terça-feira, julho 29, 2008

[P&D] Bahia pleiteia sediar Pólo brasileiro de Robótica Emergente

FONTE: Convergência Digital

Na verdade, pelo que ouvi do Prof. Marcos Simões, um dos responsáveis pelo projeto, esta iniciativa não é recente, tem pelo menos 1 ano vida. De qualquer sorte, isto prova a seriedade do que é feito em inovação na nossa terra.
------------------------------------------------

Equipamento pioneiro no campo da Inteligência Artificial no Estado, com um potencial para movimentar milhões de dólares e gerar centenas de milhares de empregos no mundo todo, a Bahia poderá ganhar um Pólo de Robótica Emergente (Probem). Proposta por um grupo de pesquisadores de baianos, a iniciativa, uma vez implantada, vai transformar a Bahia em um pólo de tecnologia de ponta na indústria de produtos inovadores.

Em cerca de dois anos, as primeiras empresas geradas pelo projeto estarão deixando a fase de incubação e se tornando uma das principais ações do Parque Tecnológico. Estas empresas cobrirão todo o ciclo robótico desde a produção de circuitos integrados até robôs completos voltados para aplicações finais.

O Probem é um projeto que congrega os laboratórios da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Estadual de Feira de Santana, da Universidade do Estado da Bahia, com a Cooperativa dos Saberes e do Centro Federal de Educação Tecnológica.

A implantação do Probem foi discutida nesta segunda-feira, 28/07, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FAMED/UFBA), durante a I Oficina de Projetos em Robótica Emergente. O evento discutiu também a consolidação de uma estrutura acadêmica multi-institucional e multidisciplinar para a criação do Instituto Internacional de Ciências da Cognição (IICC).

Pela proposta, o IICC será instalado no Parque Tecnológico de Salvador, que a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) está implantando na Avenida Paralela. O IICC foi concebido como o centro articulador da grande rede que será o Pólo de Robótica Emergente. Em março, foi proposta a primeira etapa do projeto Probem à Secti e ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O secretário estadual de CT&I, Ildes Ferreira, emcampou a proposta e pediu que fossem apresentados os projetos. Seis pedidos de patentes já estão em fase de elaboração e a expectativa dos pesquisadores é de que sejam geradas dezenas de novas patentes, nos próximos anos, abrindo novas perspectivas de financiamentos para as universidades públicas. Os projetos foram inscritos no Programa Estadual de Incentivos à Inovação Tecnológica (Inovatec), executado pela Secti.

A estimativa de investimentos para a primeira etapa do Probem é de quase R$ 40 milhões. Esses recursos deverão ser captados em diversas fontes de financiamento, como editais temáticos, Fundos Setoriais e instituições de pesquisa.

O passo inicial para a implantação do Probem será a construção de uma plataforma laboratorial, através de laboratórios que funcionarão sob a coordenação da rede de pesquisa SERLS – Sistemas Emergentes de Representações, Linguagens e Semióticas, instituída pelas instituições de ensino e pesquisa.

Projeto vai promover desenvolvimento tecnológico do Estado

Para a coordenadora do Doutorado de Difusão Científica (um projeto multiinstitucional), Teresinha Fróes, com projetos como o Probem "a universidade pública cumpre o seu papel de produtora do conhecimento e promotora do desenvolvimento tecnológico do Estado". Já o pesquisador Eduardo Santos Souza, autor da proposta do projeto inicial, disse que "o sonho dos primeiros pesquisadores em Inteligência Artificial da década de 50 do século passado está perto de se concretizar".

Dentre os resultados esperados pelos especialistas estão a criação de produtos inovadores e construção de motores e sensores para os robôs, no campo da inteligência artificial e, na área de engenharia de software, o apoio à criação de produtos como motores de jogos, agentes autônomos multicamadas, sistemas de respostas automáticas, jogos eletrônicos, repositórios de objetos de aprendizagem, ferramentas de autoria e ambientes de simulação com recursos de realidade virtual.

Já no terreno da robótica educativa deverão ser desenvolvidos protótipos de software livre e protótipos de robótica emergente. Também estão sendo esperada a geração de empresas de base tecnológica (produtos e patentes, primeira geração), a produção de componentes básicos para a fabricação de Inteligência Artificial e Robótica Emergente, a produção de controles de processos, computadores, console e robôs (segunda geração) e, na terceira geração, sistemas especialistas, softwares, games e robôs comportamentais.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia

domingo, julho 27, 2008

Livro de Causos de TI

Caros amigos,

Sempre tive vontade de escrever um livros de crônicas sobre situações inusitadas que aconteceram ao longo de minha vida como profissional e estudante de TI. São histórias engraçadas em que a TI serve como pano de fundo para situações reais em que profissionais se deparam com dificuldades, mas aprendem lições que os amadurecem para o resto da vida.

