Vale a pena comparecer ao evento, não somente por sua importância, mas também pela beleza do local paradisíaco onde irá acontecer.
Nota: Viajar para Pernambuco é barato, vide passagens na GOL.
WOSES 2007
III Workshop "Um Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software"
29 de junho de 2007 - Porto de Galinhas ? PE -
http://www.cos.ufrj.br/woses/ (Em conjunto com o VI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software)
Os autores dos melhores artigos serão convidados a submeter uma versão estendida de seus trabalhos, em inglês, para publicação em um número especial da Revista Scientia (Unisinos)
(
http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/scientia/), cujo tema seráo olhar sociotécnico sobre a ES.
DATAS IMPORTANTES
Submissão de artigos Até 04 de abril de 2007Notificação de aceitação, aos autores Até 15 de maio de 2007
Entrega da versão final pronta para impressão Até 28 de maio de 2007
Realização do WOSES 29 de junho de 2007
MOTIVAÇÃO
É necessário, para não dizer urgente, ter em conta o novo ordenamento social que se está produzindo desde o surgimento e a adoção das novas tecnologias de informação e comunicação. Investigá-lo é crucial, seja para descortinar novas perspectivas de sucesso comercial e empresarial, seja para construir uma melhor qualidade de vida e uma sociedade mais justa. Estas novas tecnologias são reputadas como fonte de mudanças radicais, e, neste caso, constituem um cenário no qual transformam significativamente várias dimensões da vida moderna, entre outras a natureza e a experiência das relações e comunicações interpessoais, as relações e condições de trabalho, o modo de funcionamento do mundo dos negócios, ou ainda a formulação de políticas regulatórias adequadas. Em síntese, as novas tecnologias modificam a forma e a substância do controle, da participação e da coesão social. Porém, ao fazê-lo, são também modificadas pela experiência social, de sorte que, no nosso caso, ciência da computação e sociedade, ou de outra forma, o técnico e o social, constituem um movimento de "co-modificação", somente percebido por uma aproximação concomitantemente social e técnica, por um olhar sociotécnico.
O WOSES propõe-se como um espaço dedicado a investigar as possibilidades e potencialidades deste olhar sociotécnico especificamente lançado sobre a Engenharia de Software (ES), em sua busca de projetar e desenvolver software de alta qualidade. Um olhar que busca apreender a ES sem fragmentá-la em "fatores ou aspectos técnicos" de um lado, e "fatores ou aspectos não-técnicos" de outro, sem fatorá-la em quaisquer outras dualidades ("fatores técnicos" versus "fatores humanos, organizacionais, éticos, políticos, sociais, etc.") que terminem por desfigurar o "pano sem costura" que imbrica na ES o técnico e o social em um mesmo e indivisível tecido. Sensível às recomendações recorrentes na literatura da ES em geral, e nos modelos de qualidade de software, em particular, sobre a importância das questões sociais, políticas, organizacionais, culturais para o sucesso dos projetos, o workshop buscará, através da exposição de trabalhos e dos debates entre os participantes e expositores:
(i) promover novas e melhores formas de interação entre o técnico e o social, buscando superar fronteiras entre a ES e outros saberes, especialmente aqueles oriundos das ciências humanas e sociais;
(ii) buscar uma nova compreensão do sucesso/fracasso dos projetos de desenvolvimento, implantação e melhoria de processos de produção de software à luz das relações éticas, sociais, políticas, econômicas e históricas indissociáveis da prática de ES;
(iii) encetar os primeiros passos para a formação de uma rede de pesquisadores brasileiros interessados pelo desafio de construir uma abordagem sociotécnica da ES, procurando socializar as experiências dos grupos brasileiros de pesquisa já envolvidos com o tema, bem como estimular a formação de novos grupos;
(iv) entender a atual configuração da ES no Brasil, através da contextualização histórica de seu ensino e prática;
(v) contribuir para a produção de novos saberes capazes de enriquecer o debate sobre a ES, potencialmente aptos a agregar eficiência e qualidade ao desenvolvimento, manutenção e implantação de sistemas de software.
(vi) construir e fortalecer os vínculos entre a abordagem socioténica e a demanda por qualidade de software, especialmente à luz de estudos de caso de desenvolvimento, manutenção e implantação de sistemas de software no Brasil.
