quinta-feira, março 18, 2010

[Governo] Cogel e Procempa firmam acordo de cooperação

Fonte: PROCEMPA

Para quem ainda não sabe, o sistema de monitoramento de imagens implantado pela COGEL no carnaval de Salvador e disponível em Salvador é simplesmente espetacular no mapeamento de faces.
--------
Durante a realização do IV Porto Alegre Wireless, o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski e o presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), Nailton Lantyer Cordeiro de Araújo Filho, assinaram um acordo de cooperação técnica, com ênfase no desenvolvimento de projetos na área de TI.  A parceria permite um apoio conjunto em trabalhos que utilizem a rede de telecomunicações e respectiva infraestrutura de uma, de outra ou de ambas.  

Segundo o dirigente da Cogel, o principal motivo de aproximar as empresas foi a estrutura organizacional da Procempa, a maneira com que os projetos são pensados. "A padronização, o controle que estão fazendo, os estudos e investimentos, isso a Procempa faz de modo fantástico", afirma o executivo baiano "e nós também temos com o que contribuir", continua. Ele ressalta que a Cogel possui um bom sistema de relacionamento com o cidadão e que também possui um projeto de videomonitoramento, em estado bem avançado. "Acho que vai ser bom tanto para Salvador quanto para Porto Alegre", conclui.   

Em 2009, Nailton Lantyer Cordeiro de Araújo Filho havia elogiado a Procempa, afirmando que a Companhia é referência nacional por fornecer serviços qualificados aos cidadãos. Na ocasião, ele havia falado na formação de um convênio para que a experiência da capital gaúcha fosse aplicada em Salvador.
---

Mesa Redonda aborda o desafios das cidades para a Copa de 2014

Para finalizar a IV edição do Poa Wireless, convidados de diferentes cidades apontaram as condições de seus municípios para sediar a Copa do Mundo. A mostra teve a mediação do presidente da procempa, André Imar Kulczynski.

O primeiro a apresentar a infraestrutura disponível foi gerente de Rede e Segurança da Informação da PRODAM-SP, Maurício Hanashiro. Ele mostrou dados sobre a empresa e apontou como um elemento favorável a topologia e infraestrutura de rede, mesmo que de menor alcance que a disponível em Porto Alegre. Hanashiro assinalou o sistema de centralização da informação, como o realizado durante a Fórmula Indy, em que houve uma integração de dados e mapeamento de futuros problemas e soluções para os mesmos, caso ocorressem.

Na sequência, George Wilson Almeida Machado, diretor de Rede da PRODABEL, indicou que a Belo Horizonte possui uma rede de wireless livre em cerca de 300 pontos da cidade, dentre eles, muitas escolas municipais e secretarias de saúde. E apesar da presença de 25 hotspots, também espalhadas por diversos pontos da cidade, Machado acredita ser necessário aumentar este número para que além de permitir mais acessos, fazer com que a capacidade aumente simultaneamente, para que não haja excesso de tráfico nas redes.

O presidente da COGEL, Nailton Lantyer Filho, enfocou o sistema de videomonitoramento implantado em Salvador. Até o final do ano, deverão ser 100 câmeras monitorando a cidade e a meta para 2014 é que este número passe para 1000. De acordo com o dirigente da empresa, o olho do poder público vai aumentar a segurança dos cidadãos. Outro ponto abordado é a extensão da fibra óptica, também com a ideia de aumento, visto que a cada ano, há uma grande necessidade de espaço para as transmissões do carnaval baiano.

Para finalizar, Kulczynski discorreu a respeito de todos os assuntos tratados durante os dois dias do evento. O presidente da Procempa falou da dificuldade evolutiva da inserção das Tecnologias da Informação na política, visto que as leis são, na maioria das vezes, um entrave para o desenvolvimento da tecnologia a serviço dos cidadãos. Outro ponto destacado é a necessidade de integração nas operações. "Estes encontros são fundamentais", afirmou. Kulczynski assinalou também as soluções mais discutidas no evento: a mobilidade urbana e a segurança nos municípios. No entanto, ele ressaltou que ainda há muito que se discutir. "O evento para mim foi um sucesso, mas deixou claro esta desintegração, esta falta de parceria. O primeiro passo está dado e o tempo é insuficiente se continuarmos assim", concluiu. Ele agradeceu os participantes e patrocinadores e incentivou a discussão e solução dos problemas que as cidades ainda têm pela frente.

1 Comments:

At 7:24 PM, Anonymous Anônimo said...

MUITO BOM....

É UMA PENA A COGEL AINDA NAO TER PAGO SEUS FORNECEDORES...

ACREDITO QUE ISSO MOSTRE BEM O COMPROMETIMENTO COM A SOCIEDADE...

PARABENS BRASIL

 

Postar um comentário

<< Home