quinta-feira, dezembro 14, 2006

[Mercado] Gartner: 10 previsões que vão mudar o mercado de TI nos próximos anos

FONTE: IDG NOW

O instituto Gartner anuncia as dez próximas tendências para o mercado de TI nos próximos anos. Leiam e avaliem por si mesmos. Apenas a título de brincadeira, inseri uma décima primeira tendência. Vamos torcer para que isto aconteça. :)

O Gartner anunciou na quarta-feira (13/12) as dez previsões que devem mudar os negócios e o mercado de TI a partir de 2007, em áreas como PCs, intenet, redes, outsourcing, segurança, software e serviços. Confira:

1. Até 2009, a participação de mercado dos 10 maiores provedores de outsourcing de TI vai cair para 40% (dos atuais 43,5%), representando uma mudança de receita de 5,4 bilhões de dólares. Segundo a consultoria, a redução dos grandes contratos e o aumento da competição vão colocar grande pressão sobre os competidores do segmento.

2. Apenas um provedor de serviços da Ásia/Pacífico vai chegar ao top 20 global até 2010. O número restrito de provedores da região vai impedir os provedores locais de chegar ao topo com rapidez.

3. Os blogs e comunidades online vão atingir o pico na primeira metade de 2007. Tomando como base a taxa de vida média de um blog e a taxa de crescimento do fenômeno, já temos mais de 200 milhões de ex-blogueiros. O ponto máximo de número de blogueiros será de 100 milhões, em algum momento do primeiro semestre de 2007.

4. Até 2009 a responsabilidade social corporativa será uma prioridade maior que preocupações com aderência a regulamentos governamentais.

5. Ao final de 2007, 75% das empresas serão infectadas com códigos maliciosos não detectados, motivados financeiramente e que entrarão por vias alternativas ao perímetro principal da rede e suas defesas. A conclusão do Gartner é que as tecnologias e processos de segurança não acompanham as mudanças nas ameaças.

6. O Vista será o último lançamento da série Microsoft Windows. A próxima geração de ambientes operacionais será modular e incrementada por updates. A era do software monolítico está perto do fim. A Microsoft será um player importante neste cenário, com atualizações mais flexíveis e foco em qualidade no Windows.

7. Até 2010, o custo total de propriedade dos PCs vai cair 50%. O foco em gerenciamento, automatização e confiabilidade permite diferenciar um PC dentro de um mercado cada vez mais comoditizado. Fornecedores que provarem oferecer redução de custos vão ter vantagem competitiva.

8. Até 2010, 60% da população de usuários de celular será passível de se rastrear por serviços de Internet. As demandas por segurança nacional e proteção civil devem vencer as preocupações com privacidade.

9. Ao longo de 2011, as empresas vão desperdiçar 100 bilhões de dólares comprando produtos de serviços equivocados de rede. As empresas estão adotando tecnologias ultrapassadas ao invés de adotar redes que as daria vantagem competitiva.

10. Até 2008, cerca de 50% dos data centers em todo mundo vão ter falta de capacidade de energia e refrigeração para atender equipamentos de alta-densidade. Com a proliferação dos sistemas de alta densidade, os problemas crescem. O setor só
terá tecnologias inovadoras para resolvê-los a partir de 2010.


11. O estado da Bahia localizado no Brasil irá se tornar um dos maiores pólos de produção de software do mundo. Grandes empresas mundiais irão ser instaladas naquela região, aumentando os salários em até 200% ao ano. E mais, o time do Bahia se torna campeão mundial interclubes (a primeira é mais fácil, mas esta última... só com reza braba...).

1 Comments:

At 4:56 PM, Anonymous Anônimo said...

O Bahia já é um time fora de série Grinaldo.

Fora de série A
Fora de série B
Fora de série C

 

Postar um comentário

<< Home