PÚBLICO ALVO
Pesquisadores, praticantes (diretos e indiretos) cujo trabalho e cujas preocupações digam respeito às interferências e relações dos chamados "aspectos não-técnicos", "aspectos sociais", "aspectos organizacionais", "aspectos culturais", etc. com os "aspectos técnicos da ES", e que, portanto, estão potencial ou efetivamente sensibilizados para a necessidade de uma abordagem sociotécnica enquanto instrumento efetivo na busca de qualidade para os produtos de software.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O WOSES, através dos objetivos listados abaixo, persegue o fim maior da ES: projetar e desenvolver software de alta qualidade.
· Congregar núcleos de estudo e pesquisa brasileiros já existentes, bem como estimular a formação de novos grupos com interesse no debate sobre uma abordagem sociotécnica para a ES.
· Despertar o interesse e sensibilizar a comunidade de ES brasileira para a necessidade de percebermos, concomitantemente, a complexidade social do
objeto da ES, ampliando o foco de discussão e atuação da ES.
· Enriquecer a ES brasileira com práticas e abordagens de outras disciplinas, sobretudo das ciências sociais.
· Abrir um espaço formal, na comunidade de ES, destinado à contribuição de outras áreas do conhecimento, viabilizando a discussão de problemas de ES a partir de uma articulação interdisciplinar de saberes.
· Reunir elementos para construir uma história da ES brasileira, constituindo assim um valioso instrumento para um aprendizado a partir de nossas próprias experiências.
· Contextualizar a criação, utilização e disseminação de preceitos, técnicas, métodos, ferramentas e processos de ES, ressaltando, por contraposição a uma universalidade problemática, as especificidades e particularidades locais de sua aplicação.
· Discutir estudos de caso, relacionados a projetos de software e projetos de melhoria/implantação de processos de software, tratados à luz do olhar sociotécnico, no qual a ES é constituída de forma indissociavelmente técnica, social, histórica, econômica, ética e política.
· Refletir sobre as questões de ensino e prática da ES à luz do olhar sociotécnico, no qual a ES é constituída de forma indissociavelmente técnica, social, histórica, econômica, ética e política.
TÓPICOS DE INTERESSE (lista não exaustiva)
· O processo de software e as questões sociotécnicas;
· História da Engenharia de Software (ES);
· Abordagens de ciências sociais aplicadas à ES;
· Relação analista / usuário / clientes;
· Elicitação de requisitos / necessidades: desafios, dificuldades e soluções;
· Customização e uso de pacotes de software;
· Fábrica de software;
· Ergonomia de interfaces de software;
· Ética em ES;
· Limites / gaps de atuação da ES;
· O ciclo de vida do software e as questões sociotécnicas;
· O Direito (a propriedade intelectual) e a ES;
· Gerência de projetos de software e de projetos de implantação e melhoria de processos de software: cultura, política, comportamento social e organizacional;
· Gestão de conhecimento em ES: complexidade sociotécnica;
· A prática da ES frente às pressões do mercado;
· Estudos de caso de projetos de software, e de projetos de implantação e melhoria de processos de software, nos quais se pode evidenciar os efeitos de determinados enredamentos (culturais, políticos, organizacionais, econômicos, etc.).
FORMATO E SUBMISSÃO DOS ARTIGOS
Os artigos deverão seguir o formato SBC, à disposição na URL
http://www.sbc.org.br/; aba: "Eventos"; janela (à esquerda): "Arquivos";item: "Template para publicação de artigos".
Os artigos devem ter entre 8 e 12 páginas, incluindo todos os anexos, figuras e referências. O corpo do artigo deve conter: título, resumo,abstract, lista de palavras-chave, e o texto completo.
O/a(s) autor(a)(es)(as) não pode(m) ser identificado(a)(os)(as) no artigo.
Todas as submissões deverão estar no formato Adobe Portable Document Format (PDF) e deverão ser realizadas através da infra-estrutura da SBC -sistema JEMS (
https://submissoes.sbc.org.br/ ).
Os artigos serão julgados por um Comitê de Programa multidisciplinar formado por professores, pesquisadores, profissionais, e empresários envolvidos com a ES, com sensibilidade para um olhar sociotécnico, no qual a ES é constituída de forma indissociavelmente técnica, social, histórica,econômica, ética e política.
COMITÊ DE PROGRAMA
Veja o site do WOSES (
http://www.cos.ufrj.br/woses/ )
COORDENAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E INFORMAÇÕES
Henrique Luiz Cukierman (COPPE/UFRJ -
woses@cos.ufrj.br)
Cassio Adriano Nunes Teixeira (COPPE/UFRJ, BNDES -
woses@cos.ufrj.br)
Rafael Prickladinicki (FACIN/PUCRS -
rafaelp@pucrs.br)
João Porto de Albuquerque (Universidade de Hamburgo-
porto@informatik.uni-hamburg.de)