segunda-feira, março 22, 2010

[Mercado] O Retorno da Telebrás

Creio que seja hora de abrirmos os olhos e percebermos o quanto estamos perdendo em termos de oportunidade de negócios e mercado por conta de nosso atraso tecnológico quanto à expansão da internet em nosso país.
 
O que torna uma empresa ineficiente não é o fato de ser estatal ou não, e sim as pessoas que nela estão operando. Cuidado com os discursos neo-liberais, pois a história recente mostrou o que aconteceu com os países que apostaram totalmente na mão invísivel do mercado.
 
Vamos ser prudentes. Concordo com alguns quando afirmam que a criação de uma estatal poderia promover a concorrência que hoje não existe.
 
Estamos muito confortáveis morando em uma capital, mas basta viajar para o interior da Bahia e perceber que as soluções de internet são muitas vezes providas por particulares, que pelo menos oferecem um serviço não provido pelas grandes corporações, mas que não suprem totalmente a demanda. Não sei se muitos daqui sabem, mas o que há de retransmissoras de internet via rádio no interior não está no gibi.
 
Assim, ao passo que apostamos todas as nossas fichas em um mercado ofertado pelas capitais, nos esquecemos do grande potencial de emprego e negócio das cidades do interior do Brasil. Sejamos lúcidos e não ignorantes.
 
O que temos que ter em mente é cobrar de nossos governantes uma política clara e objetiva de expansão da internet em todo o Brasil. Se algum de vocês acham que internet é artigo de luxo, saibam que esta tecnologia já equiparou-se ao fornecimento de água e luz de muitos países, ou seja, já virou necessidade básica.
 
O governo da China, por exemplo, está construindo uma dos maiores backbones do mundo naquele país.
 
Logo, pouco me importa se é via estatal ou privada. O que quero é algo que realmente funcione.
 
Em todo o caso, a iniciativa privada já mostrou seu descontentamento com a idéia da Telebrás. Parem e pensem, se realmente fosse ineficiente, para que eles se preocupariam....
 
Grande abraço.
 
Grinaldo.