domingo, julho 27, 2008

Dicas para se dar bem como estudante de TI

Caros,

Um estudante de TI que aprecia meu blog enviou algumas perguntas sobre como se dar bem na área de TI. Resolvi compartilhar com vocês.
---------------------

Será que estou muito velho para prosseguir na área?
Nunca se está velho para prosseguir com qualquer assunto de qualquer área. Não existe uma idade certa para começar, nem com a informática, nem com outras áreas. Se formos analisar do ponto de vista científico, a informática é bastante nova, começou efetivamente depois da segunda guerra em um cunho mais comercial. Desta forma, aproveite, pois você está na crista da onda da tecnologia.


Nunca tive afeição por matemática, isso pode dificultar?

A matemática é nossa grande aliada no momento em que forma nosso raciocínio lógico. Você poderá sentir falta da matemática nos momentos em que necessitar de uma exigência maior na construção de algoritmos que envolvam uma complexidade maior. De toda sorte, se você treinar seu cérebro para isto, acabará aprendendo.


Existe alguma matéria, programa/compilador que preciso desde agora ter conhecimento?

Recomendo aprender bem a linguagem C ou Pascal, depois partindo para o Java.


Uma boa dica para dominar a lógica de programação?

Praticar, praticar e praticar.

Uma dica que dou é pegar seus velhos livros de física e construir algoritmos para as fórmulas que tanto você estudou. Pegue a fórmula de velocidade e tente colocar um carrinho na tela (pode ser um caracter) avançar ao mudar os parâmetros das fórmulas, como a aceleração. Use as teclas para modificar estes valores. Tente ao máximo algoritmizar colocando a programação como um prazer. Crie jogos. Um jogo legal é aquele em que você tenta adivinhar um número sorteado pelo computador. Se o seu lance for maior, ele diz, se menor ele diz também.


O que realmente eu preciso ter domínio para conseguir um bom estágio, ou pelo menos não fazer feio?

A primeira coisa a fazer é criar um círculo de boas referências. Procure seus professores, respeite-os acima de qualquer coisa, mesmo que você não goste de um deles, procure ter interesse, peça ajuda nas dúvidas, seja uma referência de si mesmo. Eu diria que 90% de um profissional é feito com atitude. Tenha atitude que o resto vem naturalmente. Como está começando na carreira, procure sempre se superar. Se é solicitado um trabalho, faça além, mostre do que é capaz. Você verá que as oportunidades aparecerão de maneira quase mágica, pois seu senso crítico estará mais aguçado e sua atitude será sempre destemida para qualquer situação.

1 Comments:

At 1:51 AM, Anonymous Anônimo said...

Ótimas dicas mestre, Valeu!

 

Postar um comentário

<< Home