terça-feira, junho 01, 2010

[Academia] Nordeste é finalista na Copa do Mundo da Computação

Fonte: TIBahia.com

Pernambuco está de parabéns nesta conquista!

Para quem também não sabe, a Bahia foi campeã mundial em Robótica pela UNEB.

Estes exemplos demonstram a vocação natural de nossos jovens para as novas tecnologias. Acredito que esforços concentrados das instituições de ensino, Estado e iniciativa privada podem mudar nosso horizonte em um curto espaço de tempo.

Como se diz no ditado: "Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". A Educação é a única saída para o desenvolvimento pleno do Nordeste.

A fórmula para isto já funciona em Pernambuco há certo tempo. 

Aqui na Bahia... bem... esperemos a tão sonhada Tecnovia...  
----------
Salvador - 29 de maio de 2010 - Cedo para dizer que a seleção brasileira de futebol irá para a final da Copa do Mundo. Mas a Imagine Cup, uma iniciativa de Cidadania Corporativa da Microsoft conhecida como a Copa do Mundo da Computação, já tem a equipe confirmada para representar o Brasil na final mundial da competição em Varsóvia, na Polônia.

A Proativa Team, formada por alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi reconhecida na tarde de ontem, em evento realizado no histórico Teatro de Santa Isabel, no centro do Recife, em Pernambuco, como a 1ª colocada na categoria Software Design.

O projeto apresentado chama-se Pro@Edu e é considerado um conjunto de aplicações e serviços interligados que terão a finalidade de melhorar a experiência do usuário de ensino à distância, além de resolver os principais problemas encontrados nesse nicho.

Também voltado à melhoria da Educação, o projeto da equipe LevelUP Team, da Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães (ETEPAM), de Pernambuco, foi o 2º colocado na mesma categoria. Os estudantes paulistas, do grupo Ecoleague, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), conquistaram a 3ª colocação com uma proposta para integração de pessoas, empresas e organizações do Terceiro Setor, que buscam a preservação ambiental e promovem ações e posturas ambientalmente responsáveis.

Em sua 8ª edição, a Imagine Cup 2010 – que tem patrocínio nacional do Bradesco e local da Elcoma – recebeu a inscrição 300 mil estudantes de diversos países que aceitaram o desafio de “Imaginar um mundo onde a tecnologia ajudasse a solucionar os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje”. O Brasil contou com a participação de 84 mil jovens.

“A criatividade, o talento e o espírito competitivo dos estudantes brasileiros sempre se destacam na Imagine Cup. Para a Microsoft esta é uma grande oportunidade para transformar pessoas que são capazes de transformar o mundo”, diz Amintas Neto, Gerente de Programas Acadêmicos da Microsoft Brasil.

Todos os trabalhos inscritos deveriam ter como base alguma das oito metas do milênio, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU): erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento –, além de estimular seus talentos e capacidade de inovação.

Na Polônia, serão entregues mais de US$ 60 mil em prêmios para projetos de jovens estudantes que sugerem o uso da tecnologia para solucionar os maiores desafios da humanidade. Os participantes serão premiados em cinco categorias fixas – Projeto de Software, Desenvolvimento de Jogos, Mídias Digitais, Sistemas Embarcados e Desafio TI – e em outras cinco especiais – Envision 2020 (Visionário para o ano 2020), Internet Explorer 8, Interoperabilidade, Próxima Geração Web e Acessibilidade Touch & Table.

Na cerimônia realizada no Recife, foram anunciados, ainda, os vencedores do Prêmio Imagine Cup Cidadania 2010, e do 1º Prêmio Nacional de Interoperabilidade. Cada um deles contou com três equipes vencedoras que também surpreenderam por sua imaginação, paixão e criatividade.

O Prêmio Imagine Cup Cidadania 2010, voltado especialmente para o Recife, foram vitoriosos os projetos “Um clique na sustentabilidade!”, da dupla Wendel Lima e Pérola Torres; “Tecnologia mais inovação igual revolução”, de Iury Pereira; e “Imagine Cup Cidadania – Oito metas do milênio – Vivemos uma crise de percepção”, de Flávio Negromonte; que ficaram, respectivamente, com o 1º, 2º e 3º lugar.

Já o 1º Prêmio Nacional de Interoperabilidade, organizado pela Microsoft, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), premiou os trabalhos “BioRider”, da equipe Uptiva Dreams IT, com integrantes da ETEPAM/PE, CIN-UFPE/PE E UNICAMP/SP; “Macaw”, da equipe Samba Samba, da UNESP/SP; e “Social Care”, da equipe paulista Eusocial, das instituições Mackenzi, Toricelli e BI Internacional.

Sobre a Microsoft Brasil – Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 13 escritórios regionais em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos seis anos, a empresa investiu mais de R$ 114 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes.

É uma das 109 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.

1 Comments:

At 7:48 AM, Anonymous Fred said...

Me formei na Ruy Barbosa e sou mestre pela UFPE. Hoje faco PhD fora do país. Se retorar ao mercado de trabalho brasileiro, mais provavelmente será Pernambuco. Infelizmente, pois sou baiano até morrer, nossa Bahia carece de mais pesquisa aplicada, coisa que a UFPE já faz há 15 anos e inúmeras publicacoes internacionais. Quero no entanto congratular o pessoal da Uneb que se aproxima exatamente do que falo aqui. Nao quero ver nossa Bahia apenas como consumidor de tecnologias prontas. Ao contrário, queria ver investimentos alto em pesquisa e há médio prazo reconhecimento através de publicacoes em conferencias e journals nível A. Quando chegarmos a esse nível, poderemos sim comemorar algo de fato. Hoje ainda acho que andamos para o lado, apesar de poucos e louváveis avancos como o pessoal da UNEB.

 

Postar um comentário

<< Home