terça-feira, dezembro 05, 2006

[Mercado] Programa Empresa Competitiva Bahia será lançado hoje

Fonte: RETEC

Excelente notícia para início de ano. Para quem já desenvolve algum tipo de trabalho entre a iniciativa privada e a academia, eis um bom incentivo para financiar a empreitada. De qualquer forma, vale também o interesse dos estudantes em prospectar oportunidades, uma vez que o valor financiado pode ajudar a custear os estudos, em forma de salário-bolsa. Afinal de contas, uma mão lava a outra.
------------------------------------------------------

O desenvolvimento da competitividade de micro e pequenas empresas é o foco do Empresa Competitiva Bahia, programa que está atuando em 10 Arranjos Produtivos Locais (APL´s) na Bahia e será lançado oficialmente nesta terça-feira (dia 05), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a partir das 15h. Através do programa, os APL´s terão o aporte de US$ 16,67 milhões ao longo de 30 meses, fruto de uma parceria entre o Governo Estadual, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebrae-BA e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O investimento vai gerar o desenvolvimento dos arranjos, que reúnem várias empresas, principalmente micro e pequenas, trabalhando numa mesma atividade produtiva e que possuem algum vínculo de articulação e cooperação entre si.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Rafael Lucchesi, o Empresa Competitiva Bahia é uma iniciativa pioneira no Brasil e se constitui como uma agenda permanente de capacitação tecnológica nas empresas. “O programa vai ser um gerador de maior resultado econômico para essas empresas, que poderão investir mais, gerar novos empregos e criar um círculo virtuoso de desenvolvimento e expansão”, disse Lucchesi. A principal estratégia do programa é azeitar a articulação de parcerias entre empresários e instituições para a difusão de práticas sustentáveis entre as cerca de seis mil micro e pequenas empresas organizadas no formato de Arranjos Produtivos Locais.

APLs beneficiados pelo Programa Empresa Competitiva Bahia:

• Tecnologia da Informação (Região Metropolitana de Salvador)
• Transformação Plástica (Região Metropolitana de Salvador)
• Confecções (Região Metropolitana de Salvador e Feira de Santana)
• Fruticultura (Juazeiro e Vale do São Francisco)
• Cadeia de Fornecedores Automotivos (Região Metropolitana de Salvador)
• Rochas Ornamentais (Ourolândia/Região Metropolitana de Salvador)
• Mata Atlântica (Ilhéus/Itabuna)
• Piscicultura (Paulo Afonso)
• Derivados da Cana-de-Açúcar (Chapada Diamantina)
• Caprinovinocultura (Região Norte do Estado)