segunda-feira, dezembro 04, 2006

[Acadêmico] Notas rápidas sobre o Doutorado MultiInstitucional

Estive no evento de lançamento oficial dos doutorados multiinstitucionais nas áreas de Engenharia Química e Ciência da Computação que aconteceu na UFBA – Politécnica. Foi um acontecimento único, com a participação dos magníficos reitores da UFBA, UEFS e Unifacs, além dos secretários da SECTI e FAPESB e representantes da ASSESPRO e ANP.

Segundo o reitor da UEFS, a expectativa é que no próximo ano sejam abertos mais 2 (dois) doutorados na área de engenharia, retirando a Bahia de um longo período de sonolência tecnológica. O próprio secretário da FAPESB ressaltou que, em pouco mais de três anos, praticamente duplicou-se a quantidade de mestrados na Bahia e criou-se sete doutorados.

Sem sombra de dúvidas, um trabalho muito bom que merece o reconhecimento de todos.

Entretanto, apesar de ter sido um evento bastante anunciado e de grande valia para a classe discente, constatei que apenas 40% do auditório estava preenchido, o que me deixa um pouco ressabiado sobre o real interesse dos estudantes neste tipo de novidade. Ao meu ver, era para estar lotado. Como se diz na física, não existe ação sem reação...

Outra novidade interessante que obtive por lá foi sobre o Centro Microsoft que será inaugurado no próximo dia 12 de dezembro na UNEB. Segundo Advhan Furtado, colaborador da SECTI, a Microsoft está aceitando adesão de outras faculdades a fim de conceder o privilégio de utilizar o convênio MSDNAA gratuitamente (US$ 2.500,00 por ano - completamente free). Aos interessados de plantão, compareçam, já que serão fornecidos também cópias gratuitas do Windows Vista – E não é cópia de demonstração, é original.