quarta-feira, junho 16, 2010

[Evento] Chamada de Trabalhos - Coloquio Internacional Democracia e Interfaces Digitais para a Participação Pública

Atendendo a pedidos,
-----------

Oi Grinaldo,

Por favor faça circular a chamada de trabalhos feita pela UFBa para o Colóquio que ocorrerá em setembro próximo, em Salvador, no qual teremos a oportunidade de apresentar os resultados do projeto de pesquisa que a Prodeb realiza em parceria com esta universidade, com apoio da Fapesb e CNPq.
O texto da chamada de trabalhos também pode ser encontrado no blog do projeto (http://www.2i2p.ba.gov.br/) e em anexo a esta mensagem.
Grata
Maria Célia


1ª Chamada de trabalhos

Colóquio Internacional Democracia e Interfaces Digitais para a Participação Pública.

 

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, juntamente com o LCAD, realizará o  Colóquio Internacional Democracia e Interfaces Digitais para a Participação Pública. O colóquio acontecerá em Salvador, Bahia, no dia 2 de setembro de 2010. A ideia é discutir temas vinculados ao atual debate sobre democracia digital; participação democrática e políticas para a cidade; portais e sítios governamentais; interação Estado-cidadãos através da Internet; movimentos sociais e Internet; democracia e Web 2.0; etc. O objetivo central é aprofundar o debate sobre democracia e participação civil na definição de políticas para a cidade e sua relação com a Internet. Resumidamente, a temática do colóquio se organiza a partir de dois eixos:

Eixo I: Políticas para a Cidade e Democracia Digital – sobretudo trata-se de relacionar o ambiente digital e suas potencialidades para contribuir na definição e solução de problemas que regulam a vida da comunidade, no planejamento e gerenciamento das cidades e discutir o uso das tecnologias de informação e comunicação como canais para aglutinar e difundir o conhecimento acerca do território e do espaço público, tomando o cidadão como produtor e consumidor deste conhecimento.

Eixo II: Participação pública e Web 2.0 – Trata da relação entre as interfaces digitais e a ampliação do diálogo entre cidadãos, comunidades e Poder Público e envolve temas como o uso cidadão de ferramentas da Web 2.0; o princípio do design universal das interfaces de sites; o fortalecimento da participação do cidadão através de dispositivos colaborativos online; mídias sociais e participação cidadã; usabilidade pública dos sítios na Web, etc.

 

Submissão de artigos

Os trabalhos devem se enquadrar em um dos dois eixos temáticos propostos. Podem ser relacionados à discussão de conceitos, de projetos ou relato de caso. Todos trabalhos aceitos para apresentação serão publicados digitalmente e alguns serão selecionados pelo comitê científico para publicação em número especial da revista Cadernos do PPG-AU, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA.
Os artigos devem ser encaminhados por e-mail, com textos em formato compatível com Word, imagens em formato tif separadas do texto, com indicações de localização no texto e legenda. Os arquivos não devem exceder 10 Mb. Os artigos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol. Devem incluir resumo contendo, no máximo, 100 palavras. O autor deverá informar sua formação profissional, filiação institucional atual, titulação,  endereçamento postal e eletrônico, telefone. O texto deve ser digitado em espaço 1,5, fonte Arial tamanho 11 e ter, no máximo, 20 (vinte) páginas (incluindo resumo, tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas). As imagens deverão ser acompanhadas de suas fontes. As citações dentro do texto devem utilizar o sistema autor-data. Evitar nota de rodapé. As notas devem vir no final do texto assim como as referências bibliográficas, de acordo com os exemplos a seguir:
SAMPAIO, Antônio H. L. (outras) Cartas de Atenas com textos originais. Salvador: Quarteto Editora/PPG-AU/FAUFBA, 2001.
BAETA, Rodrigo. Ouro Preto cidade barroca. in Cadernos do PPG-AU/FAUFBA, Salvador: n. 1, p. 47-66, 2003.
SANTOS,Milton. Salvador: centro e centralidade na cidade contemporânea. In: GOMES, Marco A.F. (Org.).Pelo Pelô, história,cultura e cidade. Salvador: EDUFBA/Mestrado em Arquitetura e Urbanismo/FAUFBA, 1995.
As contribuições ao colóquio serão submetidas à Comitê Científico, a quem caberá a decisão sobre a oportunidade de sua publicação. Os arquivos devem ser enviados até o dia 23 de julho para o endereço
2i2p@ufba.br.

 

Prazos

Submissões – até 23 de julho;

Notificação aos autores – 2 de agosto;

Envio de versão final – 13 de agosto.