Certo de que estas histórias irão ajudar na formação de muitos profissionais em nossa terra, gostaria de contar com a ajuda dos amigos para escrever estas histórias. Assim, se você tiver um relato legal de alguma situação inusitada, como momentos de terror, frio na barriga, desespero, cômica, e que envolva o dia-a-dia de um analista de tecnologia ou desenvolvimento de sistemas, escreva para mim (grinaldo@gmail.com).

Os estudantes podem também relatar situações interessantes ao longo do aprendizado de TI em sala de aula ou laboratório.

Vamos imortalizar um pouco nossa história e mostrar que na Bahia a TI é encarada com atitude e bastante senso de humor, afinal de contas, nós amamos tudo o que fazemos.

Este é um projeto pessoal e espero concretizá-lo em um livro que, com certeza, nos encherá de orgulho de sermos baianos e excelentes profissionais de TI (do tipo que não teme o perigo, mesmo que na hora (risos) venhamos a nos perguntar "por que isto só acontece comigo?".

Os interessados, podem mandar email para mim (grinaldo@gmail.com), colocando no título [Causos de TI]. Irei preservar os créditos da história e nomes se devidamente autorizados.

Grande abraço.

Ps. Isto marca uma nova fase em meu blog em que procuro relatar um pouco mais minhas opiniões ao invés de apenas publicar notícias. valeu!

Dicas para se dar bem como estudante de TI

Caros,

Um estudante de TI que aprecia meu blog enviou algumas perguntas sobre como se dar bem na área de TI. Resolvi compartilhar com vocês.
---------------------

Será que estou muito velho para prosseguir na área?
Nunca se está velho para prosseguir com qualquer assunto de qualquer área. Não existe uma idade certa para começar, nem com a informática, nem com outras áreas. Se formos analisar do ponto de vista científico, a informática é bastante nova, começou efetivamente depois da segunda guerra em um cunho mais comercial. Desta forma, aproveite, pois você está na crista da onda da tecnologia.


Nunca tive afeição por matemática, isso pode dificultar?

A matemática é nossa grande aliada no momento em que forma nosso raciocínio lógico. Você poderá sentir falta da matemática nos momentos em que necessitar de uma exigência maior na construção de algoritmos que envolvam uma complexidade maior. De toda sorte, se você treinar seu cérebro para isto, acabará aprendendo.


Existe alguma matéria, programa/compilador que preciso desde agora ter conhecimento?

Recomendo aprender bem a linguagem C ou Pascal, depois partindo para o Java.


Uma boa dica para dominar a lógica de programação?

Praticar, praticar e praticar.

Uma dica que dou é pegar seus velhos livros de física e construir algoritmos para as fórmulas que tanto você estudou. Pegue a fórmula de velocidade e tente colocar um carrinho na tela (pode ser um caracter) avançar ao mudar os parâmetros das fórmulas, como a aceleração. Use as teclas para modificar estes valores. Tente ao máximo algoritmizar colocando a programação como um prazer. Crie jogos. Um jogo legal é aquele em que você tenta adivinhar um número sorteado pelo computador. Se o seu lance for maior, ele diz, se menor ele diz também.


O que realmente eu preciso ter domínio para conseguir um bom estágio, ou pelo menos não fazer feio?

A primeira coisa a fazer é criar um círculo de boas referências. Procure seus professores, respeite-os acima de qualquer coisa, mesmo que você não goste de um deles, procure ter interesse, peça ajuda nas dúvidas, seja uma referência de si mesmo. Eu diria que 90% de um profissional é feito com atitude. Tenha atitude que o resto vem naturalmente. Como está começando na carreira, procure sempre se superar. Se é solicitado um trabalho, faça além, mostre do que é capaz. Você verá que as oportunidades aparecerão de maneira quase mágica, pois seu senso crítico estará mais aguçado e sua atitude será sempre destemida para qualquer situação.

quarta-feira, julho 23, 2008

Resenha de comentário

Caros amigos.

