sexta-feira, março 09, 2007

[Acadêmico] IBM dará prêmio avaliado em US$10 milhões para graduandos, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos

FONTE: CORREIO DA BAHIA

Espetacular notícia da IBM. Eu, pessoalmente, estarei em uma equipe com mais 3 ex-alunos para este concurso. Mobilizem-se, pois vale a pena!
---------------------------------

A IBM, empresa global de consultoria de negócios com foco na área de serviços e soluções inovadoras para o mercado, está realizando concurso de programação exclusivo para estudantes de faculdades e universidades em 25 países, incluindo o Brasil. Podem participar da premiação graduandos, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos. O concurso vai oferecer prêmios para os aplicativos mais inovadores que utilizarem a tecnologia revolucionária do microprocessador Cell Broadband Engine™ (Cell/B.E.), considerada a mais moderna plataforma de processamento de informações já desenvolvida no mundo. O estímulo é o grande prêmio, um pacote de produtos, avaliado em US$10 milhões.

Os estudantes do Brasil estão concorrendo com os do Canadá e dos EUA. Os interessado devem entrar no site www-306.ibm.com/software/br/students/index.shtml e efetuar o cadastro. No site, os usuários poderão examinar as regras, as perguntas freqüentes, e fazer o download do aplicativo necessário para a participação na parte prática do concurso. O cadastro pode ser feito até 31 de março.

O gerente da área de relações com universidades da IBM Brasil, Mauro Assano, informa que o concurso foi a forma encontrada pela empresa para qualificar profissionais no desenvolvimento de softwares e aplicações baseadas em linux para essa plataforma, além de ser uma boa estratégia para divulgação da nova tecnologia. O concurso atinge diretamente as instituições de ensino superior com cursos na área de informática, envolvendo não só alunos mas também professores, que muitas vezes desempenham importantes funções nas organizações. “O fato é que precisamos de mão-de-obra qualificada. A IBM tem crescido muito nos últimos anos e muitas vezes não encontramos no mercado o profissional que precisamos”, explica Assano.

No desafio no 1, batizado de Cell Trivia, a IBM fornece todas as informações necessárias para passar no Quizz on-line sobre Cell. Os conhecimentos prévios do estudante sobre o chip determinarão a necessidade de se apoiar no material de estudo fornecido. Já no desafio nº 2, o participante opta pelo Desafio do Prêmio de Inovação. Esta prova requer algumas habilidades em programação. Os estudantes deverão criar um programa de software para o novo processador. Os ganhadores do segundo desafio ( até o quarto lugar ) ganham prêmios como thinkpads, webcams, notepads, monitores, iPod Video 30GB, palm Tungsten TX e muito mais. No caso do desafio nº 1 a premiação foi encerrada, com um total de 30 campeões no Brasil, mas os interessados em participar da premiação como experiência e para checar seu desempenho poderão fazê-lo.

O vice-presidente executivo de inovação e tecnologia da IBM, Nick Donofrio, ressalta que “na economia global de hoje, a capacidade de aplicar tecnologia avançada, engenharia e visão de negócio é pré-requisito para o sucesso”. Ele pontua que esse concurso oferece aos estudantes uma oportunidade para captar os fundamentos da tecnologia do microprocessador Cell/B.E. e imaginar o que é possível realizar com base nas suas próprias habilidades e interesses.

Parcerias - A relação de sucesso entre a IBM e universidades brasileiras já dura quatro anos, período em que cerca de 350 instituições de todo o país foram beneficiadas. Algumas delas até incluíram no currículo de seus cursos de tecnologia disciplinas relacionadas a produtos IBM, como os softwares DB2, Rational, Lótus, Websphere e Tivoli, doados pela empresa. Segundo dados da IBM, aproximadamente mil professores foram preparados para usar a tecnologia em sala de aula e 18 mil alunos foram contemplados pelas parcerias.

Esse relacionamento é considerado fundamental para a empresa que precisa aumentar o número de profissionais no mercado de trabalho com conhecimento dos produtos desenvolvidos, seja para a própria IBM, para parceiros e para clientes. Por outro lado, os estudantes saem das faculdades mais preparados para as oportunidades de trabalho. A gerente de alianças com universidades da IBM, Kátia Pessanha, ressalta que “o conhecimento técnico dos nossos produtos é fundamental para sustentarmos o crescimento das nossas vendas”.

A IBM informa, com base em dados do Instituto Brasileiro de Convergência Digital, que atualmente o número de profissionais formados em cursos de tecnologia é muito menor do que a demanda do mercado. Cerca de 40 mil alunos terminam a graduação anualmente, mas o ideal é que esse número fosse duas vezes maior. Em 2005, quatro projetos brasileiros foram eleitos pelo comitê internacional da IBM e receberam um total de US$115 mil para financiar seus projetos de pesquisas. Esse valor é o dobro do investido no ano anterior.