terça-feira, janeiro 23, 2007

[Mercado] VIA MOBILE: UMA DAS SETE VENCEDORAS DO BAHIA INOVAÇÃO

FONTE: SOFTEX.
Notícia boa para a empresa Via Mobile. Conheço um dos sócios da empresa, o Jacques Chicourel, e parabenizo por seu cárater empreendedor. Que tenhamos mais exemplos como este.
----------------------------------------------------------------
2006 se foi, mas deixou bons presentes para a VIA MOBILE, empresa incubada no SOFTEX Salvador. Primeiro, em outubro, a classificação entre os nove finalistas brasileiros do 1º Desafio GV-INTEL de Empreendedorismo e Venture Capital promovido pela Fundação Getúlio Vargas e Intel Capital. E, já no final, o anúncio de que a empresa era uma das sete vencedoras da 2ª fase do Bahia Inovação, que premiou, entre mais de 20 concorrentes, as melhores idéias inovadoras deste ano.

Criado em 2003 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação – SECTI, o Bahia Inovação visa apoiar o processo de inovação em produtos, processos e serviços, de modo que o conhecimento gerado nas universidades, centros de pesquisa e empresas se converta em valores econômicos e sociais. É um apoio direto à inovação que promovendo o desenvolvimento e resulta na geração de emprego e renda no estado.

Com o projeto vencedor “Via Mobile SMS Framework”, a VIA MOBILE inicia na Bahia todo um trabalho voltado para a criação, fortalecimento e difusão da computação móvel, particularmente no segmento de telefonia celular. Composta por quatro sócios, a empresa já contabiliza vitórias importantes na sua jornada iniciada em 2005 como, por exemplo, a conquista da 1ª etapa do Bahia Inovação, que abriu as portas do mundo empresarial para a VIA MOBILE. “Esta fase foi muito importante, pois, através da consultoria financeira e de marketing financiada pelo programa, conseguimos definir melhor a nossa futura estratégia de atuação no mercado”, avalia Jacques Chicourel, sócio-diretor da empresa e pesquisador na área de computação móvel.

Frente a países desenvolvidos do mundo, o Brasil parece estar ainda engatinhando quando o assunto é empreendedorismo tecnológico. Um longo caminho a ser percorrido aguarda os pesquisadores e micro empresários que se lançam nesta aventura de trabalhar com o novo, o inusitado. Mas o pontapé inicial foi dado há alguns anos e hoje se percebe um número cada vez maior de empresas incubadas, desenvolvendo seus projetos de forma consistente e com apoio institucional e financeiro. “Com o financiamento promovido pelo Bahia Inovação e o apoio do SOFTEX e da UNIFACS, o projeto tende a ter um ciclo de vida mais sustentável, pois acreditamos que o modelo institucional tripartite composto por agências de fomento, pesquisadores e empresas, representa uma alternativa significativa ao processo de geração de spin-offs na Bahia.”, ressalta Chicourel, referindo-se à importância de programas deste tipo promovidos pelas agências de fomento.

Chicourel reitera ainda, o propósito da VIA MOBILE de explorar as possibilidades do uso da tecnologia móvel e do ambiente Internet em benefício não apenas do mundo empresarial, mas também de toda a sociedade. “O desenvolvimento de serviços de valor agregado, unindo web e aplicações para a telefonia celular está muito concentrado no eixo sul-sudeste com exceção de Pernambuco, cujas start-ups estão sediadas no Porto Digital. Nossa intenção é a de colocar a Bahia neste cenário, diversificando a oferta e fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva de TI do Estado” explica Chicourel.

A Bahia tem investido muito nos últimos anos na área de ciência e tecnologia, não só com programas e projetos de fomento e apoio a estudantes e pesquisadores, como também na estruturação do estado para a absorção de novas empresas e empreendimentos que utilizem a alta tecnologia como ferramenta básica das suas ações. Os investimentos se deram também na democratização do acesso à tecnologia, com a implantação dos infocentros em boa parte dos municípios do estado, o que num espaço muito curto de tempo deverá gerar uma demanda consistente de consumidores “conectados”, ávidos por inovações e pelos benefícios das novas tecnologias.

Se antecipando a este boom de procura por programas e serviços que envolvam a telefonia celular, a VIA MOBILE não tem perdido nenhuma oportunidade para viabilizar suas inovadoras soluções, buscando o apoio das mais diferentes instituições baianas. O percurso é extenso, os recursos escassos e as condições de trabalho nem sempre ideais, mas a visão de futuro e um sólido planejamento do negócio parecem assegurar o entusiasmo destes jovens empresários. “O desenvolvimento do framework está todo baseado em tecnologias open source. Desta forma, além de estar contribuindo para o amadurecimento do software livre, não estamos suscetíveis às mudanças e licenças de fabricantes de software. Assim, barateamos o custo do acesso à tecnologia e conseqüentemente mais empresas podem usar e se beneficiar da computação móvel, particularmente explorada no ambiente de telefonia celular.”, diz Paulo Assunção sócio-diretor e responsável pela área de TI da Empresa. Assunção lembra ainda que a empresa está focada hoje na fase inicial de desenvolvimento, mas garante que pretende em breve ver estes produtos sendo comercializados numa escala maior, concedendo assim maior visibilidade à Bahia no que diz respeito à produção de softwares para telefonia celular.

A VIA MOBILE avalia como fundamental a parceria com a incubadora SOFTEX. Segundo Assunção, “aqui encontramos solo fértil para podermos semear as nossas melhores idéias”. Como uma via de duas mãos, o processo de incubação tem surtido bons resultados para ambas as partes envolvidas na relação, como avalia Camilo Telles diretor da incubadora na Bahia: “Para nós do SOFTEX tem sido gratificante apoiar o trabalho destes jovens empreendedores. As conquistas vêm se sucedendo numa clara demonstração de que estão no caminho certo, e de que a Bahia está aberta às novas idéias e tem capital humano preparado para desenvolvê-las. Um fortalecimento conquistado dia após dia”. O SOFTEX é uma instituição voltada à execução, promoção, fomento e apoio a ações de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico do software brasileiro. Hoje, destaca-se como uma das principais incentivadoras da produção de softwares do estado e tem desempenhado importante papel na evolução que vem ocorrendo nos últimos dez anos.