Recentemente recebi um comentário a respeito da ferramenta MAKER em meu blog e gostaria de aproveitar este espaço para algumas considerações. O comentário foi este:

Com o MAIKER (sic) agente (sic) nem precisa entrar na Facul... basta clicar no botão GERAR GRADUAÇÃO!
E sai um aluno protinho (sic) pra (sic) o mercado... bem do jeitinho bahiano (sic) ...sem fazer nada... devagarzin, devagarzin....
Eu participei recentemente de um treinamento gratuito desta ferramenta nas dependências da Jorge Amado e atesto que um aluno sem conhecimentos de lógica de programação, modelagem em banco de dados e engenharia de software não vai muito adiante com o uso em potencial do MAKER.

Para fins de entendimento, o MAKER antecipa uma tendência de criação de sistemas baseado em linguagens de quinta geração e que exploram de maneira bastante satisfatória a criação de sistemas por intermédio de uma interface gráfica bastante intuitiva. Além disto, para estender o produto é necessário um bom conhecimento de JAVA ou outras linguagens de programaçaõ, haja vista que as funções disponíveis estão escritas nestas plataformas.

Sem dúvida, é um produto notável. Acredito que existe um certo desconhecimento e preconceito do mesmo por se tratar de uma solução de facilita e muito a construção de sistemas.

Nesta lógica, não compreendo porque discriminar algo que pode gerar muitos empregos na região, não descarta os conhecimentos aprendidos em faculdades (pelo contrário, os potencializa e concentra no negócio - o que é mais importante), facilita o ingresso de jovens estudantes de primeiros semestres no mundo da computação e mais que isto, é produzido e honrado em nossa terra.

Recentemente recebi uma notícia que o MAKER terá certificação intermediada pela Prometric. Qual produto nacional (por favor, se souberem, me diga!!!!) alcançou tamanho grau de amplitude ????

Precisamos acreditar mais em nosso potencial, honrar nossas empresas locais e valorizar a prata da casa. Se não acreditam na Bahia, deixe-a. Acho que assim será melhor.

E para encerrar, os (sic)´s do comentário foram colocados por mim para um último conselho: Se quiserem conquistar o mundo, aprendam antes um pouco sobre o seu. A língua, por exemplo, vem em primeiro lugar, já que quem não se comunica direito, se trumbica...

Desculpem-me se fui um pouco duro, mas estou um pouco cansado de ver uma falta de otimismo em nossa terra, principalmente proveniente de estudantes. Graças a Deus que existem exceções, como de um amigo meu (só informo o nome com a autorização dele) que empreendeu um negócio na internet, voltou à nossa terra, montou uma equipe de analistas com cerca de 30 pessoas e hoje está expandindo negócios na Turquia e Índia. Acreditar em nosso potencial é isto. Bola pra frente.

Grande abraço.

[Governo] Bahia abre curso gratuito de formação em Tecnologia da Informação

FONTE: CONVERGÊNCIA DIGITAL

Olha que notícia espetacular!
-------------

Mais de mil e duzentos jovens da rede pública de ensino poderão participar ainda este ano, de um curso gratuito de formação em Tecnologia da Informação em cidades da Bahia. Serão 300 horas de aulas de programação e os alunos que se destacarem serão contratados por empresas baianas de Tecnologia da Informação (TI).

Oferecido nos três turnos, o curso faz parte do Programa de Qualificação em Tecnologia da Informação, que tem como meta capacitar vinte mil pessoas em quatro anos, em todo o Estado. Esta primeira fase do programa contará com 48 turmas de 25 alunos em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas.

As turmas são formadas por estudantes do ensino médio da rede pública com idade até 24 anos que terão aulas de segunda a sexta-feira. As inscrições serão realizadas mediante um processo seletivo. As provas e cursos serão realizadas nas seguintes localidades: Salvador (Icéia), Feira de Santana (Colégio Estadual Gastão Guimarães), Vitória da Conquista (Colégio Euclides da Cunha) e Lauro de Freitas (Escola de Cadetes). As inscrições serão realizadas apenas pelo site da Secretaria Estadual de Educação – SEC (www.sec.ba.gov.br).

segunda-feira, julho 21, 2008

[P&D] Equipe Baiana Premiada na China

Para aqueles que acham que nossa terra só produz acarajé (o que, por si só, representa um símbolo de cultura e resistência exemplar de uma raça e que nos honra imensamente), segue nota do professor Marco Simões a respeito do time baiano que participou da competição Robocup 2008 na China:

A equipe Brasileira Bahia Robotics Team (http://www.acso.uneb.br/brt)
terminou em 3o lugar no torneio de futebol de robôs da categoria Mixed
Reality da mesma competição na China. Ficou ainda com o 4o lugar na
competição de desenvolvimento de aplicações e em 5o no desenvolvimento
técnico. Em breve mais detalhes serão postados no site da equipe.
Pois é, dois integrantes da equipe foram meus alunos em uma disciplina de Redes de Computadores na UNEB e afirmo que sinto orgulho por ver neles uma imagem de sucesso de nossos esforços como professor e profissional ético na área de computação.

