terça-feira, junho 10, 2008

[Governo] Estado da Bahia faz ranking de softwares que utiliza

Fonte: Jornal da Mídia

Isto pode dar um samba bom! Boa iniciativa!
------------

Salvador - A partir desta quinta-feira (12) será disponibilizado aos gestores das áreas de tecnologia do Estado, o Catálogo de Tecnologia da Informação das Unidades Operacionais, uma ferramenta que dará acesso à relação de todos os sistemas operacionais utilizados pelos diversos órgãos públicos.

O objetivo é evitar que ocorra duplicidade no trabalho de desenvolvimento ou aquisição de softwares voltados à administração pública, reduzindo gastos desnecessários. O projeto foi gerido pela Secretaria da Administração, com o apoio da Companhia Baiana de Processamento de Dados (Prodeb).

A nova ferramenta será apresentada nesta quinta-feira à plenária do Fórum de Gestores de Tecnologia da informação e Comunicação do Estado da Bahia (Fortic). Posteriormente, os gestores da área de TI das diversas pastas e órgãos do Estado poderão cadastrar seus sistemas e softwares no portal do catálogo - www.saeb.ba.gov.br/catalogoti, possibilitando a permuta dessas informações.

A Saeb acrescenta que à medida que os sistemas sejam inscritos no portal, estes passarão por um processo de avaliação que resultará em um ranking. Para isso, a secretaria lançará mão de critérios como situação técnica, arquitetura, satisfação do uso, tempo de implementação e metodologia.

Segundo o coordenador-executivo de Tecnologia de Gestão, Ricardo Veloso, estes elementos determinarão o posicionamento do produto no ranking, facilitando a escolha. Programas de gerenciamento de gastos com diárias, fluxo de transportes, pagamentos a fornecedores, contabilidade, entre outros, são exemplos de sistemas que estarão relacionados para consulta.

A coordenadora de Tecnologia da Saeb, Nilma Ricardo, explica que caso haja interesse em reaproveitamento de um software, este procedimento só poderá ser feito após entendimento prévio entre o órgão interessado e o que detém o sistema.

A líder de Projeto da CTG, Sandra Berard, lembra que a iniciativa objetiva não apenas unificar os procedimentos na área de TI, mas, sobretudo, contribuir com a otimização dos gastos no setor público.