pela curiosidade em saber que o Python é bastante utilizado pelo Google. Talvez possa ser um bom nicho de pesquisa, uma vez que temos um centro de pesquisa do Google bem pertinho daqui, em Minas Gerais.


Se você é programador de computador, certamente já ouviu falar da linguagem Python. Talvez saiba também que ela é utilizada para construir a maior parte da programação do Google.

Agora, cientistas europeus querem transformar a Python em uma espécie de linguagem universal da programação. "A Python é freqüentemente utilizada como uma linguagem "cola" - ela funciona em inúmeras plataformas, de dispositivos móveis a mainframes," diz o pesquisador Holger Krekel.

Krekel e seus colegas do Projeto PyPy criaram uma nova versão da Python que é mais fácil de programar do que a original. Como a famosa linguagem C, a Python original é baseada no pressuposto de que quem deve fazer o trabalho duro é o programador e não o computador - isso gera programas pequenos, eficientes e que rodam extremamente rápido.

A implementação da PyPy está completa e os pesquisadores já desenvolveram um grande conjunto de ferramentas para testar e validar os programas construídos nesta nova extensão da linguagem.

"Nós agora precisamos melhorar a velocidade e ampliar o número de ambientes onde a PyPy pode compilar. É um desafio técnico medonho e nós estamos empregando os maiores esforços nesse desafio," diz Krekel.

O que torna o trabalho mais desafiador é que os cientistas desejam que a PyPy integre um sistema de compilação "just-in-time", que permitirá que os programas sejam otimizados à medida em que rodam no ambiente de destino.

O projeto PyPy é de código-aberto e os pesquisadores agora esperam contar com a colaboração da comunidade mundial de programadores para atingir seus objetivos.

3 Comments:

At 4:53 PM, Blogger Mauricio Vieira said...

Olá,

Sobre esta notícia, rolou uma discussão na python-brasil.

Sobre python sendo usado comercialmente no Brasil, dá uma olhada em http://www.async.com.br -> que fez o http://www.stoq.com.br.

Em Recife, a Nokia tem um instituto de tecnologia que faz muita coisa em python.

E em Salvador, eu já ouvi falar de uma empresa ou cooperativa ;) que também trabalham com python.

 
At 8:49 PM, Blogger Unknown said...

O SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) também usa muito o Python na construção dos portais internet de seus clientes. Isso porque o Zope e o Plone (dupla famosa de ferramentas para gestão de conteúdo) são feitos em Python. Assim, quaisquer customizações (sempre necessárias e muito freqüentes) são feitas com Python.

É uma boa linguagem, vale a pena conhecer.

 
At 8:51 PM, Blogger Unknown said...

Esqueci de dar um exemplo...

Acessem Brasil.Gov e vejam um exemplo de portal feito com Zope/Plone e, claro, Python.

Abraços!

 

Postar um comentário

<< Home