Parabéns!

terça-feira, julho 15, 2008

[Evento] seminário SISTEMAS DE SEGURANÇA

Evento importante na cidade.

Para quem esta precisando de ajuda externa para atender as cobranças de sua gerência sob a obtenção de bons resultados na localização de sistemas de segurança.

Para quem esta enfrentando problemas na implantação de sistema de segurança e não encontra ajuda nas cartilhas ou manuais entregues pela empresa fornecedora.

Para quem precisa de consultoria para agilizar a implantação de sistema de segurança na empresa que trabalha.

Para quem recebeu a responsabilidade de substituir o sistema de segurança da empresa e não consegue bem os critérios a serem observados neste processo?

Para quem, sendo o único na empresa na qual trabalha a cuidar do sistema de segurança não tem com que falar sobre aspectos de eficácia do mesmo.

Para quem recebeu recentemente a incumbência de implantar um sistema de segurança na empresa e não sabe ao certo em que se capacitar.

Para quem verificou falhas no sistema de segurança da empresa e precisa de ajuda para dirimi-las em curto prazo.

Para quem precisa reciclar conhecimentos para melhor manter de forma eficaz o sistema de segurança da sua empresa, e esta não se predispõe a investir na sua capacitação.



Sugiro que vá participar do seminário SISTEMAS DE SEGURANÇA a ser realizado no próximo dia 23.

Seja qual for a situação acima com a qual se identifique você, certamente, terá ganhos debatendo e trocando idéias com expressivos CSOs e profissionais de reconhecida competência neste assunto, que participarão deste evento.



O evento acontece aqui em Salvador, portanto será fácil encontrar profissionais que se identifiquem com o seu problema e que possam manter contatos com você nos dias seguintes.

O evento começa às 14 horas. O que permite você estar na sua empresa “descascando abacaxis” por todo o período matutino e deixar os procedimentos do período vespertino roteirizados.

No encerramento da programação será servido um jantar. O que permite a extensão da oportunidade de fazer contatos com antigos amigos; colher mais informações dos palestrantes ou demais CSOs presentes, identificar parceiros com problemas semelhantes com os quais possam manter contatos no pós-evento, e fazer novos amigos.



Não é seguro perder esta oportunidade. Inscreva-se. As inscrições estão abertas no endereço www.inforumct.com.br

quarta-feira, julho 09, 2008

[Mercado] EMPRESA BAIANA CONQUISTA MPS.BR

FONTE: Frente & Verso Comunicação Integrada

Excelente notícia para a Bahia! Parabéns à Sysdesign.
-----------

A Sysdesign é a primeira empresa baiana de tecnologia da informação e comunicação (TIC), na categoria das médias e pequenas empresas, a conquistar a certificação MPS.BR, programa coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex Brasil). A empresa foi certificada, em maio, no nível G – na área de consultoria (fábrica de software) em Salvador.

“Esse é um processo que atesta uma efetividade maior de controle no processo de desenvolvimento assim como a garantia de qualidade no trabalho que está sendo executado”, afirma o diretor geral da empresa, Graciliano Oliveira. Focada na melhoria dos processos desde a sua concepção, a empresa foi pioneira no setor ao obter a ISO9001 em 1999. Desde então passou a intensificar o foco de sua atuação na satisfação dos seus clientes, em um movimento contínuo de melhoria. A certificação MPS.BR é um pré-requisito adotado pelo Governo Federal para a contratação de serviços de desenvolvimento na área de TIC. Com a certificação, a Sysdesign projeta ampliar sua participação no mercado em torno de 25% em 2008.

O processo de certificação teve início em 2007, com apoio do Sebrae-Bahia e Softex-Bahia. A Sysdesign investiu com recursos próprios cerca de R$ 50 mil para obter o MPS.BR. A implementação foi realizada pelo Instituto de Tecnologia em Software (ITS), enquanto o processo de avaliação foi conduzido pela SWQuality.

