quinta-feira, novembro 23, 2006

[Mercado] Setor financeiro pode colocar o Brasil no mapa global de TI

Fonte: B2B

Notícia recente do site B2B Magazine e informa uma certa habilidade brasileira em serviços de TI direcionados à área financeira. Acredito que seja hora de despertar nos atuais estudantes e analista a especialização em diferentes áreas do conhecimento.


A Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Software e Serviços para Exportação) e a IDC (International Data Corporation) divulgaram hoje um estudo sobre o potencial do Brasil como fornecedor de soluções de tecnologia da informação (TI) para a indústria financeira - local e internacional. Desenvolvido no último trimestre deste ano, o estudo da consultoria IDC revela que o Brasil é um dos países mais sofisticados e eficientes na criação de soluções de automação bancária - principalmente em compensação de cheques e documentos -, de tesouraria e em internet banking. O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), por exemplo, é apontado como um dos mais eficientes sistemas financeiros do mundo, por meio da rede que interliga os bancos brasileiros ao Banco Central.

''Para competir com a Índia, que já oferece uma gama ampla de serviços offshore há 20 anos, e a China, que vem se destacando ultimamente nesse mercado, o Brasil deve investir em nichos. E o principal deles é o setor financeiro'', afirma Mauro Peres, diretor de Pesquisa da IDC Brasil. ''Se o Brasil liderar neste segmento, sua posição no cenário internacional de provedor de serviços em TI vai subir muito'', completa. Segundo ele, entre as razões da excelência brasileira em finanças está o histórico da economia instável do País. ''Na época da inflação e da alta variação do câmbio, os bancos tiveram que investir em tecnologia e inteligência para o comando das operações financeiras, sujeitas a mudanças rápidas. O profissional de TI da área financeira tem profundo conhecimento da indústria bancária'', explica.

Em comparação com os outros países que compõem o BRIC (os emergentes Rússia, Índia e China), o Brasil é mais avançado em internet banking, com 14% da população utilizando assiduamente. Além disso, o Brasil terminará o ano de 2006 com 390 milhões de cartões no mercado (crédito, débito e outros) - um crescimento de 15% em relação a 2005, de acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). O País é o terceiro país no mundo em emissão de cartão de crédito.