quarta-feira, março 07, 2007

[Mercado] Feira de Santana decidiu abraçar a ciência e tecnologia

Recebi esta notícia via email da lista COMBASE e fiquei extremamente feliz com a iniciativa da cidade de Feira de Santana através de seu prefeito. Que esta iniciativa se propague em todas as grandes cidades da Bahia.

-----------------
O prefeito José Ronaldo de Carvalho recebeu em audiência, na tarde desta terça-feira (6/3), em seu gabinete, representantes de instituições que comporão o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Informações. "Nenhum município, seja de qual porte for, deve deixar a ciência, tecnologia e informações fora da sua agenda de desenvolvimento, sob pena de parar na corrida do crescimento. Esta tríade está incorporada no nosso governo", afirmou o prefeito.

Ele reconheceu o trabalho realizado pela iniciativa privada, com apoio de órgãos públicos. "Se estas empresas não estivessem empenhadas nesta busca, que deve ser frenética, e que não estivessem contribuindo para o desenvolvimento do setor, elas não teriam o reconhecimento da sociedade. Por isso, encaminhamos ao Legislativo a criação do conselho, que acredito vai ser de grande valia para as metas de desenvolvimento do município".

José Ronaldo afirmou que este setor é importante para o crescimento econômico do município. "Sei que o Conselho de Ciência, Tecnologia e Informações é uma necessidade para todo e qualquer município que está antenado com a conjuntura econômica e social. A partir da sua instalação, as idéias que hoje estão dispersas, vão ser apresentadas em um único local. Este será um instrumento que vai ser usado em benefício deste segmento".

O vice-prefeito e secretário de Transportes e Trânsito, Antônio Carlos Borges Júnior, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aristóteles Rios, participaram da audiência. O Conselho é vinculado a Sedec. Os participantes do encontro pertencem ao Núcleo Setorial de Informática.

Para Luciano Pinto, da Speed, o conselho abre nova perspectiva para o setor. "Tecnologia e informação é um setor estratégico. Esta iniciativa vai viabilizar novos projetos e a formação de novas parcerias". Ele destacou o apoio da prefeitura à iniciativa. "O governo municipal sempre
esteve presente e participativo desde a criação do núcleo de informática, em 2001".

O professor da Uefs, Delmar Carvalho, disse que uma semente foi plantada para fomentar o setor no município. "As realizações apenas são possíveis quando há união em torno de um ideal. Estamos unidos para participar deste setor numa cidade que é destaque regional". Salomão de Almeida, do Ceteb, afirmou que o conselho vai agregar ações e forças.

O diretor regional do Sebrae, Luiz Almeida, disse que o momento era a concretização de uma vitória da ação sobre o imobilismo e do ideal sobre a inação. Este conselho é de vital para as metas de Feira de Santana, que decidiu que o caminho de ser trilhado para o futuro é este".