Com foco de atuação no Norte/Nordeste, a Sysdesign atua há 13 anos no mercado. A empresa presta serviço nas áreas de consultoria em tecnologia da informação – desenvolvimento de sistemas, business Intelligence, suporte e consultoria especializada na tecnologia Oracle, venda de soluções e treinamentos. A Sysdesign, localizada em Salvador, possui filial em Belém (PA). Segundo estimativas, é uma das seis maiores empresas baianas no mercado de TIC.

sábado, julho 05, 2008

[Acadêmico] Oportunidade - Curso Superior de Tecnologia de Desenvolvimento de Software

Pessoal,

Gostaria de aproveitar o espaço para divulgação de um curso superior de excelente qualidade com professores atuantes no mercado profissional de TI no estado da Bahia e que conta com alguns programas acadêmicos interessantes em regime de parcerias com vários players de mercado nacional e internacional.

O Curso Tecnológico de Desenvolvimento de Software (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, segundo o catálogo do MEC) da UniJorge (antiga Faculdades Jorge Amado, agora Centro Universitário) conta com alguns pontos interessantes para a formação de seu aluno, tais como:

  • Parceria FORTE com a Microsoft, IBM, Softwell, SUN, CPM/Braxis, Datasul e outras empresas da região.
  • Execução semestral de programas de treinamento com a SOFTWELL (MAKER), Student to Business (Microsoft) e Fábrica de Talentos (CPM-Braxis).
  • Estabelecimento de um Centro de Inovação Tecnológica com fábrica de software, cursos de extensão em diversas áreas e execução de projetos de TI com empresas da região (futuro).
  • Execução semestral de trabalhos interdisciplinares que buscam integrar todas as disciplinas do semestre ao qual o aluno estuda.
  • 8 Laboratórios equipados com computadores com processadores de núcleo duplo, de última geração e telas de LCD.
  • Professores com atuação profissional efetiva em diversas empresas da região e altamente sintonizados com o mercado.
  • Células acadêmicas de .NET, Software Livre, Célula de Estudo em Redes (Em formação)Python e Segurança (em formação).
  • Excelente ambiente acadêmico com áreas de convivência, biblioteca informatizada e salas climatizadas.

Enfim, uma excelente oportunidade de graduação, em 5 semestres, extremamente focado no mercado e com mensalidade bastante atraente.

Aproveitem e divulguem para os amigos.

Afinal de contas, o mercado fervilha por oportunidades e um curso sintonizado com as melhores empresas do mundo é certamente uma garantia de sucesso.

Inscrições para o vestibular até 9 de julho - www.jorgeamado.edu.br

quarta-feira, julho 02, 2008

[Evento] seminário SISTEMAS DE SEGURANÇA

Esta nota foi enviada por Deraldo Pitombo e representa uma excelente iniciativa em nossa região de promover o debate e o uso efetivo de novas tecnologias ligadas à área de TIC. Creio que parte de nosso êxito em termos de empreendedorismo e novos desafios parte de um processo de estabelecimento de uma cultura sólida de vantagens profissionais para a área de TI. Precisamos atrair novos jovens e colocar a pauta da TIC como um assunto vivo e diário em nossa sociedade.

--------------

É normal e estratégico que as empresas fornecedoras de soluções busquem fazer as apresentações dos seus serviços e produtos para quem possui poder de influência nos processos de compra dentro das empresas.

Bem como é totalmente compreensível que os dirigentes empresariais, nas suas análises de viabilidade e de interesse em processos de aquisição de bens, dêem preferência aos aspectos comerciais e financeiros que os transversalizam.
Há produtos, a exemplo das máquinas e dos eletrodomésticos, que vêem com manuais com informações e recomendações suficientes para permitir a obtenção dos resultados no mesmo nível das expectativas. s responsáveis por suas instalações e operações.

Entretanto em outros, a exemplo das soluções de TI, o trabalho dos técnicos responsáveis pela “prospecção de retornos de investimentos” não é tão simples.

A grande maioria das inovações na área de TIC são vislumbradas e desenvolvidas tendo por foco cenários distintos. Com níveis de valores e de disponibilidade de recursos humanos, financeiros e materiais diferenciados. E o processo de localização exigem saberes ( não constantes em cartilhas ou manuais) que a grande maioria dos técnicos que atuam fora de grandes centros dificilmente possui.

Os mini-eventos que compõe a série CASOS TIC NORDESTE, têm por propósito permitir debates com trocas de idéias e experiências, entre os profissionais de TIC que atuam no nordeste do Brasil, sobre as melhores metodologias para localização e as melhores práticas de utilização das inovações tecnológicas que estão em evidência nesta área. São destacados os “pulos dos gatos” e as novas trilhas descobertas em experiências regionais.
O próximo trabalho nesta série é o seminário SISTEMAS DE SEGURANÇA – Do planejamento aos resultados, que será realizado no dia 23 deste mês no Fiesta Convention Center – veja mais no endereço www.inforumct.com.br .