sexta-feira, março 19, 2010

[Mercado] Projeto na Bahia proporciona MBA a empresários

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Excelente notícia ao passo que mostra um interesse do empresariado local em aprimorar seus processos de negócio.
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Iniciativa faz parte do Progredir – Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial, que tem o Sebrae/BA como um dos parceiros


Da Agência Sebrae de Notícias


Empresários baianos do setor de Tecnologia da Informação (TI) terão a oportunidade de aprimorar ainda mais os seus processos de gestão. Será promovida, na noite desta sexta-feira (19), a partir das 19h30, no auditório Zélia Gattai, da Universidade Jorge Amado, em Salvador, a aula inaugural do MBA em Gestão. Esta é uma das ações do Projeto Estruturante, que contempla o segmento e que tem o Sebrae na Bahia como uma das instituições parceiras.




Na aula inaugural desta sexta-feira, os 90 empresários que participarão do curso vão conferir a palestra "Arranjos Produtivos Locais, Inovação e Desenvolvimento Empresarial", ministrada pelo professor Francisco Teixeira. Os empresários serão divididos em duas turmas. A primeira inicia no dia 23 de março e a segunda, no dia 16 de abril.




A gestora de projetos do Sebrae na Bahia, Sami Melo, explica que serão 18 meses de curso, cujos módulos abordam temas relativos à gestão. "A iniciativa é de extrema importância para o setor de TI, já que o principal ativo dessas empresas é o conhecimento das pessoas", afirma Sami. Além disso, ela destaca que serão ministrados módulos com professores da George Mason University. "É importante ressaltar que se trata de um MBA internacional, que poderá preparar as empresas também para o mercado exterior", diz Sami.




Segundo a gestora, a maior parte do valor do curso é subsidiada pelas entidades parceiras do projeto, tornando o MBA mais acessível aos empresários. Após o termino do curso, os empreendedores terão a opção de fazer uma extensão de seis meses no exterior. "O projeto não contempla o valor do curso de extensão, na George Mason University. Porém, é uma boa oportunidade para os empresários estarem em contato com o mercado externo e aprimorarem o domínio da língua inglesa, fundamental para o setor de TI", destaca Sami.




As aulas serão ministradas no núcleo de Pós-Graduação da Universidade Jorge Amado, localizado no bairro do Stiep, em Salvador.




Para Sami, a realização de um MBA internacional em gestão é o fruto do resultado de uma parceria importante entre as entidades envolvidas no projeto. "É uma conquista para o setor de TI. Nossos trabalhos estão direcionados para melhorar a competitividade desses empreendimentos e fortalecer o segmento na Bahia", finaliza.




Melhores práticas de gestão




O Projeto Estruturante de TI, uma das ações previstas no Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir) trabalha a partir de três eixos: capacitação, auto-avaliação e consultoria. A primeira etapa consiste na qualificação nas questões que envolvem gestão, na qual está inserida o MBA.




Na segunda etapa, os empresários deverão refletir e elaborar uma auto-avaliação e levantar um diagnóstico de seu empreendimento. Todos esses processos de capacitação são baseados nos critérios de excelência e para melhores práticas de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade. A terceira etapa consiste na implementação dessas melhores práticas, através de consultorias. Em janeiro, a última turma da capacitação de melhores práticas de gestão foi formada. O próximo passo é elaborar um relatório e depois um consultor vai analisar esse material. As lacunas detectadas serão trabalhadas dentro das melhores práticas de gestão. Essa parte do trabalho vai ficar a cargo da Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABGC).




O Progredir é um projeto do Governo do Estado, através da Secretaria de Tecnologia, Ciência e Inovação, que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Sebrae/BA e da Assespro. No APL de TI, cerca de 90 empresas, da Região Metropolitana de Salvador e Feira de Santana serão beneficiadas com as ações do Projeto Estruturante.




O APL de TI foi formado em 2005, com o lançamento do Progredir. Com o apoio das entidades parceiras, diversas ações já foram realizadas, como a criação das redes empresariais e missões técnicas para estados que são referência no setor.