quarta-feira, março 21, 2007

[Mercado] Braxis consolida plano de crescimento com controle de parte da CPM

Fonte: COMPUTERWORLD


Confirmada a fusão da Braxis com a CPM. Nesta operação, a Braxis fica com 33% do controle acionários da CPM, porém, o mais interessante a observar é a possível passagem do controle acionário da Unitech para a CPM. Aguardemos no que isto irá resultar - com fé, uma nova perspectiva para o mercado OFF-SHORE na Bahia.
-----------------------------

Quase quatro meses após a incorporação da Unitech, a Braxis Tecnologia da Informação, fornecedora de serviços de implementação e gerenciamento de projetos, dá mais um passo em sua estratégia de crescimento: vai controlar 33% da CPM.

Segundo um fato relevante publicado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na segunda-feira (19/03), a Braxis – e as sociedades por ela controladas – passará a controlar 33% das ações representativas do capital votante e total da CPM.

De acordo com o comunicado, a operação tem por objetivo aproveitar as atividades das duas empresas e ampliar o portfólio de clientes e serviços. A sinergia operacional com a Braxis permitirá à CPM assumir determinados contratos comerciais de prestação de serviços com um backlog estimado em aproximadamente 253 milhões de reais.

Segundo o prospecto da transação, a Braxis deu à CPM opção de controle da totalidade das ações da Unitech, o que deve ser analisado pela companhia. O recebimento do backlog citado pela CPM dependerá de fatores como a capacidade de cumprir os contratos de prestação de serviços conforme previsto inicialmente e a anuência dos contratantes à cessão dos contratos de prestação de serviços de TI, além da autorização da transferência do controle da Unitech.

Diante do possível controle da Unitech, a CPM elaborou uma estratégia chamada “Plano de Integração”, no qual a companhia pretende seguir uma série de diretrizes. Entre elas está a expansão das atividades comerciais por meio da venda cruzada de serviços e produtos para a base ampliada de clientes.

Nos planos da CPM também está um programa de incremento da produtividade das operações, internacionalização das receitas e investimentos na melhoria da qualidade e certificações das operações. No ano passado, a companhia totalizou 600,4 milhões de reais em faturamento líquido, crescimento de 6,4% na comparação com 2005. No entanto, teve prejuízo de 91,79 milhões de reais durante o ano.

Novos integrantes

Após a consolidação do negócio, que está prevista para os próximos dias, Jair Ribeiro – até então presidente da Braxis – será o líder da CPM, ao passo em que David Sphilberg, membro do conselho da Braxis, será o vice-presidente do conselho de Administração. Rogério Igreja Brecha Júnior atuará no desenvolvimento da área internacional, mesmo segmento de atuação que mantinha anteriormente na Braxis, assim como José Carlos Pimentel, que vai liderar a atividade de ERP.

Segundo a CPM, as atividades da Braxis e da Unitech - que incluem um conjunto integrado de consultoria de negócios - está em linha com as operações da empresa, com foco em planejamento e governança de TI, business intelligence, gestão de projetos de TI e soluções SAP e Oracle, além de serviços de TI e outsourcing direcionado a grandes empresas brasileiras e subsidiárias de multinacionais.

O controle de parte da CPM está vinculado à estratégia de crescimento divulgada anteriormente pela Braxis. Na ocasião da compra da Unitech, em novembro do ano passado, Jair Ribeiro, presidente da Braxis, informou que uma das metas da companhia é expandir suas operações no Brasil e no exterior.

Naquele período, a companhia já mantinha operações em 10 países por meio de seus clientes internacionais e também remotamente – com atendimento em inglês e espanhol –, e declarava como metas principais a possibilidade de servir de base de serviços offshore para clientes principalmente nos Estados Unidos e Península Ibérica.

“Pretendemos abrir um escritório nos Estados Unidos já no início de 2007”, revelou Ribeiro na ocasião. Hoje 15% do faturamento da companhia é procedente dos contratos no exterior e a idéia é ampliar a fatia para 30% até o ano que vem.

Gigante desde o berço

A Braxis é resultado da união dos fundadores do Banco Patrimônio - Jair Ribeiro e Gianpaulo Baglioni - e da Cotia Trading - Paulo Brito e Alfredo DeGoeye. Os investimentos desses executivos se uniram à experiência do mercado de TI de Rogério Brecha (ex-presidente da Ernst & Young do Brasil e até janeiro deste ano vice-presidente da Unisys) e de David Shpilberg (responsável mundial pela área de TI da Bain Consulting).

2 Comments:

At 1:12 AM, Blogger Daniel Barbosa said...

olá, muito bom o blog, gostei mesmo. Como posso cadastrar minha empresa no blog?
http://www.interiorweb.info

 
At 1:58 AM, Blogger Grinaldo Oliveira said...

Já tá lá! Pode conferir!

 

Postar um comentário

<< Home