quinta-feira, novembro 09, 2006

[Acadêmico] “Indigente” da UFBA levam projetos a simpósio

Fonte: UFBA

Dando continuidade a série Estes Incríveis Baianos, uma excelente notícia vinda da UFBA sobre um grupo de estudantes que estão representando a Bahia na SBGames. Acredito fortemente que a força de vontade aliada à criatividade é capaz de coisas impressionantes.
Parabéns aos alunos da UFBA e à Profa. Cristina Von Flach (fui aluno dela!) pela perseverança e garra. Espero que os alunos aproveitem a SOFTEX e incumbem esta idéia.
Um grupo de alunos do curso de Ciência da Computação da UFBA segue hoje (7) para Recife (PE), onde participa do V Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento de Jogos (SBGames), maior evento dessa área no país, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Denominado “Indigente”, o grupo reúne 15 estudantes interessados em desenvolvimento de jogos eletrônicos e pesquisa da arte da computação. Na capital pernambucana, o grupo vai apresentar dois produtos: um motor para jogos, batizado de INGE (Indigente Game Engine), e o jogo “We are the champignons” (uma “batalha” entre cogumelos e azeitonas para controle de uma pizza). O jogo, bem como as informações relativas ao motor, está disponível aos interessados no portal sf.net (sourceforge.net), um site voltado para a popularização de softwares livres. O nome “Indigente” remonta à origem do grupo, que começou sem qualquer apoio ou recurso e hoje conta com computadores e uma sala própria no Instituto de Matemática.

Atualmente coordenado pela professora Cristina Von Flach, o “Indigente” participa com sucesso do SBGames desde 2004, quando obteve a segunda colocação no cômputo geral. Na edição do ano passado, a SBC aceitou a inscrição de artigo científico sobre inteligência artificial escrito por Ivan Medeiros Monteiro, um dos integrantes veteranos do grupo. Tal destaque tem despertado o interesse de outros estudantes de Computação, que duas vezes por ano se submetem a um processo de seleção de novos membros. Para tanto, os veteranos se encarregam de ministrar cursos de capacitação, principalmente para calouros. De acordo com o estudante Humberto Bandeira, o Indigente deve abrir-se à participação de estudantes de outras áreas, a exemplo de Comunicação e Artes, para suprir lacunas observadas nos aspectos informativos e visuais de seus produtos, especialmente os jogos.

4 Comments:

At 8:59 AM, Anonymous Anônimo said...

Parabens!!!! Muito sucesso!!!
É a Bahia fazendo bonito, mais uma vez :)

 
At 1:57 PM, Blogger Mauricio Vieira said...

Fonte

Yeah, Yeah, Yeah!

Concorrendo com outros 9 jogos classificados, o We Are The Champignons
conquistou o 3º Lugar no III Festival de Jogos Independentes que é julgado
por juri popular composto pelos inscritos no evento, o Simposio Brasileiro
de Games promovido pela SBC.

O primeiro lugar, o VirtualTeam (PE), um jogo de gerenciamento de software
house. Já o segundo foi um puzzle de blocos, o JiggyLand (SP).

Pena que não pudemos ver nosso jogo (que é essencialmente multiplayer) sendo
experimentado por muitas pessoas ao mesmo tempo, já que só haviam 3
computadores para a exibição dos jogos do festival.

Mas é isso, a caravana indigente volta de Recife com o bronze, depois de em
2004 levar prata
com o Airrox. Agora só falta mesmo o ouro, que fica pro ano que vem. :)

\o/
--
Jailson Brito Jr. [soumn],
cel: +55 071 88094631 / msn: jailson@gmail.com
Graduando em Ciência da Computação - Universidade Federal da Bahia
INDIGENTE - Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos da UFBA -
http://indigente.dcc.ufba.br

 
At 11:52 AM, Anonymous Anônimo said...

Gente, que bom saber que na Bahia a comunidade 3D / Sim / OpenGL esta si desenvolvendo.
Enrem em contato com mim - ulmer@abs-tech.com
Somos um empresa de RV e sempre temos uso para aplicacoes e servicos na area.
Abracos

Hans

 
At 10:56 AM, Anonymous Anônimo said...

Matéria sobre o indigente na Folha de Pernambuco.
Site:
http://www.folhape.com.br/folhape/materia.asp?data_edicao=15/11/2006&edt=11&mat=19343

 

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